Papo Furado: A HORA DO ESPANTO (Fright Night) 1985,1988,2011,2013


Neste nosso ja´tradicional "Papo Furado" vamos trazer a Memória um dos clássicos do "Terrir" da década de 80, o saudoso: "A Hora do Espanto (Fright Night)" de 1985, assim como a sua continuação e os remakes mais rcentes.Vale ressaltar que tirando o primeiro filme, os outros três nunca foram muito bem recebidos pelo público. 
A Hora do Espanto é inegavelmente um daqueles filmes inesquecíveis do nosso passado. Talvez, para muitos o mais marcante de todos, pois diverte na mesma proporção que assusta, sendo uma aventura de terror divertida e despretensiosa, que com certeza conquistou muitos cinéfilos ao longo dos anos.



A HORA DO ESPANTO (1985)

SINOPSE: Para o jovem Charley Webster (William Ragsdale) nada poderia ser melhor que um velho filme de terror bem tarde da noite. Assim, quando novos moradores ocupam a casa vizinha a experiência de Charley não deixa nenhuma dúvida de que o comportamento estranho dos novos vizinhosé explicado pelo fato de eles serem vampiros. Charley pede ajuda a Peter Vincent (Roddy McDowell), o apresentador do programa de terror preferido de Charley, mas acontece que Peter, além de covarde, não acredita em vampiros e está neste negócio apenas por dinheiro. Além disto, ele está correndo o risco de passar por louco ao dizer que seus vizinhos são vampiros e, para piorar tudo de vez, a mãe de Charley faz algo que deixa o filho apavorado: ela fica encantada com Jerry Dandrige (Chris Sarandon), um dos vampiros, e o convida para entrar na casa dela.

A HORA DO ESPANTO - Fright Night
Ano - 1985
Duração:106 minutos
Gênero: Terror/Comédia
Roteiro/direçaõ: Tom Holland
Produção: Herb Jaffe
Efeitos Especiais:  Richard Edlund
Elenco: Chris Sarandon, William Ragsdale, Amanda Bearse, Roddy McDowall
Música: Brad Fiedel
Orçamento: 9 milhões
Bilheteria: 24,9 milhões

OPINIÃO: Longe de mim, ousar estabelecer aqui uma "crítica" cinematográfica, mas faço questão de comentar um pouco sobre minha opinião em relação a este longa. Qualifico "A Hora do Espanto" como um clássico dos anos 80, pois até hoje permanece firme como um dos melhores filmes de vampiros já feitos. Parabéns para Tom Holland que conseguiu estabelecer como poucos, o sútil equilibrio de elementos de humor e terror. O filme diverte,  mas também assusta quando precisa. Cada cena nos surpreende e torna-se inesquecível para os espectadores. E ainda temos a ótima trilha sonora que embala tudo daquele jeitinho que só os filmes da década de 80 conseguiam fazer tão bem. Destaco ainda o fato de que o longa não tenta "reinventar a roda", como muitras produções da atualidade. O modesto, porém eficaz roteiro de "Fright Night", simplesmente transporta o mito dos vampiros para os tempos modernos, mantendo todas as suas características clássicas. Eles se transformam em morcegos, em lobos e em névoa. Dormem em caixões, têm medo de crucifixo e não têm reflexo no espelho. Ah, e não podem entrar em uma casa sem terem sidos convidados por seu proprietário.
Algo que também tenho de registrar é que ainda hoje considero os efeitos especiais melhores que muitos filmes atuais. Mérito para Richard Edlund e sua equipe que seus recursos de CGI, se virou com sua equipe produzindo efeitos práticos surpreendentes e uma ótima maquiagem. As atuações também são memoráveis, Roddy McDowall está perfeito como Peter Vicent. (Embora hoje, eu pense que talvez Peter Cushing fosse a melhor indicação para o papel!) Chris Sarandon na pele de Jerry Dandrige faz um vampiro sedutor, cuja interpretação é uma notória e digna homenagem as clássicas produções da Hammer. Charley Brewster (William Ragsdale) funciona perfeitamente como o elo narrativo que trás o suspense e o terror dos clássicos filmes das décadas e 50 e 60 para os anos 80. Não vou me alongar nesse tópico, mas não desgosto de ninguém que aparece ao longo da película.
"A Hora do Espanto’ é um de meus filmes favoritos de minha adolescência e se encontra devidamente registrado no meu inconsciente. A perfeita junção de um roteiro coerente e de uma direção séria conseguiram tornar o que seria uma produção "trash" em uma obra prima inesquecível da década de 80.


