Neste PAPO FURADO vamos tentar mais uma vez resgatar um pouco da nossa infância, afinal por mais novo que você seja, certamente já jogou algum desses JOGOS DE TABULEIRO (também chamados de "board games", em inglês). Pode ser que eu esteja enganado, mas estes jogos na minha época, eram motivo de muita diversão. Fora que estimulavam a curiosidade e proviam muitas informações e cultura, principalmente entre crianças e adolescentes. E, nossos jogos favoritos fazem parte de nossa história, e é por isso que estamos trazendo essas preciosas lembranças, recordando 10 jogos que marcaram a infância de muitos de nós. Sem mais enrolação, boa diversão!
Em uma época onde a tecnologia não fazia parte da vida cotidiana da população, os Jogos de Tabuleiro eram considerados a melhor forma de entretenimento para grupos de amigos e familiares de todas as idades. E, ainda hoje (por incrível que pareça!), mesmo com tantas opções de jogos eletrônicos e aplicativos para celulares, esses antigos jogos, ainda são bastante vendidos e muito procurados. Particularmente, acredito que com eles, ainda temos a melhor opção de divertimento para se fortalecer os laços afetivos.
Papo Furado | TOP 10 BRINQUEDOS INESQUECÍVEIS (ESTRELA)
Poucos devem saber, mas os "board games" fazem parte do cotidiano das pessoas desde as primeiras civilizações conhecidas do mundo. No Egito antigo, por exemplo, chegaram a ser encontrados em tumbas jogos datados do ano 5000 a.C. Porém, o ápice da popularidade dos jogos de tabuleiro foi durante o século XIX. Nessa época, os jogos evoluíram para atender todas as necessidades de seu público.
A seguir, conheça nossa lista com os TOP 10 Jogos de tabuleiro inesquecíveis que continuam vivos nas mesas e na memória de muita gente.
01 - BATALHA NAVAL
Considerado um dos jogos de tabuleiro dos mais antigos e também um dos mais conhecidos. Teoricamente, suas origens apontam para soldados russos que teriam criado o jogo como passatempo na 1ª Guerra Mundial. Na versão original, dois adversários desenhavam, em folhas de papel, navios posicionados em um mar imaginário quadriculado. Ganhava quem descobrisse primeiro as coordenadas das embarcações do oponente. Em 1931, apareceu nos EUA a primeira versão comercial, ainda em papel, chamada Salvo. Durante a 2ª Guerra Mundial, em 1943, foi lançado o jogo com o nome que ficou mais conhecido nos EUA: Battleship. Em 1967, durante a Guerra Fria, veio a primeira versão de tabuleiro, com as clássicas maletinhas e navios de plástico encaixáveis – lançada no Brasil em 1988.
No jogo, 2 participantes devem tentar afundar o navio adversário dando somente coordenadas. O divertido é que nenhum dos dois sabe onde se encontram os navios e tudo deve ser feito com base na sorte e pensamento estratégico.
02 - BANCO IMOBILIÁRIO
O jogo original (“The Landlord’s Game”) foi criado pela norte americana, escritora e ativista politica: Lizzie Maggie. Supõe-se que ideia de Lizzie era usar o jogo como ferramenta lúdica para ensinar a teoria do economista Henry George sobre taxa simples e de criticar a política econômica dos Estados Unidos, em sua épóca. Vale lembrar que o mundo ainda sofria os terríveis efeitos da quebra da Bolsa de Nova York, em 1929.
Porém, foi Charles Darrow, um vendedor de sistemas de aquecimento desempregado que vivia em Germantown, Pensilvânia, quem fez a apresentação do jogo aos executivos da Parker Brothers, em 1934. A ideia seria de dar a oportunidade das pessoas se imaginarem investindo, já que o mesmo não era possível na vida real. Apesar de rejeitado inicialmente pela empresa, o jogo caiu nas graças do público imediatamente após seu lançamento individual por parte de Charles, o que fez os Parker´s reverem seu posicionamento e adquirirem o jogo ainda na década de 30. O novo jogo foi batizado de “Monopoly”. Mais tarde a empresa foi comprada pela Hasbro.
