Papo de Cinema | TEX WILLER E OS SENHORES DO ABISMO (Tex e il signore degli abissi) - 1985

 


Neste PAPO DE CINEMA vamos ao ano de 1985 conhecer uma adaptação dos quadrinhos que como muitas na época, não conseguiu chamar a atenção do grande público e acabou sendo desprezado nas telonas e nas telinhas marcou pouca gente. Estamos falando de TEX WILLER E OS SENHORES DO ABISMO, estrelado  pelo astro dos faroestes italianos, Giuliano Gemma. Conseguiu lembrar? Nunca ouviu falar? Não tem problema! Aqui no MEMÓRIA MAGAZINE nós resgatamos a nostalgia e trazemos de presente pra você. Não perca mais tempo e divirta-se!

SINOPSE: Das páginas dos quadrinhos, salta para as telas o maior herói de todo Western Americano - Tex Willer - o senhor absoluto dos territórios entre as montanhas de prata e todo o Rio Azul. Sempre acompanhado de seu fiel parceiro, o índio navajo Tigre, enfrentará o mais estranho de seus inimigos: O Senhor do Abismo. Escondido em cavernas secretas de uma cidade asteca em ruínas, ele possui a mais estranha arma que já existiu e ameaça dominar todos os outros territórios, exterminando todos os brancos e índios que atravessem seu caminho. Enfrentando perigos, Tex terá de encontrar El Morisco, um velho e sábio índio, que conhece toda a verdade sobre este novo e perigoso inimigo de nosso herói.

Título: TEX WILLER E OS SENHORES DO ABISMO
Título Original:Tex e il signore degli abissi
País: Itália
Ano: 1985 
Duração: 103 min 
Baseado no Personagem: Tex Willer de Gian Luigi Bonelli e Aurelio Galleppini
Direção: Duccio Tessari
Produção: Enzo Porcelli
Roteiro: Duccio Tessari, Marcello Coscia, Gianfranco Clerici, Giorgio Bonelli
Elenco:
Giuliano Gemma... Tex Willer
William Berger... Kit Carson
Carlo Mucari... Tiger Jack
Isabel Russinova... Tulac
Peter Berling... El Morisco
Flavio Bucci... Kanas
Aldo Sambrell... El Dorado
José Luis de Vilallonga... Dr. Warton
Riccardo Petrazzi... Lord of the Deep
Pietro Torrisi... Quetzal

Género: faroeste spaghetti - ação - aventura
Música: Gianni Ferrio
Edição: Lidia Bordi, Mirella Mencio
Companhia produtora: Rai
3



Criado em 1948 como personagem de quadrinhos (Fumetti) pelos italianos: Gian Luigi Bonelli e Aurelio Galleppini, TEX é o modelo de grande cowboy americano: justo, honesto, sempre disposto a ajudar (amigos ou estranhos), durão e sem nenhum tipo de preconceito de raça ou credos. 
Tex faz parte da força policial do Texas (Rangers), atuando em defesa da lei ao lado de seus parceiros (chamados de pards) Kit Carson, o nativo-americano Jack Tigre e seu filho Kit Willer. Ele também é o agente indígena do território Navajo e chefe desta tribo, que o tratam como Águia da Noite. 
Embora focadas no presente, as aventuras do ranger constantemente citam seu passado, especialmente seu período como fora-da-lei, quando o rosto de Tex estampava cartazes de procurado e um bando de caçadores de recompensa liderado pelo maligno Coffin seguiam sua trilha. 

Tex é tudo o que se poderia esperar de um pistoleiro: viríl, bom de briga, justo e que em pequenos detalhes se distancia de seus rivais. Mais do que incorporar tipos clássicos, os autores atualizaram o personagem suavizando certos estigmas sociais que contribuíram para a formação de um herói íntegro. Se o vilão Coffin trata um nativo aliado com desprezo, Willer tem orgulho de chamar um índio Cochise de irmão. Nesses pequenos detalhes as histórias dão maiores camadas a um personagem, que vai além de gatilhos rápidos e frases de efeito.


