Lendas de Hollywood: GENE WILDER (1933 - 2016)


Hoje iremos homenagear a memória do inesquecível GENE WILDER, que é inegavelmente uma das marcantes LENDAS DE HOLLYWOOD. O talentoso ator, cineasta e roteirista que deu vida a inúmeros personagens que nos fizeram dar gostosas risadas, nos proporcionando momentos divertidos com suas hilárias atuações. Vale mencionar que Wilder começou a se interessar por atuar aos oito anos, quando sua mãe foi diagnosticada com febre reumática e o médico lhe disse para "tentar fazê-la rir". Pois bem, sem mais enrolação, aventure-se neste post nostálgico e conheça um pouco mais desta icônica figura do cinema. Boa Leitura!


GENE WILDER, na verdade: Jerome Silberman, nasceu em Milwaukee, em 11 de junho de 1933, filho de um imigrante judeu ucraniano e de uma judia de descendência russa nascida em Illinois. Frequentou e se formou na Washington High School em Milwaukee, Wisconsin, em 1951 e recebeu seu diploma de Bacharel em Artes pela Universidade de Iowa em Iowa City em 1955. 

Gene Wilder é bastante lembrado por participar dos filmes do diretor Mel Brooks e por atuar em parceria em algumas ótimas comédias com o divertido comediante: Richard Pryor (1940-2005). Ao lado de quem estrelou quatro filmes: "O Expresso de Chicago", em 1976, "Loucos de Dar Nó", em 1980, "A Dama de Vermelho",  em 1984, "Cegos, Surdos e Loucos", em 1989 e "Um sem Juízo, Outro sem Razão", em 1991, "Alice no País das Maravilhas", em 1999, onde fez Tortuga, filme que ganhou quatro prêmios Emmy, nas categorias de figurino, maquiagem, composição, música e efeitos visuais.

Wilder também dirigiu cinco longas, incluindo "A dama de vermelho" (1984) e "O maior amante do mundo (1977).


MUITO lembrado por ter sido Willy Wonka na primeira versão cinematográfica da Fantástica Fábrica de Chocolate (1971), também marcou presença no excelente Bonnie and Clyde de 1967.

WILDER aparece em cinco filmes que foram selecionados para o Registro Nacional de Filmes pela Biblioteca do Congresso como sendo "culturalmente, historicamente ou esteticamente" significativos: "Bonnie e Clyde: Uma Rajada de Balas", em 1967, "Primavera para Hitler", em 1967, na primeira versão de "A Fantástica Fábrica de Chocolate",  como Willy Wonka, em 1971, "Banzé no Oeste", em 1974, "O Pequeno Príncipe ", em 1974, e "O Jovem Frankenstein", também em 1974.

Vale dizer que GENE WILDER foi duas vezes indicado ao Oscar. Concorreu à estatueta de ator coadjuvante em "Primavera Para Hitler" (1967) e de roteiro adaptado em "O Jovem Frankenstein" (1974).

No ano de 1979, chegou a atuar com Harrison Ford no filme "The Frisko Kid", O Rabino e O Pistoleiro.  

Com a terceira esposa, Gilda Radner , estrelou três filmes, sendo os dois últimos também dirigidos por ele. A morte de Gilda em 1989 de câncer de ovário (mesma enfermidade que havia levado sua mãe) levou ao envolvimento ativo de Wilder na promoção da conscientização e tratamento do câncer, ajudando a fundar o Centro de Detecção de Câncer de Ovário Gilda Radner em Los Angeles e a ser co-fundador do Clube de Gilda .

Gene Wilder dirigiu cinco filmes: "O irmão mais esperto de Sherlock Holmes"(1975), "O maior amante do mundo" (1977), "Amantes sensuais" (1980), "A dama de vermelho" (1984) e "Lua-de-mel assombrada" (1986).

Gene Wilder e sua esposa Gilda Radner (1986)

Após sua última atuação como ator em 2003 - um papel convidado em Will & Grace pelo qual recebeu um prêmio Emmy de Melhor Ator Convidado - Wilder voltou sua atenção para a escrita. Ele produziu um livro de memórias em 2005, Kiss Me Like a Stranger: My Search for Love and Art ; uma coleção de histórias, What Is This Thing Called Love? (2010); e os romances My French Whore (2007), The Woman Who Wouldn't (2008) e Something to Remember You By (2013).

Em 2005, Gene Wilder lançou yn livro com sua autobiografia desde sua infância até a morte de sua esposa, Gilda Radner, chamada "Kiss Me Like A Stranger."

Morreu aos 83 anos em Stamford, Connecticut, no dia 29 de agosto do no ano de 2016, devido a complicações do mal de Alzheimer.

CURIOSIDADES:

  • Ele também recebeu duas indicações ao Globo de Ouro, pelos papéis em "O Expresso de Chicago" (1976) e "A fantástica fábrica de chocolate" (1971).
  • Apesar de ser um ator mundialmente conhecido e muito lembrado por quem foi criança nas décadas de 70,80 e até 90, por suas divertidas comédias, também acabou sendo apresentado a geração do sec XXI por protagonizar um dos memes mais populares das redes sociais: o Willy Wonka Irônico.

  • Sentindo que "Jerry Silberman" (seu nome de batismo) não soava bem, decidiu adotar um nome artístico. Então, ele escolheu "Wilder" em referência ao autor de: "Our Town", Thornton Wilder e o "Gene" inspirado no personagem: Eugene Gant do primeiro romance de Thomas Wolfe ,Olhe para casa, anjo . Ele também gostava de "Gene" porque, quando menino, ficou impressionado com um parente distante, um navegador de bombardeiros da Segunda Guerra Mundial que era "bonito e estava ótimo em sua jaqueta de couro". 
  • Gene foi casado quatro (4) vezes: Mary Mercier (1960–1965). Mary Joan Schutz (1967–1974), Gilda Radner (1984–1989) e Karen Boyer (1991–2016). 
  • Ele se apresentou pela primeira vez na frente de um público pagante aos 15 anos, como Balthasar (um personagem secundário na peça de Romeo e Julieta de Shakespeare).
  • O primeiro trabalho profissional de Wilder foi em Cambridge, Massachusetts , onde interpretou o segundo oficial na produção de Herbert Berghof de Twelfth Night.
  • Seu primeiro papel em um filme foi em Bonnie e Clyde, de Arthur Penn (1967), como: "Eugene Grizzard".
  • Em 1971, Wilder fez o teste para interpretar Willy Wonka na Fantástica Fábrica de Chocolate. Depois de recitar algumas linhas, o diretor Mel Stuart imediatamente ofereceu-lhe o papel. Antes de Wilder ser oficialmente escalado para o papel, Fred Astaire , Joel Gray , Ron Moody e Jon Pertwee foram considerados. Spike Milligan era o desejo de Roald Dahl, autor do livro que deu origem ao filme. Supostamente, Peter Sellers teria até implorado a Dahl pelo papel. 


Gostou desta postagem???

Então junte-se a nós! Siga o nosso blog e junte-se a nós em nosso grupo no Facebook. 
Faça parte da família "Memória Magazine", inteiramente dedicada a relembrar coisas boas e curiosas do passado. Ajudando alguns a reviverem boas lembranças e outros a conhecer a origem do que se vê hoje nos quadrinhos, nas animações e nos filmes...

Talvez se interesse por estas outras postagens:

Nenhum comentário

Imagens de tema por graphixel. Tecnologia do Blogger.