Memória Musical: BONEY M (1976) A Farsa que nós amamos

 

Neste MEMÓRIA MUSICAL vamos resgatar um pouco da história (e dos sucessos!) do grupo de Disco Music: BONEY M. Uma inesquecível trupe musical que teve seu auge durante os anos 70 e 80. Mas que, infelizmente acabou de forma triste e trágica com brigas judiciais e com a morte de um dos principais integrantes da banda. Agora chega de enrolação e vamos viajar neste post nostálgico. Boa Leitura e divirta-se!


"Rivers of Babylon" remete ao Salmo 137 da Bíblia, que contém nove versículos e retrata o sofrimento do povo judeu no exílio babilônico. Apesar desta versão em estilo discoteca de 1978 ter dado grande popularidade ao Boney M. e a esta versão da canção, originalmente é uma canção dos jamaicanos Brent Dowe e Trevor McNaughton, da banda The Melodians, gravada originalmente em 1969 e que ganhou projeção no filme de 1972 BALADA SANGRENTA, que lançou internacionalmente o cantor Jimmy Cliff e apresentou ao mundo a música reggae.

Rivers of Babylon se tornou o segundo maior sucesso de vendagem, principalmente no Reino Unido em 1978. Foi, na época, o único single além de Mull of Kintyre (gravada por Paul McCartney), a vender mais de dois milhões de cópias no Reino Unido.


O grupo: BONEY M. foi criado pelo produtor alemão Frank Farian (Milli Vanilli, La Bouche e outros). Especula-se que, quando Frank lançou pela primeira vez a canção "Baby Do You Wanna Bump?", em 1974, com o nome de Boney M, a voz na gravação era a dele, e só quando a música virou um sucesso é que ele decidiu arranjar um grupo de dançarinos e um vocalista para inventar um "grupo", já em 1976.

Frank Farian voltaria à fama, anos mais tarde, ao ser apontado como a mente por detrás do dupla Milli Vannili, que escandalizaram o mundo quando se descobriu que eles não cantavam nenhuma das suas canções, apenas dublavam o playback. Um escândalo nos anos 90, embora se tratasse precisamente da mesma receita que Farian tinha usado antes com… o Boney M. e que era um "segredo" não tão bem guardado assim.

O grupo foi criado na Alemanha e era composto por quatro integrantes que estavam trabalhando na Inglaterra, Alemanha e na Holanda. São eles o ex-DJ e dançarino nascido na Holanda, Bobby Farrell, Liz Mitchell (Jamaica), Marcia Barret (Jamaica) e Maizie Williams (Montserrat).

O nome "Boney" foi decidido pelo próprio Frank Farian e segundo ele era o nome de um personagem de uma série policial de TV da Austrália. O "M" não se tem registro correto mas, suposições dão conta de que seja uma misteriosa personagem anônima ou simplesmente, por sua sonoridade.



A voz masculina nas gravações da banda, são do próprio Frank. Então, o que fazia Bobby Farrell, o "vocalista" principal do Boney M:? Bem, ele dançava e se esforçava por mover os lábios tentando acompanhar, na perfeição, as palavras cantadas por Farian.

A ideia (que deu certo!) do produtor germânico era formar um grupo negro e exótico que fizesse frente ao grande sucesso que vinha da Suécia, o ABBA. 


"Brown Girl in the Ring" é uma canção infantil tradicional nas Índias Ocidentais. A canção ficou conhecida internacionalmente quando foi gravada pelo grupo Boney M. em 1978. Originalmente era o lado B de seu hit "Rivers of Babylon", mas logo se tornou um sucesso por si só.

Vale citar que uma versão desta canção já havia sido gravada pelo grupo Malcolm's Locks, o que na época levou a uma disputa sobre royalties e direitos autorais. A canção também já havia sido gravada em 1972 pelo músico bahamense Exuma.