CURIOSIDADES:
  • Tex Willer foi criado, em 1948, por Gian Luigi Bonelli e Aurelio Galleppini e publicado pela Sergio Bonelli Editore.
  • Gian Luigi Bonelli (Giovani Luigi Bonelli também conhecido como Gianluigi Bonelli ou G. L. Bonelli) era um escritor ativo além de um atleta de muitas habilidades, fato que tornava natural a associação entre a sua imagem a de seus personagens. Boxeador, velejador, nadador, definitivamente um homem de ação.
  • As primeiras 400 capas foram todas assinadas por Galep (Aurelio Galleppini). Apenas uma não foi realmente desenhada por ele, mas por Luiggi Corteggi, que era responsável pelos ajustes na arte e eventuais correções.
  • No Brasil, o herói estreou em 25 de fevereiro de 1951 (três anos após seu nascimento na Itália), na revista "Júnior" nº 28, e foi chamado inicialmente de “Texas Kid”. A partir de Fevereiro de 1971, já simplificado para “Tex”, foi publicado ininterruptamente até os dias de hoje, por quatro editoras diferentes: Vecchi, RGE, Globo e Mythos.
  • Em suas aventuras Tex encontrou vários personagens famosos da história do Oeste, entre eles: Búfalo Bill, Cel. Custer, o Presidente dos Estados Unidos Ulisses Grant, Cochise (famoso chefes dos Apaches Chiricahuas).
  • O personagem ficou conhecido pela camisa amarela que sempre usa, faça dia, faça sol. Para quem pensa que trata-se da mesmíssima camisa, no número 463 de sua revista, na página 109, ele explica: "Sempre carrego [na sela] uma camisa e um lenço de reserva".
  • Em 1956, Bonelli lançou o livro "Il massacro di Goldena" (mais tarde adaptado para as HQs como “Território Apache”).
  • Por volta de 1976 falou-se com certa insistência sobre um filme no qual Tex seria interpretado por Charlton Heston. O director seria Enzo Castellari, um veterano dos faroestes italianos. Castellari chegou a reunir-se com G.L. Bonelli para tratar do filme, mas o projecto não seguiu adiante porque Bonelli queria participar da produção e “pedia coisas que não eram possíveis“.
  • No início dos anos 80, e após a renúncia de Bonelli em empenhar-se directamente na produção, que a rede de TV italiana Rai 3 retomou um antigo projecto de um filme/seriado televisivo de Tex.
  • Tex e o Senhor dos Abismos foi planeado inicialmente como um filme televisivo e como o piloto de uma série com treze capítulos de uma hora cada. Não foi pensado para ser lançado no cinema.
  • Uma das condições impostas por Bonelli para autorizar a adaptação cinematográfica era a de que “Tex fosse respeitado tanto na integridade da personagem quanto nos diálogos“. Por conta disso, o roteiro do filme foi revisado nada menos do que onze vezes antes de se chegar à versão final, visando manter-se o mais fiel possível à linguagem dos quadradinhos. Para a editora, a garantia do respeito à personagem era a presença, entre os roteiristas, do irmão de Sergio Bonelli, Giorgio.
  • Antes de a Rai 3 escolher o intérprete de Tex, foi realizada uma pesquisa entre o público, à qual 72% dos interessados respondeu Giuliano Gemma. Em segundo lugar ficou Paul Newman.
  • Em 1996, em comemoração aos 100 anos de quadrinhos na Itália foi lançado um selo oficial dos correios italianos com a estampa de Tex.
  • TEX WILLER E OS SENHORES DO ABISMO foi baseado na história: "El Morisco", que saiu na Itália no n° 101/103.
  • Em suas primeiras aparições nos quadrinhos, Tex tinha vinte e poucos anos. Hoje, ele tem 45. Os autores acharam por bem, à certa altura da série, envelhecê-lo uns 20 anos — talvez para acabar com uma incoerência: o fato de Tex estar presente em acontecimentos históricos cronologicamente distantes uns dos outros.

Mais informações sobre Tex você encontra em Texbr e em Tex Willer Blog.

Gostou da postagem?
Então junte-se a nós! Siga nosso blog e faça parte de nosso grupo no Facebook. 
Junte-se a família "Memória Magazine", inteiramente dedicada a relembrar coisas boas e curiosas do passado. Ajudando alguns a reviverem boas lembranças e outros a conhecer a origem do que se ve hoje nos quadrinhos, nas animações e nos filmes.. 

Talvez também queira ler: 

Nenhum comentário

Imagens de tema por graphixel. Tecnologia do Blogger.