Baú de Revistas: STAN LEE RECRIA O UNIVERSO DA DC COMICS (2001)


Em 2001, as Comic Shops americanas receberam em suas prateleiras a icônica maxi-série em 12 edições, chamada Just Image Stan Lee Creating DC Universe. Uma aventura nos moldes do "What If..." da Marvel, sendo que desenvolvida pelo "Cara" dos quadrinhos, Stan Lee para a editora concorrente, DC Comics.

Vale lembrar que em 2001 a Casa das Ideias estava falindo e "O Cara" chegou até a processar a editora por conta de falta de pagamentos de direitos autorais. Talvez por isso, ele tenha sido convidado  pela DC Comics para reimaginar o Superman, Batman, Mulher-Maravilha, Flash, Lanterna Verde e outros personagens.

A premissa era de imaginarmos um universo onde Stan Lee (re)escreveria os maiores personagens da editora, como se fossem dele mesmo. Quando anunciaram, eu não acreditei: Stan Lee? DC Comics? Bom, quem nunca imaginou o "criador" da Marvel trabalhando para a editora rival. Eu e a maioria dos fãs, ficamos empolgados, numa expectativa imensa. Parecia uma ótima ideia, já que o homem não escrevia há tanto tempo, era tudo que os fãs de quadrinhos queriam ver acontecer. E de "bônus", cada edição contava ainda com a participação de outros nomes de peso dos quadrinhos Joe Kubert, John Buscema, Dave Gibbons, Jerry Ordway, Kevin Maguire, Jim Lee… só fera!

O problema é que, ao menos pra mim, ficou tudo na boa ideia, porque algumas das versões que ele fez foram um pouco decepcionantes. Entenda, não descarto a obra, e admito que me diverti acompanhando esse "exercício de criatividade". Então, por favor, não deixe de ler a série, por conta de minha modesta opinião.

Ao reler noto que tudo parece ter sido criado pelo Stan Lee, lá nos anos 60. E agora sinto que o objetivo proposto pela série era esse mesmo. Uma espécie de volta no tempo, com gângsters, lutadores de luta-livre, experimentos científicos de fundo de quintal, etc. Aquele tipo de coisa tão comum nos primeiros personagens da Marvel.

No Brasil, a publicação chegou a ser lançada pela Abril, que não lançou todas as revistas (apenas seis das treze edições), unicamente os principais heróis (Superman, Batman, Mulher-Maravilha, Flash e Lanterna Verde) e da Liga da Justiça. Confira abaixo todas as capas e um breve resumo de suas histórias.


SUPERMAN - STAN LEE e JOHN BUSCENA
a HQ foca na história de Salden, um dos membros mais fracos da Polícia Kryptoniana. Ele consegue capturar um perigoso criminoso em um laboratório de teletransporte, mas o rival os acaba os levando para a Terra. Os dois acabam descobrindo que contam com novos poderes como super força e super velocidade. Vendo os problemas do planeta, Salden decide ficar e vira o Superman. O herói de Lee não voa e, para compensar isso, ele dá grandes saltos.
BATMAN - STAN LEE e JOE KUBERT
Wayne Williams – um homem negro, pobre, que é preso por um crime que não cometeu. Na prisão, ele conhece um cientista chamado Frederick Grant que o ensina a desenvolver sua mente e, também, a fortalecer seu corpo. Após ser libertado, ele vai atrás da gangue que o colocou na cadeia e, como precisa de dinheiro, vira um lutador de luta-livre com o nome de Batman. Rapidamente ele vira um sucesso de público e, com o dinheiro, encontra Grant e o torna seu parceiro: ele luta contra o crime e Grant cria as armas necessárias para isso.
MULHER-MARAVILHA - STAN LEE e JIM LEE
Nesta história conhecemos Maria Mendoza, uma ativista que protesta contra a escavação de uma antiga área Inca perto de sua casa realizada por uma grande corporação. O CEO acaba encontrando um antigo poder e se transforma em um demônio, viajando para Los Angeles para começar sua dominação mundial. Maria, por sua vez, encontra o cajado do Manco Inca e ganha os poderes do Deus Sol. Ela vai até Los Angeles para destruir a rival e assumir o nome de Mulher-Maravilha.
LANTERNA VERDE - STAN LEE e DAVE GIBBONS
Um professor chamado Len Lewis procura “a árvore”, um artefato conhecido como Yggdrasil nas lendas nórdicas e árvore do conhecimento no cristianismo. Ele encontra a planta na África e, por conta disso, é baleado e é deixado à própria sorte. Porém, a árvore o encontra e lhe dá poderes – tornando-o a lanterna desta época obscura.
FLASH - STAN LEE e KEVIN MAGUIRE
Mary Maxwell é uma estudante universitária e tem um pai cientista. Infelizmente, esta jovem tem uma doença mortal que, aos poucos, tira sua vida. Um dia, inimigos envolvidos no passado de seu pai o encontram e o matam e, antes de morrer, ele injeta o DNA de um beija-flor em Mary para salvá-la. Acima de tudo, o soro lhe dá super velocidade e ela começa a se chamar de Flash.
ROBIN - STAN LEE e JOHN BYRNE
Desta vez, Lee coloca o tradicional parceiro do Batman como um vilão. Ele trabalha para o Reverendo Darrk – que é o principal vilão da série. Ele é enviado para matar Wayne Williams, o Homem-Morcego desse universo. 
STAN LEE e SCOTT McDANIEL
Aqui temos o biologista marinho Ramon Raymond que realiza experimentos com o DNA de golfinhos e decide ser sua própria cobaia em sua busca para encontrar uma solução para humanos respirarem embaixo d’água. Porém, quando começa a nadar, ele descobre que pode se transformar em água. 

