Animação em Foco: OS PIRATAS DAS ÁGUAS SOMBRIAS (1991)


Os Piratas de Águas Sombrias (The Pirates of Dark Water) é um desenho animado pouco conhecido da Hanna-Barbera, teve apenas 2 temporadas com um total de 21 episódios produzidos entre 1991-1993. Infelizmente, acabou sendo cancelada devido a baixa audiência. A animação foi criada por David M. Kirschner mais conhecido pelos filmes animados do ratinho Fievel e da franquia Brinquedo Assassino. 

Aqui no Brasil, esta animação foi apresentada primeiramente pela TV Globo, depois pelo SBT e mais tarde pelos canais pagos: Cartoon Network e Boomerang.

Possui também uma versão em quadrinhos publicada nos EUA pela MARVEL. Mas depois virou um jogo para Super Nintendo e Sega Mega Drive tendo os personagens: Tula, Ren e Ioz. Onde eles enfrentam vários piratas.

A historia se passa no mundo de Mer, um mundo com 20 mares e uma fauna bastante diversa, desde macacos voadores a gigantescas serpentes marinhas conhecidas como leviatãs. O mundo de Mer é composto de muitas ilhas e uma grande quantidade de piratas, mas o mal que mais assola o planeta são as águas sombrias, uma substância negra que lembra petróleo, parece ter vida própria, inteligência e devora praticamente tudo em seu caminho.


Sinopse: O Planeta Mer não é mais como nos velhos tempos. As Pedras místicas foram espalhadas pela força maligna conhecida como “Água Sombria”, que consome tudo a sua volta. E o Reino de Octopon está dominado pelo maldoso pirata Bloth. A única esperança é o jovem guerreiro Ren que com seus amigos viaja pelos mares atrás dos treze tesouros. A tarefa não será fácil, e a turma de valentes aventureiros terá que enfrentar muitos monstros, vilões, mudanças climáticas e forças da natureza pelo caminho.

OBS: Durante os 21 episódios somente foram encontrados 8 dos 13 tesouros.

Episódio 01 - Difícil Tarefa (The Quest)
Episódio 02 - Desonra (Dishonor)
Episódio 03 - Separação (Break Up)
Episódio 04 - Traição (Betrayal)
Episódio 05 - Vitória (Victory)
Episódio 06 - Andorus (Andorus)
Episódio 07 - Uma Gota De Água Sombria (A Drop Of Darkness)
Episódio 08 - A Fera Do Sino (The Beast And The Bell)
Episódio 09 - Panaceia (Panacea)
Episódio 10 - Rei Niddler (King Niddler)
Episódio 11 - A Coleção (A Collection)
Episódio 12 - O Pequeno Leviathan (The Little Leviathan)
Episódio 13 - O Lutador Sombrio (The Darkdweller)
Episódio 14 - Discípulos Sombrios (The Dark Disciples)
Episódio 15 - Os Piratas Fantasmas (The Ghost Pirates)
Episódio 16 - O Senhor Dos Dragões (The Dragon Master)
Episódio 17 - Os Apostadores De Undaar (The Game Players Of Undaar)
Episódio 18 - A Praga Em Pandawa (The Pandawa Plague)
Episódio 19 - Irmã De Pirataria (Sister Of The Sword)
Episódio 20 - O Ladrão De Almas (The Soul Stealer)
Episódio 21 - Tesouro Vivo (The Living Treasure)

Personagens Principais:

Ren: O príncipe do reino de Octopon e protagonista principal, Ele tem uma espada quebrada que pertenceu a seu pai, o rei de Octopon. Até o início da segunda temporada, ele libertou uma metade do planeta a partir do Dark Water.
Niddler: Um macaco-pássaro uma vez que pertencia a Bloth, até que ele escapou com a ajuda do próprio Ren escapar do pirata Senhor. Ele nasceu na ilha de Pandawa. Ele é geralmente descrito como um pouco de ganancioso, mas sua habilidade de voar muitas vezes é utilizada para ajudar seus amigos.
Tula: Ela tem a capacidade de controlar os elementos biológicos da vida, bem como uma afinidade natural para a natureza e animais. Ela se apresenta como sendo uma simples garçonete, mas logo é revelado que ela é uma personagem com muitos segredos.
Ioz: Um pirata desonesto, ele junta-se com Ren inicialmente para a promessa de um tesouro. Ao longo das temporadas, seu personagem amadurece e se torna amigo de Ren, evoluindo para um protetor de fraternal valor para ele e, muitas vezes, arriscando a sua vida para a busca de Ren e os Tesouros. No entanto, ele ainda continua sua tentativa de enriquecer rapidamente, mas é na maior parte vencida.

Curiosidade: O game baseado no desenho, alcançou um relativo sucesso na época.

CURIOSIDADE: A HQ publicada pela MARVEL Comics apresentou uma aventura em seis partes.

Gostou da postagem?
Então junte-se a nós! Siga nosso blog e faça parte de nosso grupo no Facebook. 
Junte-se a família "Memória Magazine", inteiramente dedicada a relembrar coisas boas e curiosas do passado. Ajudando alguns a reviverem boas lembranças e outros a conhecer a origem do que se vê hoje nos quadrinhos, nas animações e nos filmes..




Um comentário:

  1. O game de Super Nes joguei na época, achei chato, um hack 'n slash tentando seguir nos sucessos da Capcom tipo Dungeons & Dragons, Knights of Round e Golden Axe da Sega. A versão para Mega drive é bem mais interessante, um side-scrolling de aventura estilo Strider com ótima movimentação/jogabilidade. Não sabia que a Marvel chegou a publicar quadrinhos, mas na abertura do game da Sega, percebi traços estilo John Buscema e Tony DeZuniga nas cutscenes..

    ResponderExcluir

Imagens de tema por graphixel. Tecnologia do Blogger.