Animação em Foco: AS MÚMIAS VIVAS (Mummies Alive!) 1997
Desta vez no ANIMAÇÃO EM FOCO vamos resgatar um desenho animado do final dos anos 90, não tão antigo para os nossos padrões, mas já quase esquecido de muitos. Vamos falar das MÚMIAS VIVAS que no Brasil foi exibido na saudosa TV GLOBINHO. A animação era muito criativa e trazia como heróis um grupo de múmias com super poderes. Tinha bastante ação e de quebra muitas curiosidades sobre a cultura egípcia. Para quem já está com saudades ou que não acompanhou na época, o MEMÓRIA MAGAZINE está aqui para satisfazer sua sede de nostalgia e de curiosidades. Boa Leitura!
A aventura começa no antigo Egito, quando um terrível feiticeiro chamado Scarab é responsável pelo assassinato de Príncipe Rapses, filho do Faraó. Almejando a imortalidade, o malfeitor é enterrado vivo e só desperta milhares de anos depois, em uma época de modernidade. Após despertar de seu sono profundo, Scarab passa a procurar a reencarnação do príncipe, um jovem de São Francisco chamado Presley Carnovan para finalizar o que começou durante a antiguidade e aniquilar por completo a dinastia real do Egito. Mas o garoto não está sozinho, Presley conta com a ajuda de cinco guardiões designados à proteção da alma do príncipe e também responsáveis por evitar os planos malignos de Scarab. Os defensores são Ja-Kal, Rath, Armon, Nefer-Tina e o gato Kahti, que voltam do mundo dos mortos para cumprirem sua sagrada missão. Invocando os poderes do deus Rá, os guardiões assumem formas de deuses do antigo Egito. Os espíritos do falcão, cobra, carneiro e chacal concedem armaduras mágicas para os heróis que além de ter que derrotar o feiticeiro Scarab, tem de lutar contra forças malignas e ocultas das areias, como é o caso dos deuses tiranos Anubis, Set e Sekhmet.
Cada uma das múmias está alinhada com o poder de um deus egípcio. Ja-Kal usa o espírito de um falcão, Rath usa o espírito de uma cobra, Armon usa o espírito de um carneiro e Nefer-Tina usa o espírito de um gato. Eles são capazes de invocar armadura mágica e poderes para lutar contra malfeitores sobre-humanos apenas gritando "Com a força de Rá!. Embora, uma vez que sua força se esgote, eles devem descansar em seus sarcófagos para recuperar suas energias. As múmias também tinham o "poder" de fazerem caras horripilantes, geralmente usadas para assustar os curiosos.
Além do Scarab, as múmias frequentemente tinham que lutar com deuses e espíritos do mito egípcio convocados para o mundo moderno, incluindo Anúbis , Set , Geb , Apep , Bast , Sekhmet , Bes e muitos outros, geralmente como parte de um dos esquemas que saíram de seu controle.
- Originalmente, a temática e a narrativa das aventuras das Múmias Vivas era voltado para um público juvenil/adulto, mas durante a produção a animação foi mudando e tornou-se predominantemente um programa para crianças.
- Eric e Julia Lewald, escritores/produtores de Mumias Vivas, também foram os autores principais da terceira temporada da série animada Gárgulas, e os programas compartilham elementos de enredo comuns, incluindo um grupo de guerreiros do passado que despertam no presente para lutar contra inimigo rico e obcecado pela imortalidade; suas dificuldades iniciais em se adaptar ao mundo moderno; o uso de figuras mitológicas em vários episódios e uma mulher sedutora como antagonista recorrente. Essas semelhanças fizeram Múmias Vivas vulnerável a críticas descrevendo-o como um clone de Gárgulas.
- Na Índia, o programa foi apelidado de Tamil e Malayalam e foi ao ar na Sun TV e na Amrita TV no início dos anos 2000, tornando-se popular no sul da Índia.
- Em 1998, um VHS intitulado Mummies Alive! - The Legend Begins foi lançado. DVDs também foram lançados, incluindo Mummies Alive: The Beginning e dois box em 2007. Em 2017, três volumes de DVDs duplos foram lançados na Alemanha, com 14 episódios em cada volume.
- Para coincidir com a série animada, a Hasbro produziu uma série de figure actions de Mummies Alive! e veículos em 1997. Havia variedades regulares e de "caras de susto" das múmias principais. Nefer-Tina e Presley também obtiveram brinquedos, mas são lançamentos posteriores e mais difíceis de encontrar. Uma onda final de brinquedos continha um Night Hunter Ja-Kal e Armon, bem como Cobra Strike Pep, mas apenas alguns desses números foram lançados em algumas partes da Europa.
- A dublagem brasileira ficou a cargo do estúdio Delart, com direção de Mário Monjardim e tradução de Danielle Soares.
Nenhum comentário