ANIMAÇÃO EM FOCO - "SINBAD JUNIOR" - "APERTE O CINTO, A FORÇA AUMENTOU!' (HANNA/BARBERA-1965)
Sim, mais uma vez estamos falando de uma das produções da HANNA/BARBERA. Mas, quando se fala em animação é impossível deixarmos a produtora de lado! Hoje relembramos "SINBAD JUNIOR". E revelamos algo que talvez não saiba, esta produção não é inteiramente da H/B...Saiba de tudo em nossa matéria! Vamos lá! Leia!
Já postamos produções dos Estúdios Hanna/Barbera há algum tempo e como já dissemos, nem arranhamos ainda o total delas. Porém, "SIMBAD JUNIOR" (que depois é renomeada), me parece a primeira em que a criação NÃO é a da Hanna/Barbera, pelo menos em sua totalidade. (Apenas como esclarecimento, quando uso "DA" Hanna/Barbera, não significa que seja uma mulher ou apenas uma pessoa, ok? Alguém me acusou de 'ensinar errado', pois são duas pessoas e são homens...)
Para tentarmos entender...Originalmente a animação foi concebida por Sam Singer, que produziu através de sua empresa Singer Estúdios os episódios iniciais da série animada com o titulo "AS AVENTURAS DE SINBAD JUNIOR" (The Adventures of Sinbad Jr.). A produção da animação seria para a Trans-Arts Company (posteriormente AIP), mas por alguma razão, o acordo não deu certo. Não conseguimos saber, quantos episódios eram da Singer Studios.
A AIP - American International Pictures detinha os direitos da marca 'Sinbad' para os cinemas e possuía uma divisão de TV, assim conseguiu através de um acordo, autorização para fazer ou continuar a animação com o personagem. A AIP então procurou os Estúdios Hanna/Barbera, que a partir de 1965 produziu a animação agora com outro titulo: "SINBAD JR AND HIS MAGIC BELT" (que permaneceu nos letreiros iniciais) e posteriormente "SINBAD JUNIOR, O MARUJO" (Sinbad Jr, the Sailor).
Foram 102 capítulos de cinco minutos cada, divididos em 3 temporadas (não que aqui no Brasil soubéssemos disso. Era tudo exibido junto ou de forma incompleta...). Aqui no Brasil acabou nomeado como "Sinbad Junior". Possivelmente para simplificar as coisas, pois a produção vinha com três títulos diferentes!
A ANIMAÇÃO...
A animação girava em torno do jovem Sinbad Junior, que como o nome deixa evidente, era filho do famoso marinheiro Simbad. Seguindo os passos do pai, ele viaja pelo mundo em seu barco de um mastro em companhia de seu papagaio Salty. E claro, pelo caminho ajuda muitas pessoas em perigo e enfrenta terríveis perigos. Aqui temos uma curiosidade. 'Salty' significa 'Salgado', mas no Brasil o papagaio recebeu o incompreensível nome "Calado" (!?!?). Pelo menos recebeu como dublador o grande Orlando Drummond...
Ora, todos que conhecem as produções da Hanna/Barbera, sabem que os personagens costumam ter alguma característica marcante, e Sinbad não poderia ser diferente. Assim, Sinbad portava um cinto bem chamativo (além de um 'S' no peito...não ESTE 'S' que você pensou!). Acontece que toda vez que ele apertava o cinto, a fivela em forma de diamante piscava como um raio e o rapaz ganhava a força de 50 homens!!! (Sempre me perguntei até que ponto ele conseguiria apertar...)
![]() |
CURIOSIDADES
Entre os vilões que Sinbad encontrava em suas viagens (as vezes mais de uma vez), haviam alguns com nomes curiosos. Por exemplo: ROTCODDAM - o nome é estranho porque é "Mad Doctor" (Médico Maluco) ao contrário!! (No Brasil, ao pé da letra, ficaria: OCULAMOCIDÉM)
"Sinbad Junior" é a primeira série produzida pela Hanna/Barbera baseada em propriedade anterior, como explicamos na matéria.
Não consegui confirmar em que canais a animação foi exibida no Brasil. De memória diria que era a extinta TV Tupi ou a TV Record original. Mas, no passado era comum que uma produção fosse exibida em diferentes canais ou em todos. Neste caso teríamos as opções TV Bandeirantes; TV Excelsior e mais tarde TV Globo (antes de se tornar rede)...
Talvez você se pergunte, por que uma animação com 105 episódios é praticamente impossível de ser achada na internet ou nos canais de TV e streaming. Porque a série animada esta praticamente perdida. Há apenas alguns episódios que conseguiram sobreviver...
Mas, para que possamos conhecer um pouco da produção, conseguimos 01 episódio parcial e 02 completos. É o suficiente para sentirmos um pouco do que era a série e também do trabalho da Hanna/Barbera.
Gostou desta postagem???
Talvez também se interesse em ler: