Falando em Série: ANOS INCRÍVEIS (The Wonder Years) 1988-1993


Um seriado que já nasceu com ar de saudosista. Era essa a sensação de assistir ao saudoso "Anos Incríveis". Uma série criada por Carol Black e Neal Marlens que fez muito sucesso quando foi exibida aqui no Brasil, isso nos anos 1990.

Não dá para escutar a voz de Joe Cocker na abertura, cantando o clássico dos Beatles: With a Little Help from My Friends, sem se arrepiar.


Anos Incríveis (The Wonder Years) estreou nos Estados Unidos, pela rede ABC, em 1988 e terminou em 1993, atingindo um total de 115 episódios distribuídos em seis temporadas. Aqui no Brasil, chegou em 1990 e foi exibida pela primeira vez na TV Cultura, passando depois na TV Bandeirantes, no Multishow e na Rede 21, retornando mais tarde à TV Cultura.

A série marcou toda uma geração, teve seu sucesso não apenas ligado à história em si, mas também à sua trilha sonora que casava perfeitamente com cada momento em tela. Vide a abertura, que como disse trazia uma versão marcante do cantor britânico Joe Cocker para a canção With a Little Help from My Friends, dos Beatles. Não tem como não ouvir a canção e não lembrar imediatamente das aventuras da vida de Kevin Arnold.

Voltando a trama, temos o adolescente Kevin Arnold prestes a se tornar um homem adulto, acompanhado de seus pais, seus irmãos, seu melhor amigo Paul e, às vezes, de sua namorada Winnie, experimenta todos os tipos de traumas e emoções que acontecem na vida da maioria das pessoas.

No início da série, o protagonista tem 12 anos e começa a narrar o seu dia a dia em casa, na escola, com a família, com os amigos, nada fica de fora. Tudo se passa no final da década de 1960 e início de 1970. Cada capítulo é narrado pelo próprio menino, mas já adulto (na voz do ator Daniel Stern). É tudo parte de lembranças do garoto, que viu passar o tempo e presenciou as mudanças ocorridas no mundo e na sociedade.

As descobertas de Kevin Arnold, com certeza, são as de qualquer adolescente, seja em que época for. No colégio, o menino tem de lidar com os alunos mais velhos; pior ainda, tem de conviver com o irmão mais velho, que estuda na mesma escola e não dá trégua para o menino.

Desde de pequeno, Kevin Arnold se interessou pela vizinha e colega de colégio, Winnie Cooper. Até que um dia os dois se entendem e o primeiro beijo será a transformação da amizade em relação amorosa. Mas era uma época em que o mundo estava vivendo um período de transformações sociais e culturais. As famílias precisavam lidar com a ida dos meninos para a guerra e de lá ter a sorte de voltar. Alguns não voltaram e isso tinha de ser trabalhado por todos. Até os amigos.

O elenco era formado por Fred Savage (Kevin Arnold), Dan Lauria (Jack, o pai) Alley Mills (Norma, a mãe), Olivia d’Abo (a irmã), Jason Hervey (Wayne, o irmão mais velho), Josh Saviano (Paul, o melhor amigo) e Danica McKellar (Winnie Cooper, a namoradinha). Mas teve algumas participações especiais, como os ainda jovens Juliette Lewis, Alicia Silverstone, Soleil Moon Frye (a Punky), David Schwimmer (o Ross de Friends).



Este 1º episódio começa mostrando os fatos de 1968, com Kevin Arnold (voz adulta).
Ele conta sobre ter entrado no ginásio, sobre ter nascido e crescido no subúrbio e, assim, o episódio começa.
Kevin, então com doze anos, está jogando Futebol Americano com os amigos e com seu irmão Wayne Arnold, um verão antes de começarem as aulas. A cena mostra, pela primeira vez, Gwendolyne "Winnie" Cooper e seu irmão de dezenove anos, Brian Cooper. Logo após, ele relata que Brian fora ao Vietnã, lutar na guerra.
As cenas seguintes mostram Kevin Arnold indo pela primeira vez ao ginásio, mostram sua primeira aula de Educação Física e sua primeira ida à diretoria.
No fim do episódio, os pais de Kevin estão trazendo ele até sua casa, bravos com o problema da diretoria. Ao chegar, descobrem que Brian Cooper morreu na guerra.
Kevin fica confuso com a situação e resolve dar uma volta e, ao chegar em uma árvore, encontra Winnie. Fica um momento sem o que dizer, mas depois se lamenta pela morte do irmão da garota. Senta-se ao lado e coloca seu casaco em volta dela. Em seguida, os dois se olham e dão o primeiro beijo.
A cena final mostra um quadro parado em preto e branco dos dois se abraçando.


