Falando em Série | OS WALTONS (1972)


Você que é das antigas, pode até não se lembrar do nome: "Os Waltons", mas, com certeza, deve se lembrar do "Boa Noite John Boy"; "Boa noite Mary Ellen" que marcava o término do episódio. Este foi um seriado que tocou corações e pode ser lembrado como um clássico da televisão que celebrava a força e a união familiar. Na época de seu lançamento, se tornou um fenômeno mundial, com grande popularidade nos Estados Unidos e em outros países, incluindo o Brasil, onde foi exibida pela TV Globo. Lembrou? Não conhece? Sem Problema! Fique conosco e desfrute deste emocionante viagem ao passado!


SINOPSE: A série segue a vida da família Walton, que vive em uma pequena comunidade rural na Virgínia durante a Grande Depressão e a Segunda Guerra Mundial⁽¹⁾. A família é composta pelo casal John e Olivia Walton, seus sete filhos e os pais de John, Zebulon "Zeb" Tyler e Esther Walton. A narrativa da série girava em torno da trajetória da família Walton, segundo a visão do rapaz chamado John Boy, que era quem iniciava o episódio. John Boy era o filho mais velho dos Waltons e sonhava em um dia se tornar um grande jornalista e escritor de livros.

A série começou mostrando os acontecimentos durante a depressão norte-americana de 1930, em meio a vida rural do estado da Virginia, na época da chamada Grande Depressão norte-americana. A Trama retratava a pobreza e as dificuldades que família enfrentava, como eles lutavam para manter a união e conservar os sonhos de cada um deles.


Em cada episódio desfilavam na telinha os problemas familiares, tais como: crescimento dos filhos, casamento, escola, emprego, universidade, envelhecimento, doença, morte, entre outros, sempre com grande seriedade e também dramaticidade. As histórias das primeiras temporadas narravam a trajetória da família e suas dificuldades, focado principalmente no crescimento dos filhos.

Com o decorrer das temporadas outros acontecimentos vão tomando parte da vida da família. Os filhos vão crescendo, o mundo se envolvendo com a guerra, que vai afetando toda a família, principalmente quando os quatro filhos se alistam para lutar na Segunda Guerra Mundial. Depois mostram os acontecimentos do pós-guerra, suas consequências na vida de toda a família e suas sequelas.




A família era composta pelo pai John, por sua esposa Olivia e seus sete filhos, além da vovó e do vovô Walton. Eles tinham uma pequena serraria e viviam de um pequeno ganho de suas árvores que eles retiravam da Montanha Walton, pertencente à família. Além dos personagens que compunham a família, a série mostrava os habitantes locais como o proprietário do armazém, que também servia como um correio local, pertencente ao casal Ike e Cora Beth Godsey.

O marido Ike era um sujeito simplório, de bom coração e contente com a vida simples que levava, mas sua mulher Cora Beth vivia fantasiando em um dia se tornar uma grande dama da sociedade. Havia também o xerife da cidade chamado Ep Bridges e as incríveis irmãs Baldwin, duas solteironas que fabricavam às escondidas uma espécie de aguardente, que era muito apreciado pelos homens daquela localidade.

Em alguns episódios participava uma trabalhadora negra chamada Verdie Foster e também um ladrão de galinhas conhecido por Yancy Tucker, entre outros. A cidade ficava próxima de Rockfish, mas também freqüentemente era mencionada uma outra cidade próxima chamada Charlottesville, todos no estado da Virginia.


Basicamente uma série do gênero drama familiar, criada por Earl Hammer, Jr. e baseada em seu livro "Spencer´s Mountain" e também num filme de mesmo nome, de 1963, estrelado por Henry Fonda e Maureen O´Hara. 

The Waltons foi produzida pela Lorimar Productions, e distribuída pela Warner Bros. Domestic Television Distribution. No Brasil a série foi exibida na Faixa Nobre da Rede Globo em 1974 nas segundas-feiras. No ano seguinte ocupou o horário dos sábados à tarde da emissora, até o ano de 1982. Em 1985 a TV Record exibiu as duas primeiras temporadas. Recentemente a Rede Brasil havia adquirido os direitos de exibição. 