STAN LEE e CHRIS BACHALO
a supermodelo Joanie Jordan e seu gato, Ebony, que são atingidos por uma estranha luz verde – criando uma ligação entre eles. Jordan fica com habilidades de gatos, incluindo super agilidade, sentidos aguçados e garras.
STAN LEE e WALT SIMONSON
o astronauta Larry Wilton, que está em uma missão para investigar uma das luas de Saturno. Enquanto está investigando o local fora da nave, ele é abandonado a própria sorte pelo seu colega Bryan Bleier. De repente, uma névoa verde o envolve e uma garota chamada Melana lhe dá os poderes do Sandman. 



STAN LEE e GARY FRANK
o herói é um agente da Interpol chamado Robert Rogers que trabalha ao lado da bela Carla Noral. Um dia, um fakir morrendo nas ruas lhe dá o poder de se transformar em um monstro gigantesco. 

STAN LEE e JERRY ORDWAY
O Reverendo Darkk, que aparece de alguma forma nas HQs dos principais heróis, tenta convocar um vilão para conquistar o mundo. A HQ conta com a participação de personagens como Patrulha do Destino e Adam Strange.  

STAN LEE e JOHN CASSADAY
A HQ mostra a segunda grande reunião do universo Just Imagine de Stan Lee e finaliza a série. Um outro artefato inca é roubado e a Mulher-Maravilha convoca os heróis para investigar o mistério e Sandman explica que o mestre de Darrk, Crisis, o Senhor dos Sonhos, quer juntar a Terra com o Mundo dos Sonhos.    


STAN LEE e MICHAEL USLAN
Nesta edição os heróis são entrevistados e nos contam suas origens e alertam sobre a ameaça de Darrk. Também contém perfis de cada herói e do Reverendo Dominic Darrk.

Uma curiosidade é que além de dar seu toque pessoal, Stan Lee também fez uma brincadeira em suas criações e mudou o nome dos principais personagens para que nome e sobrenome começassem com a mesma letra, assim como fez com Peter Parker, Reed Richards e J. Jonah Jameson no universo Marvel. Então, Bruce Wayne, por exemplo, virou Wayne Williams.



BÔNUS: Clique AQUI e baixe as 13 edições de Just Image Stan Lee Creating DC Universe



Gostou da postagem?

Então junte-se a nós! Siga nosso blog e faça parte de nosso grupo no Facebook. 
Junte-se a família "Memória Magazine", inteiramente dedicada a relembrar coisas boas e curiosas do passado. Ajudando alguns a reviverem boas lembranças e outros a conhecer a origem do que se ve hoje nos quadrinhos, nas animações e nos filmes.. 

3 comentários:

Imagens de tema por graphixel. Tecnologia do Blogger.