PAPO FURADO - "PICA-PAU" - O MALVADO QUE TODOS AMAM!!

Calma! Não fique com raiva porque chamei o Pica-Pau de malvado! Não tem como se alegar que ele é 'gente boa', nem como negar que inferniza a vida de todos que contracenam com ele...e isto é exatamente o que amamos nele! Nossa matéria traz sua trajetória desde a concepção até o 'estrelato'. Vamos lá??





Pode parecer fácil escrever sobre um personagem como o Pica-Pau, mas não é. Justamente por ele ser muito conhecido, há uma dificuldade em falar algo que já não se sabe. Por isto em nossa matéria fazemos uma pequena retrospectiva de sua longa 'carreira', desde um simples coadjuvante até o protagonismo. Para termos uma ideia de quão difícil é falar sobre ele, sua própria concepção levanta questionamentos...


Segundo Walter Lantz (e sua esposa Grace), a ideia para o personagem nasceu durante a lua de mel dos dois a beira de um lago na Califórnia. Eles relatam que um pipa-pau resolveu fazer seu característico barulho do lado de fora de sua cabine, atrapalhando o sono dos dois (não era uma lua de mel?). Para piorar, começou a chover e descobriram que o animal havia furado o telhado em vários pontos (as cabines/cabanas eram de madeira)...e a chuva entrava!


Lantz resolveu atirar no pica-pau, mas Grace o convenceu a transformá-lo em um personagem, em vez de 'despachá-lo' de vez...Uma boa história, porém aqueles que gostam de comprovar este tipo de relato descobriram que a criação de Pica-Pau antecede a data da lua-de-mel...(Mas, eles não poderiam estar 'treinando'?). Outra controvérsia foi que a 'liberdade poética' tomada na hora de desenhá-lo acabou gerando um debate entre aqueles que decidiram catalogar a espécie do Pica-Pau (o desenho acabou misturando duas espécies diferentes)...


Diante desta confusão, vamos então nos concentrar em sua origem nas animações...


PICA-PAU NOS CINEMAS! 


Não estranhe o subtítulo acima! Embora a televisão já existisse nos EUA desde 1928, foi somente em 1941 que ela começou suas transmissões para maior numero de pessoas (no inicio chegou a transmitir para QUATRO pessoas apenas!!). Assim, todas as animações, incluindo Pernalonga, Patolino, Tom & Jerry e outras mais, eram produzidas PARA O CINEMA. Eram curtas exibidos antes da atração principal. 


O Pica-Pau apareceu pela primeira vez em 25 de novembro de 1940 e era um mero coadjuvante. A animação chamava-se "Knock, knock" e era estrelada por Andy Panda e seu pai Papai Panda. E a história é basicamente a que Lantz e sua esposa contaram sobre a lua de mel...E você pode conferir a estreia de Pica-Pau (seu primeiro papel, por assim dizer...). no vídeo anexado abaixo: 




Desnecessário dizer que Pica-Pau roubou a cena e ganhou sua própria animação que é uma das mais lembradas pelo fã do capetinha...quer dizer: pássaro. A animação de 1944 é: "O BARBEIRO DE SEVILHA", que também anexamos a postagem! 





O personagem tinha um estilo selvagem, era um lunático agressivo, isto durou até que a Walter Lantz Studios contratou o veterano diretor de animação da Disney: Dick Lundy. Lundy rejeitou a visão anterior do personagem e fez com que Pica-Pau só enlouquece-se por uma razão legitima. Felizmente as mudanças não afetaram seriamente o personagem que continuou com uma boa dose do humor pastelão das produções anteriores. 


Em 1947 o Pica-Pau ganhou sua musica tema, que inclusive foi indicada para Oscar de Melhor Canção Original (não ganhou) e ganhou inúmeros covers, tornando-se uma das musicas mais tocadas de 1948! Lantz utilizou a musica pela primeira vez da animação "Apolice Cobertor" , episódio super conhecido dos fãs, que nos apresenta um novo vilão: Zeca Urubu. Claro que animação esta logo abaixo...




Mas, 1948 além de lançar a musica do Pica-Pau, também trouxe problemas financeiros à United Artists que distribuía as animações de Lantz. A coisa se agravou e Lantz teve de fechar os Estúdios em 1949. A ultima animação produzida foi "Delicia Gelada"...Os estúdios ficaram fechados por um ano. 




