CINEMA EM FOCO | Original e Versão: "NIKITA" - (1990) vs "A ASSASSINA" - (1993)


Como de costume, nesta coluna traremos mais um exemplo daquela velha filosofia Hollywoodiana que diz que se você não tem uma nova ideia, basta refazer um filme que fica tudo certo. Desta vez, vamos trazer a memória dois dos filmes mais marcantes da década de 90, Nikita – Criada para Matar um longa-metragem francês de Luc Besson e sua versão americana de 1993, A Assassina, filme dirigido por John Badham, porém com roteiro do próprio Luc Besson. Mas, o longa também deu origem a duas séries de TV, a canadense La Femme Nikita (utilizando o título americano da obra original) em 1997, com Peta Wilson, e também uma versão norte-americana: Nikita, estrelada por Maggie Q, de 2010. Confira nosso post e boa diversão!



SINOPSE: Uma assassina e viciada (Anne Parillaud) tem a sua vida poupada quando capturada, pois se acredita que sua tendência suicida possa ser utilizada em missões de grande risco. Assim, o potencial de uma marginal passa a ser utilizado em missões especiais do Serviço de Inteligência.

Nikita – Criada para Matar (Nikita) 
França/ Itália - 1990
Gênero: Suspense/Drama/Policial
Duração: 118 min.
Direção/Roteiro: Luc Besson
Produção: Patrice Ledoux
Elenco: Anne Parillaud, Marc Duret, Patrick Fontana, Alain Lathière, Tchéky Karyo, Jeanne Moreau, Jean-Hugues Anglade, Jean Reno

Nikita – Criada Para Matar”, é o quarto longa-metragem da carreira de Luc Besson. E principal responsável por fazer de Nikita uma personagem marcante e inesquecível dentro de sua narrativa, até então original. A personagem, interpretada pela elegante Anne Parillaud, é uma jovem delinquente que tem a oportunidade de recomeçar a vida quando capturada pela polícia. Dá que a jovem aperfeiçoa as suas técnicas, aprende etiqueta e se transforma em uma mulher com uma aparência de parar o trânsito. Só que ao engatar um namoro com um modesto e simpático caixa de mercado quando ganha liberdade é submetida a várias missões de espionagem, pois este foi o acordo que manteve com o Serviço de Inteligência que a treinou. O resultado é um filme com sequências de ação, tensão, suspence e drama fruto do inegável talento de Besson que imprime a cada cena.


CURIOSIDADES:
  • Nikita estreou em Paris no Grand Rex em 21 de fevereiro de 1990.
  • Após a estréia, o filme saiu em turnê na França com Besson para promovê-lo e entrar em discussão com o público após as exibições. Outros membros do elenco e equipe da turnê também participaram: Éric Serra , Anne Parillaud , Jean-Hugues Anglade e, ocasionalmente, Tchéky Karyo.
  • Nikita foi o quarto filme de maior bilheteria na França no ano de 1990.
  • O filme foi indicado ao Globo de Ouro de Melhor Filme em Língua Estrangeira em 1991.
  • Venceu o Prêmio César e o prêmio David di Donatello de melhor atriz (Anne Parillaud), do prêmio Nastro d'Argento de melhor diretor (Luc Besson), além dos prêmios Mystfest de melhor ator (Tchéky Karyo) e National Board of Review de maiores filmes estrangeiros.
  • Nikita também teve um remake produzido em Hong Kong (Black Cat), dirigido por Stephen Shin em 1991.
  • Recentemente (2017), Nikita influenciou Jung Byung-gil um diretor/escritor sul-coreano em seu filme:The Villainess (A Vilã).
  • Hollywood refez dezessete filmes franceses contemporâneos, todos eles lançados nas décadas de 1970, 1980 e 1990.
 A ASSASSINA (1993)

SINOPSE: Desajustada e viciada em drogas, Maggie (Bridget Fonda) mata um policial durante um assalto e é condenada à pena de morte. Mas, ela recebe uma segunda chance e escapa da pena de morte, porém sendo obrigada a trabalhar para uma organização não-oficial, que a faz cometer diversos assassinatos. Após meses de treinamento, enfim ela se transforma em uma assassina profissional perfeita e sedutora, mas as coisas começam a mudar quando ela se apaixona por um homem comum.

