ANIMAÇÃO EM FOCO - "SINBAD JUNIOR" - "APERTE O CINTO, A FORÇA AUMENTOU!' (HANNA/BARBERA-1965)

 Sim, mais uma vez estamos falando de uma das produções da HANNA/BARBERA. Mas, quando se fala em animação é impossível deixarmos a produtora de lado! Hoje relembramos "SINBAD JUNIOR". E revelamos algo que talvez não saiba, esta produção não é inteiramente da H/B...Saiba de tudo em nossa matéria! Vamos lá! Leia! 





Já postamos produções dos Estúdios Hanna/Barbera há algum tempo e como já dissemos, nem arranhamos ainda o total delas. Porém, "SIMBAD JUNIOR" (que depois é renomeada), me parece a primeira em que a criação NÃO é a da Hanna/Barbera, pelo menos em sua totalidade. (Apenas como esclarecimento, quando uso "DA" Hanna/Barbera, não significa que seja uma mulher ou apenas uma pessoa, ok? Alguém me acusou de 'ensinar errado', pois são duas pessoas e são homens...)


Para tentarmos entender...Originalmente a animação foi concebida por Sam Singer, que produziu através de sua empresa Singer Estúdios os episódios iniciais da série animada com o titulo "AS AVENTURAS DE SINBAD JUNIOR" (The Adventures of Sinbad Jr.). A produção da animação seria para a Trans-Arts Company (posteriormente AIP), mas por alguma razão, o acordo não deu certo. Não conseguimos saber, quantos episódios eram da Singer Studios.


A AIP - American International Pictures detinha os direitos da marca 'Sinbad' para os cinemas e possuía uma divisão de TV, assim conseguiu através de um acordo, autorização para fazer ou continuar a animação com o personagem. A AIP então procurou os Estúdios Hanna/Barbera, que a partir de 1965 produziu a animação agora com outro titulo: "SINBAD JR AND HIS MAGIC BELT" (que permaneceu nos letreiros iniciais) e posteriormente "SINBAD JUNIOR, O MARUJO" (Sinbad Jr, the Sailor). 


Foram 102 capítulos de cinco minutos cada, divididos em 3 temporadas (não que aqui no Brasil soubéssemos disso. Era tudo exibido junto ou de forma incompleta...). Aqui no Brasil acabou nomeado como "Sinbad Junior". Possivelmente para simplificar as coisas, pois a produção vinha com três títulos diferentes!   

 




A ANIMAÇÃO...


A animação girava em torno do jovem Sinbad Junior, que como o nome deixa evidente, era filho do famoso marinheiro Simbad. Seguindo os passos do pai, ele viaja pelo mundo em seu barco de um mastro em companhia de seu papagaio Salty. E claro, pelo caminho ajuda muitas pessoas em perigo e enfrenta terríveis perigos.  Aqui temos uma curiosidade. 'Salty' significa 'Salgado', mas no Brasil o papagaio recebeu o incompreensível nome "Calado" (!?!?). Pelo menos recebeu como dublador o grande Orlando Drummond...




Ora, todos que conhecem as produções da Hanna/Barbera, sabem que os personagens costumam ter alguma característica marcante, e Sinbad não poderia ser diferente. Assim, Sinbad portava um cinto bem chamativo (além de um 'S' no peito...não ESTE 'S' que você pensou!). Acontece que toda vez que ele apertava o cinto, a fivela em forma de diamante piscava como um raio e o rapaz ganhava a força de 50 homens!!! (Sempre me perguntei até que ponto ele conseguiria apertar...)




CURIOSIDADES


Entre os vilões que Sinbad encontrava em suas viagens (as vezes mais de uma vez), haviam alguns com nomes curiosos. Por exemplo: ROTCODDAM - o nome é estranho porque é "Mad Doctor" (Médico Maluco) ao contrário!! (No Brasil, ao pé da letra, ficaria: OCULAMOCIDÉM) 


"Sinbad Junior" é a primeira série produzida pela Hanna/Barbera baseada em propriedade anterior, como explicamos na matéria. 


Não consegui confirmar em que canais a animação foi exibida no Brasil. De memória diria que era a extinta TV Tupi ou a TV Record original. Mas, no passado era comum que uma produção fosse exibida em diferentes canais ou em todos. Neste caso teríamos as opções TV Bandeirantes; TV Excelsior e mais tarde TV Globo (antes de se tornar rede)...


Talvez você se pergunte, por que uma animação com 105 episódios é praticamente impossível de ser achada na internet ou nos canais de TV e streaming. Porque a série animada esta praticamente perdida. Há apenas alguns episódios que conseguiram sobreviver...


Mas, para que possamos conhecer um pouco da produção, conseguimos 01 episódio parcial e 02 completos. É o suficiente para sentirmos um pouco do que era a série e também do trabalho da Hanna/Barbera. 









Gostou desta postagem???

Então junte-se a nós! Siga o nosso blog e junte-se a nós em nosso grupo no Facebook. 

Faça parte da família "Memória Magazine", inteiramente dedicada a relembrar coisas boas e curiosas do passado. Ajudando alguns a reviverem boas lembranças e outros a conhecer a origem do que se vê hoje nos quadrinhos, nas animações e nos filmes...

Talvez também se interesse em ler: 

SÉRIE DE CINEMA - QUANTAS SÉRIES DE CINEMA TEM O ZORRO??


Papo de Cinema...Trash: ELES VIVEM - um filme 'cult' ruim!

ANIMAÇÃO EM FOCO - "PERDIDOS NO ESPAÇO" (HANNA/BARBERA) - A VERDADEIRA (1973) E A FALSA (????)

FALANDO EM SÉRIE: "RENEGADO"



Nenhum comentário

Imagens de tema por graphixel. Tecnologia do Blogger.