Memória Musical | DIRE STRAITS (1977-1995) - O Rock Comportado que fez História

 
Em 1977, um grupo de jovens músicos ingleses decide ignorar a onda comercial do "Punk-Rock" e investir em melodias harmônicas, arranjos sofisticados e letras densas. Assim, na contra-mão das expectativas surgiu o DIRE STRAITS, uma banda de rock "comportada" com muito conteúdo que marcou gerações de apaixonados por boa música. Entre suas inesquecíveis canções, temos:"Sultans of Swing", "Lady Writer", "Your Latest Trick", "Romeo and Juliet", "Why Worry", "So Far Away", "Money for Nothing", "Walk of Life", "Tunnel of Love" e "Brothers in Arms". Sem mais delongas, fique conosco e embarque nesta viagem musical. Boa Diversão!


O DIRE STRAITS foi uma banda de rock britânica formada em 1977, originalmente composta por Mark Knopfler (guitarra e vocais), seu irmão David Knopfler (guitarra), John Illsley (baixo) e Pick Withers (bateria). Com formação e nome definido, o quarteto gravou com muito custo uma demo, que contava com a canção 'Sultans of Swing' e enviam-na ao DJ Charlie Gillet. Executada no Honky Tonk Show de Gillet, a canção foi ouvida por John Stainze, então diretor da Phonogram, que conseguiu pro grupo um contrato com o selo Vertigo. Neste mesmo perí­odo Ed Bicknell virou empresário do grupo e em pouco tempo o Dire Straits, por intermédio do novo empresário, começou a abrir shows para a banda Talking Heads. Em 1978 gravam o primeiro disco: "Dire Straits" e logo ocorre a primeira turnê, na Europa, e a música 'Sultans of Swing', principal do álbum, ganhou projeção mundial e destaque nos Estados Unidos. Não tardou para que a banda se tornasse conhecida intternacionalmente, ganhando o status de disco de platina logo em seu primeiro álbum. 

No ano seguinte fazem a primeira turnê nos Estados Unidos e durante a passagem pela cidade de Los Angeles, Mark Knopfler e Pick Withers tocam à convite no álbum Slow Train Coming, de Bob Dylan. No fim de 1979, é lançado segundo álbum: "Communiqué" que trouxe consigo o sucesso: "Lady Writer" . O LP alcançou o 5º lugar na parada inglesa e o 11º na americana. 


Em 1980 a banda lançou seu terceiro álbum, Making Movies, marcando o início de arranjos mais complexos e produções que continuariam parecidas até o final do grupo, nos anos 1990. Contendo Romeo and Juliet, que se tornou um dos maiores hits da banda, o álbum também marcou a saída de David Knopfler enquanto sua produção ainda estava em progresso. O músico foi substituído por Sid McGinnis. Making Movies ainda contava com o tecladista Roy Bittan e foi produzido por Jimmy Iovine. A formação da banda mudou ao longo dos anos, restando somente Mark Knopfler e John Illsley como remanescentes da formação inicial.

O tecladista Alan Clark e o guitarrista Hal Lindes se uniram à banda no quarto álbum, Love Over Gold, lançado em 1982 e primeiro álbum da banda produzido por Mark Knopfler. Logo após o lançamento do álbum o baterista Pick Withers deixou a banda para uma nova carreira no jazz. Sendo substituto por Terry Williams, anteriormente do Rockpile. Em 1983 foi lançado um EP contendo a canção Twisting by the Pool, sendo seguido pelo álbum ao vivo duplo Alchemy: Dire Straits Live, no ano seguinte.




O Álbum "Brothers in Arms" foi lançado em 1985, tornando-se, até então, o disco mais vendido do Reino Unido em todos os tempos. Alcançou também o topo das paradas em dezenas de países mundo afora, incluindo aí o Brasil. Foi origem de vários singles de sucesso, como o hit número 1 nos Estados Unidos "Money for Nothing", que foi também o primeiro videoclipe apresentado na MTV do Reino Unido. Houve mudanças na formação da banda, com a adição do segundo tecladista Guy Fletcher e a saída de Hal Lindes durante as gravações, tendo sido substituído por Jack Sonni. Apesar disso Hal permaneceu como membro oficial da banda até o lançamento do álbum. Além disso, Terry Williams tornou-se baterista. O sucesso comercial do disco foi ajudado pelo fato de ter sido um dos primeiros álbuns completamente gravado e produzido no então novo formato CD, levando aos admiradores da nova tecnologia a venerarem o álbum. A turnê mundial da banda de 1985-1986 foi de sucesso fenomenal.



Após tocar várias vezes no Wembley Arena, a banda também participou em 13 de julho de 1985 no Live Aid, tocando Money for Nothing com a participação nos vocais de Sting, que ajudou na composição da música. A turnê terminou no Entertainment Centre em Sydney. O sucesso do disco e a participação no Live Aid tornaram o Dire Straits a banda que mais vendeu em meados da década de 1980. Em 1986, após o final da turnê de suporte ao álbum Brothers in Arms, a banda estendeu-se fora da mídia e Mark Knopfler concentrou-se em projetos solo, além de trilhas sonoras. O grupo reuniu-se novamente para o concerto de aniversário de 70 anos de Nelson Mandela em 1988, que contou com outras grandes participações como o Bee Gees, Phil Collins, Eric Clapton entre outros. No mesmo ano Terry Williams deixou a banda.



Após Knopfler ter trabalhado e participado de turnê com o Notting Hillbillies, o Dire Straits reuniu-se em 1990. O resultado foi o último álbum de estúdio da banda, On Every Street (1991), com sucesso e críticas moderadas. A turnê mundial de 1991-1992 não foi tão bem sucedida quanto a anterior. Em 1993 foi lançado o álbum ao vivo On the Night, documentando a turnê.


