Falando em Série: CHAPARRAL (1967-1971)


CHAPARRAL (The High Chaparral) é, entre outras coisas, outra série também criada por David Dortort (1916-2010), criador de BONANZA E O HOMEM DE VIRGINIA. Sendo que esta série surgiu como uma resposta de Dortort às críticas que Bonanza gerava na forma como os relacionamentos familiares eram tratados. Bonanza recebeu diversas críticas na época por "negligenciar a realidade". Por isso, em 1967, Dortort lançou Chaparral, uma série western que apresentava uma relação conflituosa entre pai e filho, a qual afetava os demais membros da família. Ou seja, enquanto Bonanza mostrava uma família em perfeita harmonia, Chaparral ousou trazer as desventuras da família Cannon em total descontrole, com figuras arrogantes, bêbadas e deprimidas.

O seriado foi criado em 1967 pela rede de TV americana NBC, impulsionada pela enorme  popularidade dos programas de faroeste na década de 60. Teve 98 episódios que foram filmados entre os anos de 1967 e 1971. Mesmo sofrendo com a forte comparação com as outras séries do gênero, ainda assim Chaparral alcançou um grande sucesso em todo mundo.
Um dos destaques do seriado eram as belas paisagens, filmadas em locações externas no próprio Arizona, diferente de Bonanza que teve a maior parte de suas imagens gravadas em estúdio.



SINOPSE: A trama gira em torno do ex-oficial da Guerra da Secessão John Cannon, apelidado de “Big John”, que resolve se instalar no Arizona depois de findo o conflito, comprando o rancho Rivera nas proximidades de Tucson. Vão com ele seu irmão Buck, sua esposa Annalee e seu filho Billy. No entanto, a região é perigosa e sua esposa é morta por um ataque dos apaches. Além disso há a disputa com o rancheiro Don Sebastian Montoya, que possui muitos homens e cobiça as terras de Big John.
Big John não desiste e decide continuar com sua família naquelas terras. E procura entrar em acordo com Don Montoya. Algum tempo depois, já por volta de 1870, ele se casa com Victória, filha do rancheiro. Seu cunhado Manoelito, que não se dá bem com o pai, resolve ajudar Big John e a irmã a administrar o rancho e fica morando com o casal. A partir daí Big John e a família continuarão lutando com as dificuldades, enfrentando os índios, bandoleiros e fazendeiros inescrupulosos e gananciosos. Com certeza uma ótima trama que foi muito bem explorada na época.


No Brasil a série Chaparral  foi transmitida em 1969 pela na TV Excelsior. No final da década de 1970,  foi exibida na Record na extinta Sessão Bang Bang. Voltou a programação da emissora na década de 1980. Também foi mostrada pela TV Bandeirantes, que redublou o seriado na Herbert Richers. Na década de 1990 a série passou a ser transmitida pelo canal por assinatura Tele uno;
Em 2007 retornou pelo canal por assinatura TCM contendo uma redublagem realizada pela VTI, a mesma usada no canal GNT, onde também foi reprisada e permaneceu na grade até 2009. Depois disso só saudades!


CURIOSIDADES:
  • O ator Mark Slade, intérprete de Billy Blue Cannon, deixou o elenco na terceira temporada. Segundo Dortort em entrevistas, a saída do ator foi determinada pela produção, que acreditava que Slade já tinha passado da idade para interpretar um jovem em conflito de gerações com o pai. Na história, Billy Blue deixa o rancho para estudar fora. Mas apesar da preocupação em justificar a saída de Blue, a informação não chegou a ser mencionada nos episódios. Em seu lugar, entrou o ator Rudy Ramos, que interpretou Wind, um mestiço de índio com ideias próprias sobre como deve se comportar ou se relacionar com as pessoas.
ELENCO:
Leif Erickson..."Big" John Cannon
Cameron Mitchell...Buck
Mark Slade...Billy Blue
Joan Caulfield...Annalee, primeira esposa de Big John
Linda Cristal...Victória
Henry Darrow...Manolito

DUBLAGEM:
"Big" John Cannon - Astro Gill Filho (1ªT), Francisco Borges(2ªe 3ªT).
Victória - Áuria Maria
Buck - Flavio Galvão
Billy Blue - Marcelo Gastaldi
Sebastian Montoya - Xandó Batista
Manolito - Winson Ribeiro
San Blut - Gilberto Baroli
Narrador - Carlos Campanile


BÔNUS:

Gostou da postagem?
Então junte-se a nós! Siga nosso blog e faça parte de nosso grupo no Facebook.
Junte-se a família "Memória Magazine", inteiramente dedicada a relembrar coisas boas e curiosas do passado. Ajudando alguns a reviverem boas lembranças e outros a conhecer a origem do que se ve hoje nos quadrinhos, nas animações e nos filmes...



Nenhum comentário

Imagens de tema por graphixel. Tecnologia do Blogger.