A Assassina (Point of No Return)
Gênero: Suspense/Drama/Policial - Remake
EUA: 1993
Duração: 109 minutos
Direção: John Badham
Produção: Art Linson/D.J. Caruso
Roteiro: Robert Getchell/Alexandra Seros
Elenco: 
  • Bridget Fonda
  • Gabriel Byrne
  • Miguel Ferrer
  • Dermot Mulroney
  • Anne Bancroft
  • Harvey Keitel
Esta versão de NIKITA de John Badham é uma cópia para lá de descarada. E olha que o intervalo entre o seu filme e o de Besson é de três anos. “A Assassina” trás a bela Bridget Fonda, que é linda e que segura uma arma tão bem quanto Anne Parillaud, é a Nikita americana. A sua personagem passa pelas mesmas situações vistas no filme de Besson e cruza pelas mesmas pessoas. Mas ao contrário do desfecho pessimista do longa de 1990, a versão americana é presenteada com um merecido final hollywoodiano.
Enfim, o filme é uma cópia do original que só apresenta alguma alteração no final e um pouco da trama que tem um pouco mais de drama. Embora os filmes sejam quase idênticos, gostei mais do francês, talvez por ter um ritmo mais dinâmico e um final melhor.

CURIOSIDADES:

  • O filme arrecadou aproximadamente US $ 30.038.362 nos EUA
  • O crítico de cinema Roger Ebert , que deu ao original La Femme Nikita três estrelas e meia em quatro, deu a Return três estrelas, dizendo: " Point of No Return é realmente uma adaptação bastante eficaz e fiel, e Bridget Fonda gerencia a natureza. a identidade muda seu papel com intensidade e convicção, embora não seja a mesma tristeza quase poética que Anne Parillaud trouxe ao filme original.Se eu não sentisse o mesmo grau de envolvimento com o Point of No Return que com Nikita , talvez seja porque os dois filmes são muito parecidos no enredo, na aparência e no visual.Eu tive déjà vu durante todo o filme.Há algumas mudanças, a maioria não é para melhor. , o filme perde a pungência de seu relacionamento; Nikita gostava de seu funcionário exatamente porque ele estava completamente sem agressão ".
  • A personagem Maggie tem fascínio por Nina Simone, então ao longo do filme, várias de suas canções são usadas, tais como: "Here Comes the Sun","I Want a Little Sugar in My Bowl", "Feeling Good", "Wild Is the Wind" e "Black Is the Color (Of My True Love's Hair)"
  • O filme ajudou a trazer Nina Simone de volta aos holofotes do público e a tornou mais conhecida de um público mais jovem.
  • A trilha sonora do filme foi composta por Hans Zimmer .


LA FEMME NIKITA (1997) - Série de TV

SINOPSE: Uma menina de rua chamada Nikita é acusada do assassinato de um policial depois de ter testemunhado sua morte. Ë condenada a prisão, ela é levada da sua cela em uma noite pela Section 1 – a mais secreta organização anti-terrorista do mundo. Falsificando sua morte, a Section dá um ultimato,aceitar trabalhar para eles ou morrer. Ela escolhe viver e começam os anos de treinamento intensivo com seu melhor treinador, Michael. A pesar das dificuldades que estão contra ela, Nikita passa no treinamento e na avaliação final,se tornando uma agente da Section

Esta foi a primeira versão da personagem Nikita para uma série de TV. Uma produção canadense classificada como drama, baseada no filme francês de 1990. Foi co-produzida por Jay Firestone (Firestone Entertainment) e a Warner Bros., e criada para a televisão por Joel Surnow, que mais tarde escreveu a série de tv 24 horas com o colega, Robert Cochran, consultor executivo da série. La Femme Nikita, a série estreou nos EUA em janeiro de 1997 e teve cinco temporadas até março de 2001.