Em 1950, a primeira produção dos Estúdios Walter Lantz envolvia novamente o Pica-Pau. Foi feito um pequeno segmento animado para o filme "A Conquista da Lua". Na animação o Pica-Pau aparece explicando aos astronautas a propulsão dos foguetes. Claro que, mais uma vez, anexamos a animação: 




Em 1951  Lantz assinou novamente com a United Artists e voltou a produzir animações, mas com uma mudança: não haviam diálogos como antigamente! Havia apenas um narrador em 'off' (pelo menos na dublagem brasileira) dando algumas informações, como o nome de um local. Outra mudança foi a necessidade de apaziguar o personagem, pois alegavam que ele era "muito estridente"...Foram feitas mais algumas modificações, especialmente na aparência até por volta de 1956. 




Foi quando aconteceu...


PICA-PAU NA TELEVISÃO...


Walter Lantz ainda lutava com problemas financeiros, mas conseguiu garantir a longevidade do Pica-Pau, ao se transferir dos cinemas para a TV. Foi quando lançou "O SHOW DO PICA-PAU" em 1957. O show era composto de três curtas com o Pica-Pau, acompanhado de um breve olhar sobre a criação de animações apresentados pelo próprio Lantz. Há mudanças também na apresentação das animações, o "Guest Who?" ("Adivinha Quem?") continuou, mas o resto mudou. Abaixo temos um trecho para que aqueles que assistiram se lembrem...




O formato funcionou até 1958, quando a animação entrou no sistema 'Sindication' dos americanos (sistema que permite que uma obra seja exibida na TV aberta cobrindo os EUA de costa a costa), onde ficou até 1966. Mas, uma vez mais, houve necessidades de mudanças. Como o novo veiculo era a televisão, Lantz era obrigado a obedecer os rígidos padrões sobre a violência na TV. Assim o Pica-Pau deixou de ser agressivo e ofensivo, e passou a ser mais controlado, sem a loucura maníaca da fase do cinema. 


Curiosamente, a primeira animação a apresentar um Pica-Pau mais sério e centrado é bastante popular entre os fãs brasileiros. Em inglês o episódio se chama: "Franken-Stumied", no Brasil foi batizado de "Não puxem minhas penas". É o episódio em que aparece a temível criatura: Puxa Frangos




Mas, em 1972 aconteceu o fim de uma era. Os custos de produção aumentaram muito e Walter Lantz foi obrigado a fechar seus estúdios. Assim, os novos curtas foram produzidos até este ano. Mas obviamente não foi o fim de Pica-Pau! Em 1985, Lantz vendeu sua biblioteca de curtas para a MCA/UNIVERSAL. E foi lançado um novo "O Show do Pica-Pau"


Em 1988, o Pica-Pau faz uma participação no filme "Uma Cilada Para Roger Rabitt". Em 1999 foi a vez dele estrear na FOX KIDS em "O Novo Show do Pica-Pau", que durou até 2002. Em 2018 uma nova série do Pica-Pau começou a ser transmitida exclusivamente no YouTube e teve 30 episódios. 


Finalmente em 2023, a MeTV adquiriu os direitos de transmissão das animações produzidas pelos Estúdios Walter Lantz de 1934 até 1972. E para não perder o costume o pacote de desenhos foi nomeado "O Show do Pica-Pau"...Ufa! Sem dúvida uma animação longeva! 


EVOLUÇÃO VISUAL DO PICA-PAU


Abaixo temos a evolução visual do personagem. As ultimas imagens são de Winnie, interesse amoroso de Pica-Pau...



"BÔNUS":






Abaixo anexamos uma coletânea de desenhos do Pica-Pau. É um link do YouTube, por isto não temos como garantir quanto tempo permanecerá...







Espero que tenhamos conseguido, ainda que de forma modesta, trazer a memória dos mais antigos um pouco da emoção dos velhos tempos e aos mais novos uma boa amostra do que tínhamos no passado.

Gostou da postagem?
Então junte-se a nós! Siga nosso blog e faça parte de nosso grupo no Facebook.  
Junte-se a família "Memória Magazine", inteiramente dedicada a relembrar coisas boas e curiosas do passado. Ajudando alguns a reviverem boas lembranças e outros a conhecer a origem do que se vê hoje nos quadrinhos, nas animações e nos filmes.

Abaixo estão alguns links que talvez sejam de seu interesse:

ANIMAÇÃO EM FOCO - "SINBAD JUNIOR" - "APERTE O CINTO, A FORÇA AUMENTOU!' (HANNA/BARBERA-1965)

Papo de Cinema | JOGOS DE GUERRA (WarGames) - 1983

ANIME-mória: GIGANTOR O HOMEM DE AÇO (1963)

PAPO FURADO: QUANDO OS ANIMES CHEGARAM AO BRASIL!!!

Falando em Série: A ORIGEM DOS SERIADOS





Nenhum comentário

Imagens de tema por graphixel. Tecnologia do Blogger.