Falando em Série: RAWHIDE (Couro Cru) -1959/1965

Neste "falndo em série" vamos resgatar o seriado: "RAWHIDE", apresentado no Brasil como: Couro Cru. A série de estilo western em Preto&Branco, praticamente esquecida pelos brasileiros, provavelmente por sua curta exibição em nossas telinhas e claro, por ser muito antiga. Porém, além de ser uma excelente produção (é a quinta série western mais longa já produzida!) é também a responsável por lançar Clint Eastwood, que mais tarde se tornaria uma das maiores estrelas do cinema norte-americano.


SINOPSE: Situado na década de 1860, RAWHIDE apresenta os desafios enfrentados por um grupo de cowboys encarregados de levar uma grande manada de gado desde as perigosas trilhas do Oeste Selvagem, entre San Antonio (Texas) e Sedalia (Cansas). O grupo é líderado por Gil Favor (Eric Fleming), que supervisiona essas ações e enfrenta todos os problemas e dificuldades que surgem no caminho, sendo auxiliado pelo jovem Rowdy Yates (Clint Eastwood).
A história expunha o rude cotidiano dos vaqueiros e suas aventuras num território vastíssimo, recheado de perigos e que se podiam apresentar-se sob a forma de ataques de indios ou das perigosas quadrilhas de ladrões de gado, da falta de água ou de pastagens, de doenças, de acidentes váriados ou até mesmo de tempestades. Ocasionalmente, a trupe de cowboys encontravam certas pessoas na trilha e eram levados a resolverem todo tipo de problemas. Às vezes, um ou mais membros do grupo se aventuravam em alguma cidade próxima e encontravam problemas dos quais precisavam ser resgatados pelos amigos. 

RAWHIDE ("Couro Cru" no Brasil)
Série de TV - EUA
Gênero: Western
P&B
Duração: Em média 50 minutos cada episódio
Emissora: Columbia Broadcasting System (CBS)
Produção/Direção: Charles Marquis Warren
Elenco: Eric Fleming, Clint Eastwood, Paul Brinegar, Sheb Wooley, John Ireland, Raymond St. Jacques
Primeiro episódio: 9 de janeiro de 1959
Episódio final: 7 de dezembro de 1965
Episódios: 217 - 8 temporadas

No Brasil, foi lançada pela TV Record (Canal 7) de São Paulo em 1967 (somente a primeira temporada). Por muitos anos permaneceu ausente de nossas telinhas, só retornarnando por volta de 2005, pelo já extinto Retro Channel (grade DirecTV). Na ocasião, os episódios mostrados apresentavam som original com legendas em português, sendo possível encontrar alguns destes atualmente no youtube.


CURIOSIDADES:

  • RAWHIDE com seus seis anos e meio de produção (1959-1965), é tida como a quinta série western mais longa já produzida. Perde para os oito anos de "Caravana" (Wagon Train), nove anos de "O Homem de Virgínia" (The Virginian), quatorze anos de "Bonanza" e vinte anos de "Gunsmoke".
  • Charles Marquis Warren produtor/diretor de Rawhide também produziu os episódios iniciais de: "Gunsmoke". 
  • Com letra escrita por Ned Washington em 1958 e melodia a cargo de Dimitri Tiomkin, o tema musical se tornou um sucesso imediato na voz de Frankie Laine. Poucos sabem, mas é esse tema que vimos nos filmes "The Blues Brothers" e "Shrek".
  • Vários atores em início de carreira atuaram como convidados, dentre eles: Charles Bronson, James Drury, Robert Culp, Frankie Avalon, Burgess Meredith, Lee Van Cleef e Eddie Albert.
  • O título de cada episódio era  precedido do termo "Incident at" ou "Incident of". Tal prática só foi abolida a partir da sétima temporada do programa.
  • Esta série é lembrada por sua narrativa bastante "didática e ilustrativa" ao expor em seus episódios os perigos e imprevistos das longas jornadas dos vaqueiros, onde a solidariedade entre membros do grupo era algo imprescindível para a sobrevivência de todos. 
  • Os principais personagens (e intérpretes) foram: Gil Favor (Eric Fleming), Rowdy Yates (Clint Eastwood), Sheb Wooley (Pete Nolan), Weshbone, o cozinheiro (Paul Brinegar) e Steve Raines (Jim Quince).
  • Eric Fleming após o cancelamento da série resolveu voltar para o cinema. Numa sequência de filmagem no Perú, Fleming e o ator Nico Minardos estavam numa canoa quando a mesma virou. Minardos conseguiu chegar a margem mas Fleming foi arrastado pela correnteza vindo a morrer afogado, aos 41 anos de idade, no dia 28 de Setembro de 1966. De casamento marcado com Lynn Garber, deixou em testamento todo o dinheiro que tinha para a mãe, um primo e um amigo. Seu pai fora totalmente excluído da herança.
  • Clint Eastwood após o encerramento de "Rawhide" partiu para uma série de faroestes filmados na Itália. De volta para os Estados Unidos, construiu uma sólida carreira. Estrelou vários filmes que se tornaram famosos. Atuou também como produtor, diretor e compositor. Já foi premiado com o Golden Globe, Oscar, People's Choice Award e Screen Actor Guid Award.

Gostou desta postagem???
Então junte-se a nós! Siga o nosso blog e junte-se a nós em nosso grupo no Facebook. 

Faça parte da família "Memória Magazine", inteiramente dedicada a relembrar coisas boas e curiosas do passado. Ajudando alguns a reviverem boas lembranças e outros a conhecer a origem do que se vê hoje nos quadrinhos, nas animações e nos filmes...

Nenhum comentário

Imagens de tema por graphixel. Tecnologia do Blogger.