CURIOSIDADES:
  • O desenvolvedor Joel oursow , se descreveu como "devoto do filme de Besson" e afirmou repetidamente em entrevistas que a série era modelada explicitamente no filme francês de Besson e não no remake americano, declarando que ele nunca tinha visto A Assassina (Point of No Return).
  • O episódio de estréia da série empresta cenas do filme de Besson, recriando quadro a quadro a cena do restaurante e da cozinha.
  • Vários papéis principais da série são paralelos aos do filme, com Roy Dupuis como Michael, treinador de Nikita, chamado Bob no filme de Besson, e Alberta Watson como Madeline, que era semelhante a uma personagem interpretada por Jeanne Moreau na versão de Besson.
  • Foi uma das séries mais vistas em suas duas primeiras temporadas e foi distribuída internacionalmente. 

NIKITA: O PERIGO NUNCA FOI TÃO SEDUTOR (2010) - Série de TV

SINOPSE: A história é focada na organização secreta conhecida como Divisão. Recrutando jovens com passados problemáticos, a Divisão elimina qualquer ligação que eles tenham com suas vidas anteriores e os treina para torná-los espiões e assassinos eficientes. Nikita (Maggie Q) é a primeira recruta a escapar do local e tem como objetivo derrubar seus antigos chefes. Enquanto novos jovens continuam sendo recrutados, a organização incumbe Michael, responsável pelo treinamento de Nikita, de caçá-la e eliminá-la, se necessário.

Esta foi outra versão da personagem, em uma nova série de TV, desta vez americana e apresentada no canal CW. Criada por Craig Silverstein e assim como a série de 1997, supostamente tinha como base criativa o filme de 1990. Porém, também considerou elementos criativos tanto da refilmagem: A Assassina (1993), quanto do seriado: La Femme Nikita (1997).  Teve 4 temporadas, totalizando 73 episódios (EUA: 09/09/2010 - 27/12/2013).

CURIOSIDADES:
  • Apesar de ser uma produção estaduninense e da trama ser ambientada em Nova York, Nikita foi gravada em Toronto, no Canadá.
  • Maggie Q é a primeira americana de origem asiática a estrelar um seriado de drama nos Estados Unidos.
  • Alberta Watson (Senadora Madeline Pierce) e Peter Outerbridge (Ari Tasarov) participaram da série original, La Femme Nikita.



Em 2019, tivemos o filme: "ANNA: O PERIGO TEM NOME" onde mais uma vez Luc Besson plagia a si mesmo. Apesar de ANNA, não ser propriamente um remake ou revival de Nikita, é inegável as inúmeras semelhanças, fora as diversas cenas praticamente recortadas ds obras anteriores. Outrossim, registro que apesar de não ser um filme que se destaca por originalidade criativa, ainda assim é um ótimo entretenimento e vale a pena ser assistido.



SINOPSE: Oficialmente, Anna Poliatova (Sasha Luss) é uma modelo famosa e muito requisitada pelas marcas de luxo ao redor do mundo, mas o maior segredo que esconde é que ela é uma das assassinas mais perigosas e bem treinadas da KGB. No entanto, Anna fará de tudo para se sentir liberta da repressão do governo russo.

Direção/Roteiro: Luc Besson
Título original: Anna
Gênero: Ação, Thriller
Ano: 2019
País de origem: França / EUA
Elenco: Helen Mirren, Sasha Luss, Luke Evans, Cillian Murphy.


BÔNUS: Clique nos links abaixo para poder baixar os filmes.
Nikita – Criada Para Matar (1990);
A Assassina (1993)


Gostou desta postagem???

Então junte-se a nós! Siga o nosso blog e junte-se a nós em nosso grupo no Facebook. 
Faça parte da família "Memória Magazine", inteiramente dedicada a relembrar coisas boas e curiosas do passado. Ajudando alguns a reviverem boas lembranças e outros a conhecer a origem do que se vê hoje nos quadrinhos, nas animações e nos filmes...

Talvez também queira ler: 

Nenhum comentário

Imagens de tema por graphixel. Tecnologia do Blogger.