Seguindo o lançamento de Live at the BBC, uma coleção de gravações ao vivo de seus anos anteriores, a banda terminou sem alardes em 1994, após Knopfler expressar não querer mais grandes turnês, partindo para um trabalho em tempo integral em material solo e trilhas sonoras de filmes, enquanto os outros integrantes partiram para carreiras distintas.


CURIOSIDADES:
  • A banda se chamava inicialmente Cafe Racers. Ao observar as condições precárias do grupo, um amigo do então baterista Pick Withers fez uma piada sugerindo que a banda deveria se chamar "Dire Straits", que em inglês é uma gíria usada para designar algo ou alguém em situação financeira muito ruim. A sugestão foi aceita com bom humor pelos integrantes que adotaram o nome dali para a frente. O nome soa um tanto irônico hoje em dia visto que o Dire Straits se tornou uma das mais rentáveis e bem sucedidas bandas da história da música, e seu líder, Mark Knopfler, entre os artistas mais ricos do mundo.
  • O grupo foi em 1985 um dos grandes responsáveis pela divulgação e disseminação do então novo e revolucionário formato de audio digital, o compact disc. A Philips, criadora do CD, era patrocinadora da mega-turnê da banda naquele ano e usou o grande sucesso comercial do disco Brothers in arms para alavancar a popularidade do novo formato.
  • O álbum Brothers in Arms foi um dos primeiros discos a ser inteiramente gravado pelo sistema digital e o primeiro CD da história a vender 10 milhões de cópias. Dizia-se na época que existiam mais CDs do Dire Straits que players para tocá-los.
  • Para o encerramento da turnê "Brothers in Arms", em abril de 1986, foram programadas 5 apresentações na Austrália. Em alguns dias de venda a demanda por ingressos exigia mais 15 apresentações extras. Mark Knopfler teve de ir a redes de TV locais pedindo que parassem de comprar ingressos pois estavam cansados pela longa turnê e tinham de voltar para a casa.
  • A introdução da cancão "Money for Nothing" aparece no episódio "o Sorvete de Marge" dos Simpsons.
  • A música "Money For Nothing" tem participação de Sting em vocais adicionais.
DISCOGRAFIA

  Álbuns de estúdio
1978 - Dire Straits
1979 - Communiqué
1980 - Making Movies
1982 - Love over Gold
1985 - Brothers in Arms
1991 - On Every Street

  EPs
1983 - ExtendedancEPlay
1993 - Encores
            Álbuns ao vivo
1979 - Live in Germany
1984 - Alchemy: Dire Straits Live
1993 - On the Night
1994 - Live at the BBC
          Compilações
1988 - Money for Nothing
1998 - Sultans of Swing: The Very Best of Dire Straits
2005 - The Best of Dire Straits & Mark Knopfler: Private Investigations
2011 - The Ultimate Best of (remastered) Dire Straits

Compactos
1978 - "Sultans of Swing"
1979 - "Lady Writer"
1980 - "Romeo And Juliet"
1981 - "Skateaway"
1982 - "Private Investigations"
1983 - "Twisting by the Pool"
1985 - "So Far Away"
1985 - "Money for Nothing"
1985 - "Brothers in Arms"
1986 - "Walk of Life"
1986 - "Your Latest Trick"
1991 - "Calling Elvis"
1991 - "Heavy Fuel"
1993 - "Encores"

Turnês
1978 - "Dire Straits Tour"
1979 - "Communique Tour"
1980 - "On Location Tour"
1982 - "Love Over Gold Tour"
1983 - "The Alchemy Live Tour"
1985 - "Brothers in Arms Tour"
1991 - "On Every Street Tour"

Prêmios
  • BRIT Awards 1983 - Melhor grupo britânico
  • Grammy Awards 1986 - Melhor performance de rock por banda ou dupla (por "Money For Nothing")
  • Grammy Awards 1986 - Melhor engenharia de gravação, não-Clássica (pelo disco "Brothers in Arms")
  • Juno Award 1986 - Disco internacional do ano (Brothers in Arms)
  • BRIT Awards 1986 - Melhor grupo britânico
  • MTV Video Music Awards 1986 - Video do ano (por "Money for Nothing")
  • MTV Video Music Awards 1986 - Melhor video de banda (por "Money for Nothing")
  • Grammy Awards 1987 - Melhor video musical (por "Brothers in Arms")
  • BRIT Awards - Melhor disco britânico (por "Brothers In Arms")
  • Grammy Awards 2006 - Melhor disco em som surround para seus produtores de som sorround (para Brothers in Arms—20th Anniversary Edition, Chuck Ainlay, surround mix engineer; Bob Ludwig, surround mastering engineer; Chuck Ainlay and Mark Knopfler, surround producers)

AGRADECIMENTOS AO BLOG: DURONAQUEDA


Gostou da postagem?
Então junte-se a nós! Siga nosso blog e faça parte de nosso grupo no Facebook. 
Junte-se a família "Memória Magazine", inteiramente dedicada a relembrar coisas boas e curiosas do passado. Ajudando alguns a reviverem boas lembranças e outros a conhecer a origem do que se ve hoje nos quadrinhos, nas animações e nos filmes.. 

Talvez também queira ler: 

Memória Musical | ABBA (1972-1982) - A Banda Sueca que Impactou o Mundo!

Memória Musical: BONEY M (1976) A Farsa que nós amamos

Papo de Cinema | CABARET (1972)

Memória Musical: QUEEN!

COMERCIAIS que marcaram época: HOLLYWOOD, O SUCESSO!

Falando em Série: ANOS INCRÍVEIS (The Wonder Years) 1988-1993 




Nenhum comentário

Imagens de tema por graphixel. Tecnologia do Blogger.