A HORA DO ESPANTO 2 (1988)

SINOPSE: Alguns anos depois da aventura anterior, quatro vampiros se mudam para uma grande casa. Liderados pela sedutora Regine Dandridge (Julie Carmen), eles parecem ter um particular interesse em Charlie Brewster (William Ragsdale) e em Alex (Traci Lind), a namorada dele, pois Charlie matou um vampiro que era irmão de Regine, e agora ela planeja se vingar de Charlie.

Após os terríveis eventos anteriores, Charley Brewster faz terapia e tenta se convencer que os vampiros não existem. Com sua nova namorada, Alex Young (Traci Lind), ele visita o amigo Peter Vincent (Roddy McDowall), que se diz "curado" do mesmo mal. Mas na volta Charlie é perseguido e atacado por pessoas estranhas. Um deles tenta morder o pescoço de Alex. A lider dos atacantes, de nome Regine (Julie Carmen), misteriosamente chama Charlie pelo nome. Charlie percebe que seus atacantes são vampiros e logo ele descobre que Regine quer vingança pois é a irmã de Jerry Dandridge, o vampiro do primeiro filme (interpretado por Chris Sarandon), morto por Charlie. Logo, Charlie é mordido e só Peter Vincent poderá ajudá-lo a se livrar desta terrível maldição.

A Hora do Espanto 2 - Fright Night 2
Ano:1988
Tempo de duração: 104 minutos
Gêneros: Comédia/Terror
Direção:Tommy Lee Wallace
Roteiro:Tim Metcalfe, Miguel Tejada-Flores , Tommy Lee Wallace
Música: Brad Fiedel
Produção:Mort Engelberg, Herb Jaffe, Miguel Tejada-Flores
Efeitos especiais: Gene Warren Jr
Elenco:William Ragsdale, Roddy McDowall, Traci Lind, Julie Carmen, Jon Gries, Brian Thompson, Merritt Butrick, Ernie Sabella, Matt Landers
Orçamento: US $ 7,5 milhões
Arrecadação nas bilheterias: $2.9 milhões

OPINIÃO: Admito que não sou fã desta sequência, e é um longa claramente "datado", com seus figurinos, fotografia e efeitos da década de 1980. Fora que não conseguiu resgatar a sutileza presente no longa anterior e carece de cenas impactantes e da pitada certa de humor. No entanto, a trama não é desprezível e mesmo hoje, anos depois do seu lançamento original, ainda consegue superar e muito algumas das produções mais rcentes de filmes de vampiros. Ou seja, mesmo com algumas limitações técnicas, o filme ainda é visto com destaque pela crítica especializada e com carinho pelos fãs do gênero.



A HORA DO ESPANTO (Remake) 2011

SINOPSE: Charley (Anton Yelchin) está encantado por sua namorada Amy (Imogen Poots), o que faz com que ele não dê muita atenção ao papo do amigo Ed (Christopher Mintz-Plasse) sobre o fato do novo vizinho dele, Jerry Dandridge (Colin Farrell), ser um vampiro. Na verdade, nem mesmo sua mãe Jane (Toni Collette) acredita que ele possa fazer mal a alguém, mas o sumiço de Ed faz com que Charley começe a investigar e sua descoberta coloca todos em perigo. A única salvação parece ser Peter Vincent (David Tennant), famoso mágico da cidade que parece entender de vampiros, mas depois afirma ser tudo fantasia.

A Hora do Espanto - Fright Night
Ano:2011
Duração: 106 min
Gênero: Comédia/Terror
Direção:Craig Gillespie
Roteiro:Marti Noxon, Tom Holland
Música: Ramin Djawadi
Produção:Michael De Luca, Alison R. Rosenzweig
Elenco:Anton Yelchin, Colin Farrell, David Tennant, Toni Collette, Imogen Poots, Christopher Mintz-Plasse, Dave Franco, Reid Ewing, Will Denton, Sandra Vergara, Emily Montague, Chris Sarandon, Grace Phipps, Chelsea Tavares, Lisa Loeb
Orçamento: 30 milhões
Bilheteria nos cinemas: 41 milhões 

OPINIÃO: Bem, sendo sincero: Não Gostei! Não que o filme seja realmente ruim, enquanto um filme de vampiros. Há algumas boas ideias "aqui e ali" no roteiro, mas se por ser um remake se perdem nas comparações com o original. Inegavelmente, um filme melhor dirigido, mais divertido, bem feito e surpreendente. Infelizmente,  A Hora do Espanto de 2011 provavelmente será esquecido nos próximos anos, principalmente devido a falta de ritmo e falhas do roteiro, assim como a pouca criatividade no uso dos efeitos especiais. Porém, nem tudo se perde. O elenco merece destaque pelo esforço e o diretor conseguiu salvar o longa na composição da narrativa. Por outro lado. o original de 1985 será sempre lembrado e apreciado pelos fãs do gênero.