" Daddy Cool " foi o segundo single de Boney M., lançado em 1976, sem causar grande impacto a princípio. Depois de uma apresentação espetacular no programa de TV Musikladen em setembro daquele ano, o single se tornou um sucesso; liderando a maioria das paradas europeias. O sucesso faz parte do álbum de estreia: Take the Heat off Me . 


"Mary's Boy Child / Oh My Lord" é originalmente uma canção natalina de 1956 , escrita por Jester Hairston. Em 1978, Boney M apresentou sua versão deste single de Natal com um medley da música "Oh My Lord" (Farian/Jay).


"Sunny" é uma canção de Bobby Hebb, de 1966. E desde então, foi reinterpretada por vozes carismáticas, como Frank Sinatra, James Brown, Stevie Wonder ou Marvin Gaye e gravado por diversos outros cantores e bandas. Mas, inegavelmente, a versão que vingou foi a do Boney M.


"Rasputin", sucesso de 1978, foi composto por Frank Farian, junto com George Reyam e Fred Jay. É uma canção semi-biográfica sobre o mítico Grigori Rasputin, um amigo e conselheiro de Czar Nicolau II da Rússia e sua família durante o início do século XX. A música descreve Rasputin como um playboy, místico curandeiro e manipulador político.


A canção de 1977, denominada "Ma Baker", faz referência à Kate "Ma" Barker (1873 - 1935), uma notória Criminosa dos EUA. Ela viveu na época da chamada "Era dos Inimigos Públicos". Sua morte foi bastante explorada pela imprensa sensacionalista da época, e "Ma Barker" tornou-se uma espécie de lenda das crônicas policiais, ao lado de nomes como: Bonnie e Clyde e John Dillinger, entre outros malfeitores conhecidos da época.

Discografia
1976 Take The Heat Off Me,
1977 Love For Sale
1978 Nightflighit To Venus
1979 Oceans Of Fantasy
(Nos anos 80 começou a fase final do grupo, que lançou mais três LPs (sem registros), encerrando as atividades em 1986).


A versão original do BONEY M. entre os anos de 1976 e 1986, vendeu aproximadamente 150 milhões de singles pelo mundo e já acumulava 18 discos de platina, além de15 discos de ouro.  

Entre o final da década de 80 e início dos anos 90, o grupo entrou em divergências internas e resolveu se dividir para seguir carreira solo, porém, com os quatro membros originais – as três cantoras e Bobby Farrell – fazendo shows com o nome “Boney M” em cada local diferente e com autorização judicial para explorar a marca.


Bobby Farrell, a notória e excêntrica figura masculina do grupo e com seus passos espontâneos e tresloucados,combinavam perfeitamente ao ousado estilo das cantoras em vocais femininos em coro, massivos e uníssonos, com destaque para o timbre marcante da cantora Liz Mitchell.

A passagem dele pelo Boney M foi até 1982, quando deixou a banda para retornar três anos depois, saindo novamente em 1986, quando o grupo se desfez por dois anos. Em 1989, o Boney M. se separou definitivamente e Farrell também criou sua própria banda "Boney M."

Bobby Farrell's Boney M
2000: The Best Of Boney M
2001: Boney M – I Successi
2001: The Best Of Boney M (II) (compilação)
2001: The Best Of Boney M (III) (compilação)
2005: Boney M – Remix 2005
2007: Boney M – Disco Collection

Bobby morreu dia 30 de dezembro de 2010 em um quarto de hotel em São Petersburgo (Rússia), aos 61 anos, onde se preparava para cumprir uma agenda de shows pelo país.


Gostou desta postagem???

Então junte-se a nós! Siga o nosso blog e junte-se a nós em nosso grupo no Facebook. 
Faça parte da família "Memória Magazine", inteiramente dedicada a relembrar coisas boas e curiosas do passado. Ajudando alguns a reviverem boas lembranças e outros a conhecer a origem do que se vê hoje nos quadrinhos, nas animações e nos filmes...

Talvez se interesse por estas outras postagens:


Nenhum comentário

Imagens de tema por graphixel. Tecnologia do Blogger.