Animação em Foco: POLE POSITION (1984)


POLE POSITION foi uma animação franco-americana criada pelo produtor francês Jean Chalopin, produzida pela DiC Entertainment em parceira com a Namco e lançada pela CBS no ano de 1984.
Teve apenas uma temporada com 13 episódios, exibidos nos EUA entre 15 de Setembro e 08 de Dezembro de 84. No Brasil, o desenho fez um certo sucesso e  marcou presença no SBT, sendo exibido em programas como Oradukapeta do Sergio Mallandro e no Bom Dia & Cia.
A animação em si foi uma grande ação de marketing da Namco para promover o lançamento de seu mais novo jogo, "Pole Position" para o Atari 5200. Vale lembrar que na década de 80 os games não desfrutavam de tanta popularidade e respeito quanto hoje. Logo, lançar um jogo ou um console novo no mercado não era algo fácil e exigia muito investimento em propaganda e marketing. Neste caso, a estratégia não deu muito certo e por isso o desenho foi cancelado com apenas uma temporada.


SINOPSE: Após o desaparecimento misterioso de seu pai em um acidente automobilístico, os jovens irmãos Dan, Tess e Daisy se vem na obrigação de continuar os negócios da família, o "Show de Acrobacias Pole Position", onde Dan e Tess realizam perigosíssimas manobras a bordo de Rodão (Rodie no original) e Wheels, respectivamente. Ambos os veículos contam com uma unidade de Inteligência Artificial que permite a cada um dos CPUs ter a sua própria personalidade.
Mas o "Show de Acrobacias" não foi a única herança assumida por Tess e Daisy. Ao assumirem o comando dos veículos, os dois irmãos secretamente herdaram também uma posição dentro de uma Força Secreta Governamental chamada Pole Position. Deste modo, orientados pelo seu tio, o Dr. Zachary, os dois jovens - ao lado de seus carros - combatem o crime, ao mesmo tempo em que buscam pelo pai desaparecido.


Mas se por um lado as aventuras não eram lá essas coisas, o mesmo não pode ser dito de seu tema de abertura. Um dos grandes trunfos de Pole Position é justamente sua música de abertura que diga-se de passagem está no TOP de: ThunderCats, Silverhawks, Ghostbusters, Dinosaucers e Jayce.

Infelizmente, ainda não consegui identificar nem o autor ou o intérprete da canção.

CURIOSIDADES:

  • Dublado pela  Herbert Richers, contou com as vozes de Armando Braga (Dan), Ângela Bonatti (Tess), Guilene Conte (Daisy),  Francisco José (Wheels), Márcio Simões (Rodão) e Dario Lourenço (Tio Zachary);
  • O jogo Pole Position que a Namco estava promovendo era esse:


  • A Dic Entertainment também foi responsável pelos desenhos Adventures of Sonic the Hedgehog, Sonic the Hedgehog, Sonic Underground, The Legend Of Zelda, Super Mario Bros Super Show e Super Mario World;


BÔNUS:


Informações Técnicas:
Título..........: Pole Position
Formato Vídeo...: xVid
Formato Áudio...: MP3
Idioma..........: Português
Tamanho.........: 170 Mb
Duração.........: 25 min
Resolução.......: 640 x 480
Uploader..........: Alex Spawn

Gostou da postagem?
Então junte-se a nós! Curta nosso blognossa página e nosso grupo
Junte-se a família "Memória Magazine", inteiramente dedicada a relembrar coisas boas e curiosas do passado. Ajudando alguns a reviverem boas lembranças e outros a conhecer a origem do que se ve hoje nos quadrinhos, nas animações e nos filmes...


3 comentários:

Imagens de tema por graphixel. Tecnologia do Blogger.