Conversa de Cinema: AGENTES SECRETOS - DEREK FLINT (1965)


Há muitos anos atrás, numa galáxia distante...lá nos idos da década de 1960, um personagem famoso era transportado dos livros para o cinema com grande sucesso...

Criado por Ian Fleming, o agente secreto 007James Bond é apresentado em carne e osso. Desnecessário dizer que foi um sucesso, e que acabou por influenciar os filmes e séries do gênero espionagem (incluindo aí o queridíssimo 'Agente 86: Maxwell Smart'). 

Bem, mas acontece que o personagem era inglês, os americanos não podiam ficar para traz, por isto além de '86',  surgiram também os agentes: Matt Helm e Derek Flint. Assim como Max, os dois agentes foram criados para ser uma paródia de James Bond

Falaremos nesta matéria sobre DEREK FLINT

Surge Derek Flint...

Diferente de Matt Helm e do próprio James Bond, que são oriundos da literatura, o agente Derek Flint foi uma criação para o cinema. Ele foi criado por Hal Fimberg e a intenção era criar um agente melhor do que Bond. Assim Flint falava 45 idiomas fluentemente, havia cursado 17 faculdades e era o criador das próprias bugigangas que utilizava (como o isqueiro sónico....). 

Para viver o personagem os produtores chamaram o ator James Coburn (que fez o excelente "Cruz de Ferro" e o faroeste "Quando Explodem as Paixões", entre outros). 


O personagem tinha todas as características de Bond: infernizava a vida do chefe com sua irreverência, conquistava todas as mulheres com seu (discutível) charme, era extremamente eficiente em suas missões, criativo, e tinha aqueles equipamentos especiais obrigatórios a todo bom agente (criação própria). 

Para dizer a verdade o roteirista exagerou tanto nas qualidades do agente que ele era na verdade um 'sabe tudo'. Em um dos filmes ele esta inventando uma linguagem para falar com.....golfinhos!! Para espanto do chefe imbecil (mais para o inspetor-chefe Dreyfus de 'A Pantera Cor-deRosa').



Para fazer piada com Bond, em um dos filmes até mesmo ofereceram para ele a famosa Walter PPK, que ele recusou a favor... de uma faca e um isqueiro!!!


O primeiro filme fez sucesso, e aí James Coburn jogou 'água fria' em todos ao se recusar a repetir o papel por mais vezes, sob alegação de que "não queria ficar marcado pelo personagem" (coisa que Sean Connery vivia chorando pelos cantos). Por causa disto o filme só tem dois episódios: 

Flint Contra o Gênio do Mal (1965)


Flint o Perigo Supremo (1967)



Curiosidades...

Existe mais um filme com o personagem, mas passou totalmente despercebido por ter sido feito no Canadá.



Para nosso espanto, também há uma...paródia de Flint...O que é estranho: fazer uma paródia de um filme que é paródia!?!?

A cine-serie também contava com outro ator de peso (na época): Lee J Cobb. Porém, os filmes ridicularizam seu personagem, tornando-o um chefe tolo e bobão. O personagem Flint faz o chefe de idiota o tempo todo, a ponto de você acabar se questionando: Como este homem pode ser o superior do agente 'sabe tudo'?



Na primeira missão o agente esta...aposentado (!?!?) e tem de ser convencido pelo ex-chefe (Lee J. Cobb) a voltar a ativa 'somente para este caso'...

E assim a (não tão longa) carreira do agente secreto DEREK FLINT se foi no cinema, pelo menos até que alguém o reencontre e resolva recicla-lo, já que o próprio Bond foi revitalizado recentemente com Daniel Craig.

Porém em 2011 foi lançada uma série em quadrinhos com o personagem.





Link para assistir...


Como sempre estamos enviando links onde você poderá assistir aos dois filmes: 


Sinopse: O milionário playboy e agente de espionagem internacional Derek Flint, ex-operativo da Z.O.W.I.E. (Zonal Organization for World Intelligence and Espionage), é convocado de volta ao serviço pelo chefe Cramden quando um trio de cientistas loucos (Doutor Krupov, Doutor Wu e Doutor Schneider) que lidera a organização criminosa "Galáxia", ameaça o mundo com seu equipamento de controle do clima.
Ao iniciar a missão, Flint sofre vários atentados praticados pela bela agente da Galáxia, Gila, e mata o cúmplice assassino dela Hans Gruber em Marselha. Seguindo a pista da vilã até Roma, Flint descobre o paradeiro da base da Galáxia em uma ilha remota. Mas, ao saber que suas quatro belas assistentes (Leslie, Anna, Gina e Sakito) foram raptadas e levadas até a ilha, o agente decide retirá-las de lá antes que as forças mundiais destruam o lugar.

O ex-espião Derek Flint tem sua aposentadoria interrompida (novamente) quando seu ex-chefe Lloyd C Cramden (Lee J. Cobb), é acusado de envolvimento com uma prostituta. Flint descobre irregularidades em uma recèm-lançada estação espacial e que há uma conspiração internacional ligada a acusação contra Lloyd. 
O agente viaja pelo mundo assumindo inúmeros disfarces para desvendar a trama, que ele ainda não sabe ter sido arquitetada por uma sociedade secreta de mulheres...que pretendem o mesmo que qualquer vilão do cinema: Dominar o mundo!

Talvez se interesse...


Nenhum comentário

Imagens de tema por graphixel. Tecnologia do Blogger.