Memória Musical | ABBA (1972-1982) - A Banda Sueca que Impactou o Mundo!

 


Neste MEMÓRIA MUSICAL vamos lembrar da banda sueca ABBA, um dos maiores ícones dos anos 70. Sendo a banda que mais vendeu discos naquela década. Com um ritmo cativante e harmonias vocais bem marcadas, o ABBA sem dúvida representa como poucos a geração pop/disco. Composta por dois casais suecos, a curiosa formação surgiu em 1972 e ganhou fama mundial com hits como: Dancing Queen, Gimme, Gimme, Gimme, Mamma Mia, Fernando, entre outros. Um grupo musical desta envergadura tem muita história e muitas curiosidades que vamos te contar. Não fique de fora dessa! Prossiga nesta leitura e divirta-se!


Formada por: Agnetha Fältskog, Björn Ulvaeus, Benny Andersson, e Anni-Frid Frida Lyngstad, a banda tem no nome do grupo um acrônimo, ou seja ABBA é  uma sigla formada das letras iniciais do nome de seus membros. 

Na década de 60, Benny Andersson era membro da banda: "Hep Stars" e conheceu Björn Ulvaeus, que tocava em outra banda, a "Hootenanny Singers".  Incentivados pelo empresário Stig Anderson da Hootenanny Singers que identificou neles um enorme potencial comercial, concordaram em se juntar para compor e cantar.  Logo, as garotas que também estavam, cada uma, tentando o seu espaço na música acabaram entrando pra banda.

 Agnetha Fältskog já tinha uma certa fama na Suécia por atuar na peça Jesus Christ Superstar como Maria Madalena.

Por conta das viagens que fazia com a trupe teatral, conheceu e se apaixonou por Björn. Eles se casaram antes da formação da banda, em 1971. Anni-Frid Frida Lyngstad que também já cantava e se apresentava na televisão, conheceu Benny Andersson e iniciaram um relacionamento. 

Ou seja, antes de darem o pontapé na banda oficialmente, cada integrante do ABBA já tinha uma carreira de forma individual, assim como formaram pares e se casaram.

Estima-se que o grupo, mesmo tendo durado apenas 10 anos (1972-1982), tenha vendido mais de meio bilhão de cópias.

Como já era de se imaginar, o grupo não "chegou chegando". Iniciaram, como a grande maioria das bandas, fazendo algumas apresentações despretensiosas, até que decidiram participar do Festival Eurovision criando uma composição para que a cantora sueca Lena Andersson interpretasse.


A canção: "Say It With A Song", composta por Björn e Benny, conquistou o 3º lugar na competição de 1972. E mesmo não conseguindo o 1º lugar, a Banda ficou motivada e decidiram continuar compondo e fazendo experimentações de sons e arranjos vocais.

No ano seguinte (1973), se inscreveram no Festival Eurovision, com a música Ring Ring, que também ficou em 3º lugar. Nesta época, eles ainda anunciavam o grupo como: Björn, Benny, Agnetha & Frida, mas o produtor Stig Anderson que já costumava chamá-los de ABBA, o que acabou sendo a chave para adoção do novo nome.

No mesmo ano, lançaram o primeiro disco homônimo: "Ring Ring". Agora, mais experientes e confiantes, decidiram participar do Eurovision no ano seguinte (1974), desta vez inspirados pelo estilo glam rock, que começava a ganhar notoriedade na época.


Venceram com a música Waterloo, que se tornaria o primeiro grande sucesso do ABBA fora da Suécia. A competição, uma das maiores internacionais de música, fez o quarteto representar, pela primeira vez, um vencedor de seu país. Também foi a primeira banda pop europeia a fazer sucesso internacionalmente, conquistando ouvintes da América do Norte e Oceania ao produzir músicas que se encaixam nos gêneros de disco e pop rock. O ABBA  liderou as paradas de 1974 a 1982, sendo a banda que mais vendeu discos na década de 70.  


Após lançar diversos singles que chegaram a número 1 no Billboard Chart, como “Mamma Mia”, “Gimme, Gimme, Gimme”, “Dancing Queen”, “Fernando” e outras 14 músicas, o grupo ABBA, internacionalmente reconhecidos por suas letras simples, com uma melodia única que se diferenciava pelas vozes femininas e que davam toda a harmonia e autenticidade à banda. Chegaram a lançar, juntamente com o disco novo, The Album, de 77, o filme ABBA: The Movie, que apresentava imagens da banda durante a turnê australiana.


A importância do ABBA para a indústria musical global foi enorme, uma vez que eles se tornaram o primeiro grupo de um país de língua não inglesa a conquistar fama mundial. 

Enquanto a banda permaneceu na ativa, o relacionamento entre os casais acompanhou os anos de sucesso do ABBA. Como falamos acima,  Agnetha Fältskog e Björn Ulvaeus casaram um ano antes da formação da banda, em 72, e Benny Andersson e Anni-Frid Lyngstad namoravam desde 1969. Infelizmente, essa exótica mistura de trabalho e vida amorosa acabou gerando um desgaste que não foi positivo para a banda, que teve processo criativo comprometido.