Foram ao todo 9 temporadas (210 episódios),  além de 7 filmes para TV, exibidos entre os anos de 1972 e 1981.

Os executivos da Lorimar Television trabalharam para enfatizar dois pontos na série: o local onde a história se passava (as montanhas Blue Ridge) e o período em que ela ocorria (a grande depressão), com isso, eles conseguiram transmitir ao público exatamente o clima que buscavam, uma nostalgia e sentimentalismo muito fortes, apoiados pela trilha sonora sempre exuberante de Jerry Goldsmith.






Elenco: Ralph Waite (John Walton [temporadas 1–9]), Andrew Duggan (John Walton [filme piloto]), Michael Learned (Olivia Walton [temporadas 1–8]), Patricia Neal (Olivia Walton [filme piloto]), Will Geer (Zebulon Tyler “Vovô” Walton [temporadas 1–6]), Edgar Bergen (Zebulon Tyler “Vovô” Walton [filme piloto]), Ellen Corby (Esther “Vovó” Walton [temporadas 1–5; 7]), Richard Thomas (John “John Boy” Walton, Jr. [temporadas 1–5/convidado na 6]), Robert Wightman (John “John Boy” Walton, Jr. [temporadas 8 e 9]), Jon Walmsley (Jason Walton [temporadas 1–9]), Judy Norton Taylor (Mary Ellen Walton [temporadas 1–9]), Mary Elizabeth McDonough (Erin Walton [temporadas 1-9]), Eric Scott (Ben Walton [temporadas 1-9]), David W. Harper (Jim-Bob Walton [temporadas 1-9]), Kami Cotler (Elizabeth Walton [temporadas 1-9]), Ronnie Claire Edwards (Corabeth Walton Godsey [temporadas 3-9])

Dublagem: Herbert Richers (RJ) [Celso Vasconcelos e Nilton Valério {John Boy}; Jorgeh Ramos {John Walton}; Gualter de França {John Walton}; Silvio Navas {John Walton}; Selma Lopes {Livie Walton}; Sumara Louise {Livie Walton}; Nair Amorim e Adalmária Mesquita {Mary Ellen}; Miriam Theresa e Viviane Farias {Erin e Elizabeth}; Luis Manoel {Jim Bob e Ben}; Armando Braga {Jim Bob}; Ênio Rodrigues {Ben}; Magalhães Graça e João Jacy {Zeb Walton}; Lucia Delor {Esther Walton}; Luis Manoel, Jorgeh Ramos, Nilton Valério e Sumara Louise {direção}

Filmes Para TV
“A Wedding on Waltons’ Mountain” (22/02/1982);
“Mother’s Day on Waltons’ Mountain” (09/05/1982);
“A Day for Thanks on Walton’s Mountain” (22/11/1982);
“A Walton Thanksgiving Reunion” (21/11/1993);
“A Walton Wedding” (12/02/1995);
“A Walton Easter” (30/03/1997).

Prêmios
A Família Walton – Emmy do Primetime 1973 (Melhor Série Dramática);
Richard Thomas – Emmy do Primetime 1973 (Melhor Ator em Série Dramática);
Michael Learned – Emmy do Primetime 1973/74/76 (Melhor Atriz em Série Dramática);
Ellen Corby – Emmy do Primetime 1973/75/76 (Melhor Atriz Coadjuvante);
Will Geer – Emmy do Primetime 1975 (Melhor Ator Coadjuvante);
Beulah Bondi – Emmy do Primetime 1977 (Melhor Atriz Convidada de uma Série).