O jogo começou a ser vendido no Brasil em 1944, com o nome de Banco Imobiliário, em uma parceria entre a Estrela e a Hasbro, dona do jogo. Mais tarde, a Hasbro passou a vender no Brasil com o mesmo nome do americano (Monopoly). Ambas as versões são comercializadas até hoje.
O jogo consiste na compra e venda de propriedades como bairro, casas, hotéis, empresas, de forma que vença o jogador que não for à falência, ou o jogador que tiver mais propriedades compradas em mãos.
03 - WAR
O Jogo WAR, da GROW, foi desenvolvido e lançado no Brasil em 1971. O jogo tinha por base o RISK, dos Estados Unidos que, por sua vez, era baseado num jogo francês chamado La Conquête Du Monde (A Conquista do Mundo).
No princípio da década de 1970, o paulistano Gerald Reiss conheceu o Risk na Europa, e sugeriu a seus colegas da Escola Politécnica de São Paulo a criação de uma versão jogo, visto que no Brasil não existia algo do tipo. Então, em 1972, criaram e o batizaram de: "War" (GUERRA), ocorrendo a divulgação e distribuição no modo "porta a porta" nas lojas de brinquedos. A tiragem inicial se esgotou rapidamente. Com o dinheiro arrecadado, no mesmo ano fundaram a empresa Grow.
O jogo consiste num mapa do mundo dividido em seis regiões básicas, e cada jogador recebe uma carta que diz seu objetivo (que ele não deve revelar até conseguir realizá-lo). Com “exércitos”, os jogadores vão atacando os territórios alheios, e suas vitórias ou derrotas são decididas por dados. Ganha aquele que cumprir o objetivo definido no início do jogo. O interessante é que toda uma estratégia deve ser montada para conseguir esses objetivos, inclusive conquistar territórios que, a princípio, nada têm a ver com a meta final.
DETETIVE foi produzido originalmente na Inglaterra, em 1949. Seu criador foi Anthony E. Pratt que queria desenvolver um jogo onde todos os participantes realizassem investigações para desvendar o mistério de um crime.
No Brasil, a fabricante responsável pela sua distribuição é a Estrela, mas também é possível encontrar uma versão parecida com o nome de Clue, lançada pela Hasbro.
No jogo, os jogadores devem buscar pistas por uma cidade para solucionar um caso de assassinato. Com as provas, é possível apontar culpados ou inocentes.
Detetive oferece 6 personagens para escolha de cada jogador, são eles: Dona Violeta, Senhor Marinho, Dona Branca, Coronel Mostard, Professor Black e Srta. Rosa. No começo do jogo, as cartas de suspeitos, armas e cômodos devem ser embaralhadas para que os participantes peguem uma de cada.
A intenção é que os jogadores descubram as cartas dos outros participantes, através de anotações e pistas. Quanto mais pistas e informações, maiores são as chances para esclarecer o crime do jogo de tabuleiro Detetive.
O ‘Imagem & Ação’ é uma adaptação brasileira do jogo norte-americano ‘Pictionary’, que veio ao mundo em 1985. Seu criador é Robert Angel, um inventor de jogos e empreendedor que começou a produzir as primeiras versões em seu próprio apartamento, de maneira bem artesanal, e saía batendo de porta em porta nos vizinhos para vender as primeiras edições. Hoje o jogo é distribuído e licenciado em mais de 60 países e 45 línguas pela Mattel.
As regras de ‘I&A’ são muito simples. Os participantes são divididos em times (no mínimo 02, no máximo 04, com número liberado de participantes em cada um). A cada rodada, um dos membros do time será o ‘desenhista’, enquanto os demais membros terão de adivinhar o que ele está desenhando.