Quando a banda lançou o seu álbum duplo The Singles - The First Ten Years em novembro de 1982, o título insinuava que teríamos mais "anos" de músicas do ABBA. Porém, a pausa temporária, logo transformou-se em permanente. Em novembro de 1981, como a banda concluiu a gravação do seu oitavo álbum de estúdio, The Visitors, os membros já sabiam que em alguns meses não iriam continuar a trabalhar juntos. Frida tinha marcado as sessões do seu primeiro álbum solo em inglês (I Know There's Something Going On), gravado entre fevereiro e março de 1982, enquanto Björn e Benny se tornaram pais pela terceira vez em janeiro e queriam passar algum tempo em família. Com exceção das gravações do clipe para o single "Head Over Heels" em 21 de janeiro, o grupo não se reuniu até maio de 1982. Na época, as sessões para o que seria o nono álbum de estúdio do ABBA foram iniciadas. Entretanto, apenas três faixas foram finalizadas: You Owe Me One (lançada como lado B no final do ano), I Am the City (inédita até 1993) e Just Like That (ainda inédita em sua totalidade). Assim, o grupo ABBA, que apesar de nunca haver oficialmente anunciado sua separação, fez seu último show no ano de 1982. 

As músicas do ABBA afetaram gerações de jovens, e, depois, fizeram sucesso com o musical “Mamma Mia!”, totalmente composto com músicas exclusivas da banda. O musical teve sua estreia no ano de  1999, em Londres, fazendo bastante sucesso; porém, ele viralizou internacionalmente quando foi adaptado para os cinemas em 2008, com um elenco estelar composto por: Meryl Streep, Pierce Brosnan, Amanda Seyfried, Colin Firth e muitos outros atores conhecidos. “Mamma Mia!” fez a banda ABBA reconquistar o coração de seus antigos fãs e conquistar milhares de novos corações. Produzido pela Universal Studios, o filme arrecadou mais de 602 milhões de dólares.


Baseado no espetáculo homônimo da Broadway, o musical conta a história de Sophie (Amanda Seyfried), uma jovem que cresce em uma ilha grega, onde a mãe, Donna (Meryl Streep), tem um hotel. Prestes a se casar, Sophie decide que quer conhecer o pai. Lendo o diário de Donna, ela descobre que tem três possíveis genitores: Sam (Pierce Brosnan), Bill (Stellan Skarsgard) e Harry (Colin Firth). Em um impulso, ela convida os três para o seu casamento.


Já em 2018, por conta do sucesso do primeiro longa, foi lançada a continuação: "Mamma Mia! Lá Vamos Nós de Novo" que diferente do original de 2008, não é baseado em um espetáculo teatral da Broadway, ou seja tem um roteiro original. Porém, a trilha sonora tem apenas músicas da banda ABBA. A trama trás a continuação da história de Sophie (Amanda Seyfried), que resolve homenagear a mãe Donna (Meryl Streep) ao reformar o seu hotel, em uma exótica ilha na Grécia. À medida que prepara uma grande festa de reinauguração, Sophie recebe as divertidas amigas da mãe, Tanya (Christine Baranski) e Rosie (Julie Walters), além de seus três pais, Sam (Pierce Brosnan), Bill (Stellan Skarsgard) e Harry (Colin Firth). Às cenas de Sophie, intercalam-se sequências que mostram o passado de Donna, agora interpretada por Lily James (“O Destino de uma Nação”). Agora, sim, carregada com humor e com a alegria típica de “Mamma Mia!”, a história relata como Donna conheceu os três homens de sua vida, como ela foi parar na Grécia e como, afinal, acabou tendo que criar a filha sozinha.


Para a felicidade de seus fãs, no ano passado (2021) o ABBA anunciou seu retorno. Apesar do divórcio de seus membros, no dia 5 de novembro de 2021 o mundo foi presenteado com “Voyage”, um álbum que é composto dos clássicos hits da banda sueca, além de novos singles. 


Fazendo aparições em diversas redes sociais como Instagram, Tiktok e Twitter, é evidente que a banda ABBA, novamente, tenta conquistar os corações dos jovens.   Batidas cativantes e letras fáceis de serem memorizadas foram o que levaram a banda ao sucesso, amor e persistência é o que faz eles continuarem cativando seus ouvintes. 
Mesmo após 40 anos separados, a banda conseguiu reunir 660 mil seguidores no Instagram, 2 milhões no Tiktok e sem contar os mais de 19 milhões de ouvintes mensais na plataforma de streaming Spotify. Sempre imprevisível e se reinventando, a banda ABBA novamente se torna um dos assuntos mais falados do momento. 

O grupo também planeja shows com performances digitais em 2022. A apresentação ABBA Voyage vai contar com avatares ("ABBAtars") digitais dos integrantes do grupo, que já estão com mais de 70 anos. A primeira apresentação será em 27 de maio de 2022, no ABBA Arena, um espaço construído especialmente para esse fim no Queen Elizabeth Olympic Park, em Londres. Não haverá turnê ou shows presenciais do grupo. O retorno do ABBA iniciou como um especial para os canais de TV NBC (Estados Unidos) e BBC (Grã-Bretanha) em 2018. Na época, era previsto o lançamento de apenas duas músicas que foram lançadas como singles em setembro: I Still Have Faith In You Don't Shut Me Down



Gostou da postagem?
Então junte-se a nós! Siga nosso blog e faça parte de nosso grupo no Facebook. 
Junte-se a família "Memória Magazine", inteiramente dedicada a relembrar coisas boas e curiosas do passado. Ajudando alguns a reviverem boas lembranças e outros a conhecer a origem do que se ve hoje nos quadrinhos, nas animações e nos filmes.. 

Talvez também queira ler: 

Memória Musical: BONEY M (1976) A Farsa que nós amamos

Papo de Cinema | CABARET (1972)

Memória Musical: QUEEN!

COMERCIAIS que marcaram época: HOLLYWOOD, O SUCESSO!

Nenhum comentário

Imagens de tema por graphixel. Tecnologia do Blogger.