A HORA DO ESPANTO 2: Sangue Novo (2013)


SINOPSE: Durante o dia, Gerri Dandridge (Jaime Murray) é uma professora universitária; à noite, ela se transforma em uma vampira com inesgotável sede por sangue humano. Quando um grupo de estudantes viaja para a Romênia, eles acabam caindo na teia de sedução de Gerri, e passam a correr grande risco. O grupo então pedem ajuda a Peter Vincent (Sean Power), apresentador de um programa de TV local chamando A Hora do Espanto e caçador de vampiros.


A Hora do Espanto 2: SANGUE NOVO - Fright Night 2: New Blood
Ano: 2013
Duração: 88 minutos
Direção: Eduardo Rodriguez
Roteiro: Ma Venne
Produção Michael J. Gaeta/Alison R. Rosenzweig
Música: Luis Ascanio

Elenco: Will Payne, Jaime Murray, Sean Power
O filme foi lançado diretamente em DVD, Blu-ray e Digital HD.

OPINIÃO: Em uma palavra: Desnecessário! Não é a continuação de “A Hora do Espanto” de 2011, não é um remake de “A Hora do Espanto Parte 2” de 1988 e nem um novo remake de “A Hora do Espanto” de 1985. Então, qual a necessidade de se chamar: "A Hora do Espanto 2"? Pois é, pra começar nenhum dos atores do remake de 2011 quiseram participar dessa "segunda parte", o que já desqualifica o título do filme. Outra coisa, a trama traz uma nova história, mas reaproveitam os nomes do protagonista e de alguns outros personagens. Na prática é um filme sem sentido sob a ótica da "franquia fright night" e fraco dentro do gênero das histórias de vampiro. Confesso que até o momento que comecei a escrever este post, eu sequer conhecia esse filme. Na minha modesta opinião, este é um exemplo negativo de um "trash movie". No mais, lamento por não ter nada de bom a comentar, infelizmente acho que este longa não deveria ter sido produzido.


CURIOSIDADES:

  • O personagem "Peter Vicent" foi originalmente baseado em dois astros do gênero dos anos 60 e 70, Vincent Price e Peter Cushing. 
  • O filme de 1985 foi adaptado para a literatura por Craig Spector e John Skipp, e para os quadrinhos pela Now Comics. Também seus personagens apareceram num jogo eletrônico do tipo Arcade, de 1988, da Amiga Computers.
  • No Brasil, o título em português seguia uma tendência imposta também sobre outros filmes do gênero terror, tais como 'A Hora do Pesadelo', 'A Hora da Zona Morta', 'A Hora do Lobisomem' e 'A Hora dos Mortos-Vivos'.
  • O diretor Tom Holland e o ator Chris Sarandon voltaram a trabalhar juntos em outro filme de terror de sucesso: Child's Play, no Brasil, Brinquedo Assassino.
  • Embora no filme façam papeis de adolescentes, William Ragsdale (Charley Webster) e a atriz Amanda Bearse (Amy Peterson) tinham à época, respectivamente, 25 e 27 anos de idade.
  • O ator William Ragsdale quebrou o pé durante a filmagem da cena de disparo de revólver.
  • Amanda Bearse e o ator Stephen Geophreys voltaram a trabalhar juntos em um filme B para adolescentes chamado 'Fraternity Vacation', no Brasil, 'Quando a Turma sai de Férias'. Esse filme também teve a participação do futuro astro Tim Robbins.
  • O sucesso de Fright Night não só fez os filmes de vampiros voltarem à moda, omo inspirou outros tais como 'Os Garotos Perdidos' e "Procura-se Rapaz Virgem".
  • De todos os filmes de vampiro, este era o que tinha mais musicas, sendo que a trilha de Jerry era a que mais se destacava no filme. As músicas eram: Come to me, Good man in a bad time, Metharmophosis, Armies of the Night, Fright Night, Give It Up entre outras.
  • O rosto monstruoso que aparece no pôster original do filme é de Amanda Bearse, na forma vampírica, só que redesenhado com detalhes em forma de fumaça.
  • Chris Sarandon, o vampiro Jerry do original, faz uma rápida participação no remake de 2011.


Gostou desta postagem???
Então junte-se a nós! Siga o nosso blog e junte-se a nós em nosso grupo no Facebook. 

Faça parte da família "Memória Magazine", inteiramente dedicada a relembrar coisas boas e curiosas do passado. Ajudando alguns a reviverem boas lembranças e outros a conhecer a origem do que se vê hoje nos quadrinhos, nas animações e nos filmes... 


Nenhum comentário

Imagens de tema por graphixel. Tecnologia do Blogger.