Papo de Cinema | QUANDO OS DINOSSAUROS INVADIRAM AS TELAS!!

 Como ninguém gosta de ficar exposto, vou expor a mim mesmo! Quando garoto eu 'caçava' filmes com dinossauros! Sei que alguns mais jovens pensam que JURASSIC PARK é que deu origem a 'febre', mas fiquem sabendo que os dinossauros invadiram as telas de cinema há muitos anos atrás! A partir daí, passamos a ser perseguidos por estes animais extintos de diversas maneiras. Nossa matéria volta no tempo e mostra exatamente quando os dinossauros invadiram as telas e você esta convidado a vir conosco! Vamos? 





Pode ser que tenha passado despercebido, mas somos perseguidos desde a infância por estes répteis pré-históricos. Em chocolates, animações, séries, filmes de cinema e filmes de TV. Abaixo colocamos algumas imagens que muitos reconhecerão e concordarão quando falamos em 'perseguição'...



Já disse uma vez que sou um fã viciado em ficção cientifica, em especial histórias que envolvem o tempo. E o cinema descobriu um filão nestas feras pré-históricas. Curioso é que a primeira produção envolvendo dinossauros teve por base os quadrinhos...Mas, não quadrinhos como os que conhecemos agora, eram mais cartoons ou ilustrações como pode-se ver abaixo:




Os 'quadrinhos' eram chamados "Prehistoric Peeps" e o curta lançado em 1905, tinha o mesmo titulo. No curta, um cientista pega no sono e começa a sonhar. No sonho ele acorda em uma caverna e um dinossauro passa a persegui-lo. Ele (convenientemente) esta armado com um revolver, porém as balas não surtem efeito no monstro. A perseguição continua na superfície, até que o cientista encontra um bando de mulheres pré-históricas. Porém, outros monstros aparecem e todos fogem. No mundo real, a esposa do cientista o encontra dormindo e o acorda com o velho truque de jogar uma jarra de agua em seu rosto...(pena não termos o curta!)


Mas, o sucesso viria 9 anos depois! Em 1914 foi lançado "Gertie, o Dinossauro", que teve a honra de se tornar a primeira animação envolvendo dinossauros. O interessante é que a produção envolve "atores" em carne e osso e animação. Na história, um grupo de escritores e um desenhista vão ao museu de história natural. Diante do esqueleto de um dos dinossauros, alguém desafia Winsor McCay (o desenhista) a fazer com que o animal vivesse novamente em animação. O desafio foi aceito e o resultado é o filme/animação com cerca de 13 minutos (com direito à dança...). Este nós temos o filme!






Dois meses depois, seria lançado o primeiro filme (mais longo) em live-action envolvendo dinossauros e que é considerado uma maravilha de imaginação (para a época): "Brute Force" (Força Bruta). Mas, não ria! O filme de DW Grifitth, tem a origem da ideia do mosquito preso em âmbar e efeitos utilizados nos dinossauros que seriam usados pelos próximo 60 anos!! 


A história reflete seu tempo: Harry Falkner, vai a uma festa acompanhado de sua namorada Priscila. Mas, no final ela sai acompanhada de um outro cara! Aparentemente entre os convidados há estudiosos das eras passadas e o próprio Falkner talvez o seja, pois desolado (e meio bêbedo após apenas um drinque) senta-se na cadeira e começa...a ler um livro. O filme era daqueles que utilizavam o sistema de cartões que contavam a história e neste momento aparece um que diz: "Oh, aqueles velhos tempos da força bruta, onde os casamentos eram decididos pela captura!" (se referindo ao suposto costume pré histórico de capturar as mulheres e as levar pelos cabelos para sua caverna...). 


A partir deste momento temos 20 minutos de fantasia de homens das cavernas bastante padrão. Porém, a coisa muda após 6 minutos de exibição, quando aparece uma cobra gigante! Aos 7:13 aparece uma besta de pesadelos!! Um 'jacarossauro' algo que parece uma mistura de jacaré, com asas de morcego e uma espécie de alegoria na cabeça...




Mas, acalmem-se! O pesadelo ainda não terminou! Aos 9:10 minutos de exibição, finalmente temos a estreia que tanto esperávamos! Aparece um ceratossauro!! Algo extraordinário para a época. Era o ponto máximo dos efeitos especiais! Feito com a técnica stop-motion, que conforme já informamos, seria utilizada pelos próximos 60 anos! Claro, que com algumas atualizações na técnica...Vejamos o 'bichão' na imagem abaixo: 




Sim, temos o filme completo! Mas existem dois pequenos poréns: o letreiro esta em italiano sem legendas em português (dá para entender tranquilamente) e a musica de fundo foi trocada (ou não havia som nenhum) e foi colocada uma musica mais contemporânea. 




Pode não parecer grande coisa para voce agora, porém em 1914 foi um sucesso e 'acendeu a faísca' em torno do assunto. Assim em 1915, o gênio dos efeitos especiais (chamado então FX) da época Willis O'Brien foi contratado para fazer seu primeiro filme. O filme era: "The Dinosaur and the Missing Link: A Prehistoric  Tragedy", algo como "O Dinossauro e o Elo Perdido: Uma Tragédia Pré-Histórica"


Se temos o filme? Claro que sim! Mas, não temos legendas! Mas ainda assim dá para entender




Estes são os filmes que deram inicio a era dos dinossauros nas telas e que inclusive acabaram por causar toda a propaganda que chamamos atenção no inicio da postagem. Claro que voltaremos a falar um pouco mais sobre os dinossauros, sua influência e decadência no cinema. Aguardem que em breve voltaremos ao assunto...






Gostou da postagem?

Então junte-se a nós! Siga nosso blog e faça parte de nosso grupo no Facebook. 

Junte-se a família "Memória Magazine", inteiramente dedicada a relembrar coisas boas e curiosas do passado. Ajudando alguns a reviverem boas lembranças e outros a conhecer a origem do que se vê hoje nos quadrinhos, nas animações e nos filmes...

Abaixo estão alguns links que talvez sejam de seu interesse:


Nenhum comentário

Imagens de tema por graphixel. Tecnologia do Blogger.