Papo de Cinema | JOGOS DE GUERRA (WarGames) - 1983
Em mais um PAPO DE CINEMA, vamos à saudosa década de 80 quando criatividade e cultura jorravam abundantes em todos os seguimentos do entretenimento, fosse música, livros, animações e como neste caso, no cinema. JOGOS DE GUERRA, o filme onde um jovem "hacker" consegue quebrar no sistema do Departamento de Defesa dos EUA, e que sem querer, inicia um conflito, que pode levar à Terceira Guerra Mundial. Um longa brilhante e muito envolvente. Matthew Broderick (Curtindo a Vida Adoidado) e Ally Sheedy (Clube dos Cinco) estrelam este emocionante suspense cheio de ação e aventuras "tecnológicas". Sem mais delongas, vamos ao post!
SINOPSE: O hacker David Lightman (Broderick) pode entrar nos mais avançados sistemas de segurança, desvendar o código secreto mais intrincado e vencer os jogos de computador mais avançados. Mas, quando ele acidentalmente entra no computador de guerra do Departamento de Defesa, ele inicia um confronto de proporções mundiais – a 3ª Guerra Mundial! Com sua colega (Ally Sheedy) e um mago da tectação (John Wood), David tem que correr contra o tempo para vencer seu oponente e impedir um Armagedom nuclear.
Título Original: WarGames
OPINIÃO:
O interessante em rever filmes da década de 80 que envolvem computadores e/ou tecnologia é notarmos o quanto a ciência evoluiu no decorrer dos anos. E, obviamente, não vou negar, "Jogos de Guerra" é um filme datado, completamente ultrapassado, podendo ser facilmente indicado como peça de museu. O mote principal da trama é alertar a humanidade sobre o risco de uma 3ª Guerra Mundial. Porém, apesar de uma aparente falta de originalidade e uma óbvia falta de "efeitos pirotécnicos" para presnder a audiência, o longa consegue surpreendentemente cativar a assistência. Na minha opinião, dado a competente narrativa do roteiro e as atuações despretensiosas e convincentes dos jovens astros em tela, esta obra possui mérito e status de cult.
Apesar de ser uma obra "juvenil", o roteiro trás claramente a presença do medo da época de ocorrer uma guerra nuclear, envolvendo Estados Unidos e União Soviética. O filme tem uma clara mensagem desarmamentista, explicitada principalmente na "lição de moral" de seu final. Ou seja, ainda que "Jogos de Guerra" tenha um apelo comercial mais juvenil, a trama provoca uma séria reflexão sobre a fragilidade da paz global e da futilidade da guerra enquanto mecanismo viável de solução de problemas políticos. John Badham, diretor do filme surpreende positivamente com a condução do excelente roteiro e na manutenção do ritmo envolvente da narrativa. Mathew Broderick, em inicio de carreira, esbanja talento e carisma, enquanto posa de galã juvenil na telinha.
Concluo declarando que "WarGames" é uma divertida história de ação e conspiração internacional. Bem feito, tenso na medida certa, com bom roteiro, boas interpretações e boa direção. É um daqueles filmes que dá vontade de se rever de vez em quando. Nota: 7,5
CURIOSIDADES:
- O diretor original era Martin Brest, que chegou a rodar algumas cenas. Mas, foi logo desligado do projeto. Sendo então, substituído John Badham que assumiu a direção e manteve algumas cenas já rodadas, alterando o processo de fotografia do filme;
- Martin Brest após ser demitido de "WarGames", embarcou no projeto de um novo longa que ainda hoje é lembrado como um dos maiores sucessos da década de 80: "Um Tira da Pesada", estrelado por Eddie Murphy.
- A produção é estrelada por Matthew Broderick, em sua primeira atuação no cinema;
- Para compor o personagem, Mathew Broderick visitou estudantes de computação do "Academic Computer Center" de Seatlle. Utilizou também, por 60 dias, dois computadores para que ficasse familiarizado como o mundo da informática!
- Antes de rodar a cena em que David Lightman jogava Galaga, Matthew Broderick se preparou durante dois meses para que a cena fosse rodada da forma como era desejado;
- Como os produtores de Jogos de Guerra não conseguiram autorização para rodar cenas no NORAD ("Comando de Defesa Aeroespacial da América do Norte"), construíram um set de filmagens que o reproduzia. Este set foi o mais caro construído para um filme até aquela época, tendo custado US$ 1 milhão;
- O computador utilizado para conectar ao NORAD estava programado para que sempre aparecesse as palavras corretas, não importando qual tecla fosse digitada;
- Stephen Stills, da banda folk Crosby, Stills and Nash compôs uma canção para o filme, apropriadamente chamada "War Games". Existiu até um vídeo-clipe rolando na MTV, mostrando cenas do filme. Estranhamente, a canção não apareceu na versão final do filme. Não foi utilizada em momento algum! A música somente entraria no álbum denominado "Allies" gravado pelo trio no mesmo ano.
- O filme foi apresentado em 70 mm na tela curva do cine Metro-Boavista, em 1983, apesar de ter sido filmado em processo Panavision esférico convencional (35 mm ampliado).
Gostou da postagem?
Abaixo estão alguns links que talvez sejam de seu interesse:
- Papo de Cinema | OS 10 MANDAMENTOS (1956)
- Papo de Cinema| O GALANTE MR DEEDS (Mr. Deeds Goes to Town) - 1936
- PAPO DE CINEMA | O Último Guerreiro das Estrelas (The Last Starfighter) - 1984
- Papo de Cinema: O ÚLTIMO DRAGÃO (The Last Dragon) 1985
- PAPO DE CINEMA | O LADRÃO DE BAGDÁ (The Thief of Bagdad) - 1940
- PAPO DE CINEMA | "GRAND PRIX" (1966)
- Papo de Cinema | TEMPO ESGOTADO (Nick Of Time) 1995
Nenhum comentário