Os colegas de equipe têm o tempo da ampulheta para adivinhar! Não vale escrever nenhuma letra ou número no papel, e nem usar gestos ou qualquer tipo de comunicação verbal durante a partida! São 2.400 palavras ou expressões, divididas em 6 categorias para garantir a diversão da turma reunida.
O jogo CARA a CARA foi criado em 1979, na Grã-Bretanha, com o nome: "Guess Who?" e originalmente, fabricado pela Milton Bradley Company (adquirida pela Hasbro em 1984). A versão brasileira, comercializada pela Estrela, começou a ser vendida em 1986. Em virtude da decisão da Hasbro de participar diretamente do mercado brasileiro, um acordo com a Brinquedos Estrela permitiu que ambas as empresas lançassem jogos parecidos: O Cara-a-Cara continuou sendo fabricado pela Estrela, enquanto a Hasbro lançou o: "Adivinhe Quem?".
Trata-se de um jogo de adivinhação que envolve perguntas e raciocínio lógico. O jogador deve adivinhar a carta sorteada por seu adversário fazendo perguntas sobre as características do mesmo. As partidas só precisam de alguns minutinhos de preparo e costumam demorar entre cinco e dez minutos.
O jogo Scotland Yard, originalmente chamado de: "221B Baker Street: The Master Detective Game", desenvolvido por Jay Moriarty (DBA Antler Productions) e lançado no ano de 1975, nos EUA. Chegou ao Brasil pela GROW, nos anos 80 com o nome SCOTLAND YARD. Nos primeiros anos de comercialização, apenas 20 casos vinham no jogo. Somente, anos mais tarde sairia a versão (que ficou até hoje) com 120 casos.
É um jogo pensado para pessoas com idade a partir de 10 anos e é indicado para 2 a 6 jogadores, além de ter sessões de jogo que duram em média 01 hora e 30 minutos. O tabuleiro em que se passa o jogo é composto de locais onde os "detetives" leem pistas sobre o caso a desvendar. Sherlock Holmes (o jogador) e seu companheiro Dr. Watson devem descobrir entre outras coisas, assassinos, motivos, lugar do assassinato e mensagens secretas. Parte da diversão era justamente solucionar os quebra-cabeças de textos para descobrir o motivo, o assassino, a arma utilizados nos casos, e obviamente a corrida que era chegar na sede da Scotland Yard antes dos outros adversários para solucionar o caso.
08 - JOGO DA VIDA
O JOGO DA VIDA foi criado pelo americano: Milton Bradley, em 1860. Primeiramente, com o nome de “The Checkered Game of Life”. Anos mais tarde, para comemorar os 100 anos da Milton Bradley Company, uma companhia dedicada exclusivamente aos jogos de tabuleiro, um funcionário, designer de brinquedos e jogos, Reuben Klamer, renovou o jogo e criou a versão mais próxima da que conhecemos. Foi trazido ao Brasil em 1986, pela Estrela.
Na versão atual, o "Jogo da vida" é uma simulação da vida de uma pessoa, e ganha quem, no jogo, tem a vida melhor sucedida. À medida que avançam posições do tabuleiro, os participantes vão à Universidade, se casam, compram suas casas, terão filhos, farão investimentos, ganham e perdem dinheiro e finalmente se aposentam. O que determina o decorrer e o final da vida do jogador é a sorte através de uma roleta que determina o avanço do jogador no tabuleiro. Assim como acontece na vida real, no Jogo da Vida os jogadores passam por diversas situações pessoais e profissionais, algumas boas e outras ruins, e têm que tomar decisões de acordo com o contexto que se apresenta.
Faz parte do jogo, o tabuleiro com representações gráficas de montanhas, prédios, casas (como a representação das fases da vida de uma pessoa), uma roleta com marcação de 01 à 10, seis carrinhos de plástico que são utilizados nos avanços no tabuleiro e também comporta pinos, que no jogo, representam o cônjuge e os filhos que o jogador adquire durante a vida. Também possui um banco com cédulas falsas, apólices de seguro, ações e até mesmo notas promissórias.
