Falando em Série: LION MAN BRANCO (Kaiketsu Lion Maru) 1972


LION MAN BRANCO (Kaiketsu Lion Maru) foi uma série de televisão japonesa, no estilo tokusatsu, que foi ao ar em 1972, produzida pela P. Productions (Spectreman, Vingadores do Espaço). O herói era um samurai capaz de se transformar num homem-leão e enfrentar os terríveis monstros que ameaçavam a paz do Japão feudal do século 16. Teve 54 episódios, mas apenas 10 foram exibidos pela já saudosa Rede Manchete. A série se passava durante o período Sengoku (1467-1573) do Japão Feudal e misturava samurais com monstros típicos de tokusatsus. Contudo, a produção tem roteiros mais densos do que as séries habituais costumam ter. Uma característica marcante da P-Productions. Alguns episódios ofereciam uma abordagem diferenciada da luta entre o bem e o mau. Os monstros que vão aparecendo tem personalidades distintas: alguns são honrados, outros não. E é possível até mesmo simpatizar com alguns dos inimigos do herói. A carga dramática é tão forte que culmina com um desfecho trágico, pouco comum nestas produções.



SINOPSE: É o ano de 1500 e o demônio Gosun (chamado de Satã Goss neste primeiro episódio) surge almejando a conquista do país. Neste período, o Japão estava em meio a um longo período de guerras civis.
Porém, o mestre Kashin Koji que já previa que isso um dia fosse acontecer, treinou três jovens órfãos de guerra, a jovem Saorii, o pequeno Kosuke e o bravo guerreiro Shimaru (Shishimaru, no original).
Quando chegasse à hora, eles deveriam assumir o seu lugar e lutar contra os monstros. Logo, as criaturas de Gosun atacam. Seu primeiro alvo é justamente o mestre Koji. Entretanto, antes de morrer ele entrega aos seus pupilos algumas relíquias e lhes pede que combatam esse inimigo. Saori recebe uma Katana curta, Kosuke uma flauta que tem o poder de convocar um cavalo alado e Shishimar recebe uma espada mágica (Kinsaji) com a qual ele se transforma no poderoso guerreiro Lion Man. Os três viajam juntos ao redor do Japão para salvar as pessoas da terrível ação de Akuma Gosun e de seus monstros infernais.
  



CURIOSIDADES:
  • Lion Man foi lançado no Brasil em 1989, trazido pela extinta Top Tape juntamente com Jiraiya. A dobradinha de heróis teve sua estreia na saudosa Rede Manchete e de cara agradou o público da época. 
  • Na dublagem brasileira, o vilão que no original era chamado de Gonsu, passou a ser: Sathan Ghost, o mesmo nome do vilão de Jaspion.
  • Outra interessante curiosidade é que apesar de o Lion Man Branco ter sido exibido pela Manchete após o Lion Man Laranja, a verdadeira ordem é o contrário. Ou seja, o sucesso de Kaiketsu Lion Maru no Japão foi tanto que, em 1973, a Pioner Productions produziu Fuuin Lion Maru, mais conhecido por nós justamente como o Lion Man Laranja. O detalhe é que essa série foi exibida pela Manchete completa (25 episódios) e fez um certo sucesso. Então decidiram exibir a série do Lion Man Branco que como já mencionei tinha 54 episódios disponíveis, mas a emissora só conseguiu apresentar dez episódios desordenados do Lion Man Branco.
  • Kaiketsu Lion Maru é quase uma série de samurais. A única diferença é que o protagonista se transforma em uma versão do Kagami Jishi, ou Leão do Espelho, um leão com uma longa crina branca, que vem do folclore Kabuki, o teatro japonês.
  • Ao longo da série, surge um carismático rival: Tora Jyonosuke, Um impressionante samurai que tem o poder de se transformar em Tiger Joe. Aliado de Gosun no inicio, mas que logo mudar de lado, conservando sua arrogância e fazendo o papel do típico anti-herói.
  • Tetsuo Narikawa, que interpretou o personagem Kenji (Joji Gamou no original), o alter-ego de Spectreman, chegou a fazer uma ponta em kaiketsu Lion Maru, mais precisamente no episódio nº 03, em que interpreta um samurai bêbado.
BÔNUS:

Caso, após ter lido este post, você decida que quer assistir esta interessante e divertida produção da década de 70, com seus 54 episódios. Clique AQUI! 


Gostou desta postagem???

Então junte-se a nós! Siga nosso blog e faça parte de nosso grupo no Facebook. 
Junte-se a família "Memória Magazine", inteiramente dedicada a relembrar coisas boas e curiosas do passado. Ajudando alguns a reviverem boas lembranças e outros a conhecer a origem do que se ve hoje nos quadrinhos, nas animações e nos filmes.. 

Talvez também se interesse por: 


Nenhum comentário

Imagens de tema por graphixel. Tecnologia do Blogger.