Sobre o cancelamento da série, sabemos que uma das causas foi o conflito entre os produtores da série e os executivos da ABC. Conforme Kevin amadurecia, os produtores queriam que a história da série também amadurecesse. Entretanto, os executivos da ABC ficaram incomodados com o conteúdo mais explícito que surgiria: "sentimos que seria inapropriado mostrar o amadurecimento de Kevin devido ao período histórico da série, o tom ameno da série e, principalmente, o horário das oito horas da noite". Bob Brush disse: "quando Kevin alcançou a idade de dezesseis, dezessete anos, havia assuntos com os quais ele teria que se defrontar que não poderiam ser apresentados no horário das oito horas sem manchar a respeitabilidade que a série havia conquistado junto à audiência". Outras razões para o cancelamento foram os custos crescentes da série e as crescentes críticas, cada vez menos positivas. Os aumentos salariais do elenco, junto com o aumento das locações de filmagem (que os produtores queriam que refletisse a obtenção da carteira de motorista por Kevin), levaram a que Brush declarasse que estava gastando 1 200 000 dólares estadunidenses por episódio. O último episódio foi veiculado em 12 de maio de 1993. Bob Brush disse que o final não foi o que ele tinha desejado, mas, como a equipe não sabia, ao tempo da filmagem do último episódio, se aquela teria sido a última temporada da série, ele foi forçado a deixar o final em aberto, até a gravação da narração de Daniel Stern. Alguns fãs ficaram desapontados com o final da série, particularmente com a revelação de que Kevin e Winnie não terminam juntos como um casal. Brush concordou com o desapontamento, dizendo: "alguns espectadores ficaram desapontados por não ver realizado seu desejo". E explicou: "a mensagem que eu quis deixar foi a de que esta é parte da beleza da vida. É legal dizer que a gente quer que tudo fique como quando tínhamos quinze, dezesseis anos, e éramos felizes, mas me pareceu mais construtivo dizer que deixamos essas coisas para trás e criamos novas alternativas de vida".
Em 18 de janeiro de 2018, Alley Mills, em uma entrevista para o Yahoo! Entertainment, disse que a acusação de assédio sexual movida por Monique Long, uma desenhista de moda da série, contra Fred Savage e Jason Hervey durante as gravações da sexta e última temporada, foi um fator significativo para o cancelamento da série.

Ao longo dos anos a série concorreu a diversos prêmios de elenco, direção, roteiro e trilha sonora. Mas a consagração de Anos Incríveis veio mesmo no seu começo, em 1988, quando ganhou o Emmy de melhor série de comédia, e no ano seguinte com o Globo de Ouro.

Atualmente, Fred atua e dirige principalmente séries (Greek e It’s always sunny in Philadelfia). Danica, formada em matemática, chegou a escrever um livro que tenta dismistificar a matéria. Ela tem até um teorema com seu nome, o Chayes-Mckellar-Winn. Josh, assim como seu personagem, se tornou advogado.



Gostou da postagem?
Então junte-se a nós! Siga nosso blog e faça parte de nosso grupo no facebook.
Junte-se a família "Memória Magazine", inteiramente dedicada a relembrar coisas boas e curiosas do passado. Ajudando alguns a reviverem boas lembranças e outros a conhecer a origem do que se ve hoje nos quadrinhos, nas animações e nos filmes...


4 comentários:

  1. Sou novo, não assisti essa série nos gloriosos anos 90/2000. Se senti atraído por ela nas minhas férias de 2017. Coloquei para assistir na minha tv pelo youtube e de alguma forma foi uma leve viagem no tempo. A dublagem antiga e nostálgica da álamo, as histórias legais e a empatia que rapidamente criei por Kevin Arnold, me fez sentir como uma criança dos anos 90 enquanto não percebia os últimos raios de sol da tarde entrando pela parte de vidro da porta da sala imerso nessa gostosura de série. Aqui estou eu dois anos depois tentando replicar a experiência, só que dessa vez numa qualidade melhor e certo de que não vou perder nenhum episódio por causa dos direitos autorais que tinham no youtube. Obrigado por postar, amigo(a).

    ResponderExcluir

Imagens de tema por graphixel. Tecnologia do Blogger.