Se ninguém se tornar magnata antes, o jogo termina quando o último jogador for à falência ou ficar milionário . Todos os jogadores, então, devem contar seu dinheiro. As ações valem $120.000 e o seguro de vida $8.000. Quem possuir mais dinheiro, ganha.
09 - COMBATE
COMBATE é um jogo popularmente conhecido mundialmente com o nome de "Stratego". Acredita-se que tenha surgido na França por volta de 1910, com o nome de "L´attaque'. No Brasil, foi lançado em 1974 com o nome de Front, posteriormente substituído por Combate.
O jogo teve larga distribuição na Europa a partir da Segunda Guerra Mundial. Essencialmente, um jogo de raciocínio e estratégia que promove a disputa entre dois jogadores com o objetivo de resgatar o seu prisioneiro de guerra, que está no campo de seu oponente, em algum lugar (originalmente era uma bandeira).
O jogo envolve dois (2) participantes, com idade à partir dos 8 anos e com partidas de 30 minutos em média. Cada um comanda seu exército, que tem por objetivo resgatar seu prisioneiro (ou capturar a bandeira do inimigo). Uma outra forma de vencer é deixando o adversário sem movimentos legais (derrotando todas as suas peças móveis, por exemplo). Na eventualidade de um jogador ficar com as próprias peças "trancadas", se por exemplo, lhe restaram apenas peças cercadas por bombas dele mesmo, ele também perde a partida.
10 - PERFIL
O jogo Perfil foi criado por um grupo de amigos entusiastas de jogos de tabuleiro em 1992. Eles queriam desenvolver um jogo que fosse educativo e desafiador, e assim surgiu o conceito de testar conhecimentos sobre diferentes temas. Desde então, o jogo tem sido um sucesso e já foram lançadas diversas versões com temas variados, como Perfil Cinema, Perfil Esportes e Perfil História.
O jogo foi lançado pela primeira vez em 1994, pela Grow. Desde então, tornou-se um sucesso de vendas e conquistou uma base fiel de fãs. Provavelmente, o segredo de seu sucesso seja sua capacidade de estimular o conhecimento e a curiosidade dos jogadores. Ao responder às perguntas, os participantes podem aprender fatos interessantes sobre personalidades famosas e expandir seus horizontes em diferentes áreas do conhecimento. Além disso, o jogo também promove a interação social, permitindo que os jogadores compartilhem suas próprias experiências e opiniões sobre as personalidades em destaque.
O objetivo do jogo é adivinhar a pessoa, objeto, lugar ou personagem oculto, respondendo a perguntas sobre ele. Cada jogador recebe uma carta com um perfil específico e, a cada rodada, faz perguntas ao jogador da vez para tentar descobrir qual é o perfil em questão. As perguntas devem ser respondidas apenas com “sim” ou “não”, e o jogador pode fazer até 5 perguntas por rodada. Quanto menos perguntas forem necessárias para acertar o perfil, mais pontos o jogador ganha.
Assim como diversos países, o Brasil também possui jogos de tabuleiro antigos. E, segundo os registros históricos nacionais, o jogo de tabuleiro brasileiro mais antigo já registrado é o JOGO DA ONÇA (ou adugo, palavra que significa onça na língua indígena). Sendo considerado uma herança dos povos nativos, pois foi criado pelo povo Bororo, do estado do Mato Grosso.
Esse jogo era praticado como forma de entretenimento por esse povo. Eles colocavam pedras e sementes juntamente com riscos feitos na terra ou areia. O principal objetivo do Jogo da Onça era cercar a peça denominada como ‘’onça’’ por outras pedras chamadas de ‘’cachorros’’. Para não morrer, a onça deveria conseguir comer as seis peças que a cercavam.
Trata-se de um jogo de estratégia para dois jogadores, em que um deles atua como onça, com o objetivo de capturar as peças do adversário. A captura é feita como no jogo de Damas. O jogador que atua com os cachorros tem o objetivo de encurralar a onça e deixá-la sem possibilidade de movimentação.
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