TRASH MOVIE: DOUTOR ESTRANHO (Doctor Strange) 1978


Enquanto Benedict Cumberbatch nem sonhava em ser o Dr. Estranho, o único registro que temos do personagem aparecendo nas telas do cinema é um filme TRASH da década de 70. Diga-se de passagem, uma prática que era muito comum, principalmente visando o mercado das séries de TV. Infelizmente, a maioria destas produções eram feitos sem uma verba decente. Logo, o resultado conseguiu ser no mínimo vergonhoso.


As cenas de ação são minimas e equivalentes ao baixíssimo orçamento disponibilizado pela CBS. Há um certo esforço nos figurinos e no design do Sanctum Santorum, mas não muito mais do que isso. Os efeitos especiais são marcadamente inferiores até mesmo para os padrões da época. E até mesmo as atuações são engessadas por um roteiro superficial, previsível e lamentavelmente cansativo.

Vale mencionar que esta versão live-action do Doutor Estranho veio justamente quando o personagem estava em seu auge de vendas na Marvel. E, como mencionei antes, a idéia era fazer deste filme um episódio piloto para uma nova série de TV, nos moldes do Incrível Hulk e do Homem-Aranha. Philip DeGuere, prolífico roteirista de televisão, escreveu e dirigiu o filme, alterando mediocremente as origens e características do Mago Supremo.

Até mesmo a sinopse deixa a desejar: "Um psiquiatra se torna o novo feiticeiro supremo da Terra, a fim de lutar contra uma feiticeira do mal do passado". Outra decepção foi saber que o filme até teve Stan Lee como consultor.

A trama mostra como o arrogante e sedutor médico psiquiátrica Stephen Strange se tornaria o próximo Mago Supremo. Isso com muita enrolação para explicar a magia, além de tentar convencer a audiência que aquele cara de cabelo esquisito e bigode ralo, que pega todo mundo, poderia salvar o universo de uma invasão demoníaca.

O Doutor Estranho teve sua primeira aparição em Strange Tales #111, de julho de 1963, criado por Stan Lee e Steve Ditko. No filme, o personagem é interpretado por Peter Hooten, figurante profissional que aparece em vários filmes. Morgana Lefay (a vilã) é interpretada por Jessica Walter que da série Archer e que já fez Arrested Development. Clea Lake é interpretada por Anne-Marie Martin que era a parceira de Sledge Hammer, no seriado dos anos 80. 

Não vou nem tentar fazer este filme parecer interessante, apenas acho importante não esquecê-lo, afinal seja bom ou ruim, ainda assim é algo que teve seu momento e que não deixa de ser motivo de grande alegria saber que,  finalmente, após mais de 50 anos vimos este personagem dar a volta por cima e se tornar um dos principais do MCU.

Gostou da postagem?
Então junte-se a nós! Curta nosso blognossa página e nosso grupo
Junte-se a família "Memória Magazine", inteiramente dedicada a relembrar coisas boas e curiosas do passado. Ajudando alguns a reviverem boas lembranças e outros a conhecer a origem do que se ve hoje nos quadrinhos, nas animações e nos filmes...

Nenhum comentário

Imagens de tema por graphixel. Tecnologia do Blogger.