Cinema Clássico Terror: A NOIVA DE FRANKENSTEIN (1935)

Como já disse em outras postagens, havia um tempo em que a TV aberta tinha um horário especial para a exibição de filmes clássicos quer fossem de terror, policiais, suspense ou noir. E confesso (mais uma vez) que eu ficava esperando as sextas (inicialmente, depois mudou para sábado)para assistir a cada um deles...(que meus pais permitissem...).

"A Noiva de Frankenstein" foi lançado em 1935 e vem em sequência ao filme "Frankentein" de 1931. O filme de 31 foi inspirado no livro de Mary Shelley, que apesar de algumas propagandas enganosas, nunca foi realmente adaptado na integra. Em especial a criatura e seu relacionamento com o Doutor (este sim Frankenstein) é o que mais difere do romance. 

A produção é considerada uma das melhores sequências de filmes do cinema, introduzindo humor negro e permitindo ao ator Boris Karloff desenvolver e demonstrar melhor os sentimentos da criatura.

O título induz a uma confusão intencional entre as personagens da noiva do Doutor Frankenstein e a da criatura, levando a audiência a acreditar que fossem a mesma, inclusive porque nos letreiros iniciais aparece o sinal de interrogação (?) na parte em que deveria constar o nome da atriz que interpreta a criatura fêmea, garantindo a surpresa final.

A Noiva de Frankenstein foi refilmada em 1985, como "A Prometida". E é uma refilmagem pobre, que não faz jus ao original. Uma nova versão está programada para 2019...

Seguido por "O Filho de Frankenstein".


A história...


...Dr. Henry Frankenstein e seu monstro voltam a se encontrar, pois a criatura não estava morta como todos inicialmente acreditavam. O pesquisador planeja parar suas demoníacas experiências mas tem sua curiosidade aguçada quando um antigo professor seu, o louco Doutor Pretorius, lhe diz que também teve sucesso em criar vida artificial. 

Frankenstein segue Petrorius até o laboratório, onde este lhe revela suas experiências, criando vida humana como se fossem sementes. Petrorius lhe mostra várias redomas de vidro com suas criações: diminutos homúnculos, que simulam rei, rainha, bispo e o diabo, dentre outros.

O doutor Pretorius quer a ajuda de Henry Frankenstein para criar uma criatura fêmea, mas este se recusa. Quando Pretorius se encontra com a criatura, que agora fala, bebe e fuma graças à convivência com um ancião cego e que vivia isolado nas montanhas, ele a convence a se juntarem para que a experiência seja realizada. 

Assim, Petrorius e a criatura seqüestram a esposa de Henry, fazendo com que ele concorde em ajudá-los na nova criação: a companheira do monstro.

Aqui está o link para assistir: 



Nenhum comentário

Imagens de tema por graphixel. Tecnologia do Blogger.