CURIOSIDADES:
  • No primeiro episódio da série, a família se reúne para ouvir o rádio e o programa é o The Edgar Bergen and Charlie McCarthy Show. É uma referência a Bergen, que interpretara Zeb Walton no filme piloto da série. Edgar Bergen foi um famoso ventriloquo de programas radiofônicos.
  • Após encerrar seus estudos escolares, John Boy entra para a fictícia Universidade Boatwright de Charlottesville. Ele mais tarde vai para Nova Iorque para trabalhar como jornalista. Richard Thomas, o original John Boy, deixou a série em 1976 para tentar outros papéis, sendo que sua despedida foi ao ar em 17/03/1977. Posteriormente, fez duas participações como astro convidado antes que o papel fosse passado para o ator Robert Wightman.
  • As irmãs Baldwin viviam como mãe e filha. Em 1962, duas irmãs semelhantes apareceram em um episódio da série The Andy Griffith Show.
  • Durante um discurso de janeiro de 1992, o ex-presidente George H. W. Bush mencionou que desejava fazer da família americana mais próxima dos Waltons e mais distante dos Simpsons. Em um comercial, Bart Simpson respondeu que “Nós somos como os Waltons. Nós também oramos para a Depressão americana terminar”;
  • A cidade da Montanha dos Waltons foi construida nos estúdios da Warner Bros. em Burbank, California, tendo sido disfarçada para parecer uma montanha da Virgínia. A casa dos Waltons ainda é usada como cenário pela Warner Brothers. Ele aparece na série Gilmore Girls, por exemplo;
  • Durante a temporada de 1976/77, a Vovó Esther Walton não apareceu porque a atriz Ellen Corby sofreu um derrame, fato real que foi trazido para a história da família fictícia. Em meados de 1978, Corby e Will Geer retornam com a Vovó recuperada;
  • Em setembro de 1978, foi revelado que o Vovô havia morrido (o ator Will Geer morreu durante o intervalo de verão). Em episódios seguintes, a Vovó foi tendo uma dificuldade crescente para se locomover e falar;
  • Nos anos seguintes da história, muitos dos filhos dos Waltons casaram e começaram suas próprias famílias;
  • A Segunda Guerra Mundial afetou bastante a família. Todos os quatro filhos homens se alistaram para a Guerra. O marido médico de Mary Ellen, Curtis “Curt” Willard, foi para Pearl Harbor, onde foi dado como morto pelo ataque dos japoneses em 1941. Anos depois, Mary Ellen investiga sua morte e o descobre ainda vivo (interpretado por outro ator), mas ainda com sequelas dos ferimentos e já com outro nome. Foi a última vez que esse personagem apareceu no programa;
  • O segundo John Boy (Robert Wightman) aparece em um episódio chamado “The Waiting”, que conta a sua vida como militar e a sua recuperação no hospital. Sua mãe, Olivia (Michael Learned), é voluntária do hospital. Depois é acometida de tuberculose e vai para um sanatório no Arizona. A prima dela, Rose Burton (Peggy Rea), se muda para a casa dos Walton para ajudar a cuidar da mesma na ausência. Dois anos depois, John se muda para o Arizona para ficar perto de Olivia;
  • O ator Ralph Waite morreu no dia 13/02/2014, aos 85 anos em sua casa de Palm Desert, na Califórnia. Segundo seu agente, o ator não enfrentava problemas de saúde;
  • Ellen Corby foi obrigada a sair da série em 1979 depois que sofreu um acidente; 
  • O ator Will Geer faleceu em 1978, com isso seu personagem, o Vovô Zeb, também teve que morrer na série; 
  • John Ritter que interpretava o personagem do Reverendo Matthew Fordwick também deixou o programa mais cedo, sua ausência foi explicada com a ida do Reverendo para o exército.

Gostou desta postagem???

Então junte-se a nós! Siga nosso blog e faça parte de nosso grupo no Facebook. 
Junte-se a família "Memória Magazine", inteiramente dedicada a relembrar coisas boas e curiosas do passado. Ajudando alguns a reviverem boas lembranças e outros a conhecer a origem do que se ve hoje nos quadrinhos, nas animações e nos filmes.. 

Talvez também se interesse por: 

Imagens de tema por graphixel. Tecnologia do Blogger.