SÉRIE DE CINEMA - QUANTAS SÉRIES DE CINEMA TEM O ZORRO??

 Talvez você esteja estranhando o termo "série de cinema" no titulo, mas nos referimos ao ancestral das séries atuais que teve sua origem...nos cinemas. E nosso objetivo é relembrar algumas delas, que muitas vezes influenciaram as séries posteriores. Hoje relembraremos aquelas que envolveram o personagem ZORRO e mostramos quantas séries para cinema foram estreladas por ele...ou algum descendente. Leia nossa matéria e saiba tudo! 





Para começarmos, voltemos a questão do termo "Série de Cinema", mais conhecido como "Serials". No passado, embora o cinema estivesse revolucionando o entretenimento (sim, isto já aconteceu!), haviam algumas empresas que ainda não conseguiam bancar grandes produções, eram empresas menores ainda sem destaque. Uma solução para que continuassem no mercado foi dividir o filme em partes e exibi-los em capítulos...


Claro que para que isto funcionasse, não bastava simplesmente parar o filme e continuar em outra ocasião. Era necessário algo para 'prender' o publico, fazer com que quisessem ver o resto. A solução foi criar os famosos "cliffhangers", que consistiam em colocar um personagem importante em perigo de vida no final de cada parte. Geralmente os filmes eram divididos em 12 ou 15 partes ou capítulos. Você pode saber muito mais clicando em: A ORIGEM DOS SERIADOS


Ora, os produtores estavam sempre procurando um personagem que atraísse o público, muitos se voltaram para os super-heróis, outros para os heróis do rádio e ainda outros para heróis dos livros. Acontece que em 1920 foi feita uma adaptação do livro "A Maldição de Capistrano", que girava em torno de um herói chamado...ZORRO! Douglas Fairbanks garantiu os direitos e estrelou o filme (mudo) "A Marca do Zorro", que foi um inesperado sucesso!! 


Em 1925, Fairbanks voltou ao personagem, mas com uma pegadinha: Usou o roteiro de outro filme e adaptou para o Zorro (eliminando a necessidade de pagar ao autor do livro), foi lançado: "Don Q, o filho do Zorro", que também foi um sucesso. Para saber a trajetória do Zorro em filmes clique em: "ZORRO - BREVE HISTÓRIA DA RAPOSA".


A produtora "Republic Pictures" viu ai uma grande oportunidade de lançar serials baseadas no personagem e 'surfar' em seu sucesso. O ano era 1937 e nesta época os filmes de western ou 'faroeste' (como chamamos) estavam a 'pleno vapor', fazendo um grande sucesso. Assim a Republic inseriu na história do Zorro ideias e tramas dos westerns da época, quase criando um novo personagem. 


A seguir enumeramos, em ordem, os 'serials' do Zorro que foram lançados pela Republic Pictures...


1937 - ZORRO RIDES AGAIN




Colocamos o titulo em inglês, porque não consegui achar o nome que a série ganhou no Brasil (somos um país sem memória). Ao 'pé da letra' seria: "O Zorro Cavalga Novamente" ou adaptado "A Volta do Zorro"...Contudo o Zorro não é exatamente o mesmo com o qual estamos acostumados. Como dissemos ele foi 'amalgamado' com os faroestes da época. 


A história é trazida a época 'contemporânea', nela o inescrupuloso J. A. Marsden quer assumir à força a ferrovia Califórnia-Yucatán e para isto faz uso do bandido "El Lobo". Os proprietários legítimos são amigos de Don Manuel Vega, que convoca seu sobrinho James Vega para ajudá-lo, pois ele é bisneto do Zorro original, Don Diego de La Vega. 


Ele fica meio decepcionado porque James a exemplo do bisavô se faz passar por um 'dandee' (um cara mais preocupado com sua aparência e roupas. Um metrossexual atual) inútil. Mas, James se instala na mesma 'zorro-caverna' do bisavô e assume o 'manto'. A grande mudança é que este Zorro usa pistolas 'gêmeas' e um chicote, no lugar da tradicional espada...





1939 - ZORRO'S FIGHTING LEGION (A LEGIÃO DO ZORRO)




Mais uma série em que o Zorro é diferente do original e o da primeira serie. Na história, o misterioso Don Del Oro (Senhor do Ouro), líder dos yaquis, surge e ataca o comércio de ouro do México. Seu objetivo: tomar o território e tornar-se imperador! Um homem chamado Francisco é convocado para liderar um grupo de combatentes para defender o ouro. Porém é atacado pelos homes de Del Oro, Zorro vem em sua ajuda, mas é tarde para Francisco. 


Um dos associados de Francisco reconhece o Zorro como sendo Don Diego Vega e pede sua ajuda. Pede para que lidere a legião e os ajude a derrotar Del Oro. Esta série tem algumas coisas que acabam ficando engraçadas, embora não fosse a intenção. Por exemplo: todo episódio em que alguém vai entregar a identidade do vilão, é morto por uma seta de ouro. Sempre do mesmo modo, quando ele começa a dizer: "Don Del Oro é..." - uma seta o mata! 


O próprio Don Del Oro é...exótico...





1944 - ZORRO'S BLACK WHIP (O CHICOTE NEGRO DO ZORRO)




Esta é uma série quase 'fake'...calma, vou explicar! Em 1940 foi lançado um filme de cinema do Zorro. E foi um grande sucesso! O filme estrelado por Tyrone Power chamava-se "A MARCA DO ZORRO". Obviamente, a Republic quis capitalizar em cima disto, só que houve um inconveniente: ela não poderia usar o personagem Zorro (os direitos estavam com a 20th Century por causa do filme do cinema)!


A solução foi colocar "Zorro" no título e usar outro personagem semelhante ao Zorro, no caso "O Chicote Negro".  Por esta razão você nunca houve alguém falar 'Zorro' na série inteira, mas apenas 'Chicote Negro'. A história se passa em Idaho e mais uma vez envolve políticos corruptos tentando evitar que Idaho se tornasse um estado, por interesses pessoais e uma organização criminosa já montada que seria prejudicada. 


Acontece que os oprimidos tinham um herói de plantão, o Chicote Negro e os vilões conseguem matá-lo. É onde entra Barbara Meredith, proprietária do jornal local e irmã de Chicote Negro. Para deter os vilões e vingar seu irmão ela se torna 'o' novo Chicote Negro (já que ninguém sabia que era mulher). Como um reflexo da época, embora a protagonista fosse mulher, havia um co-protagonista masculino que a 'ajudava'. Era Vic Gordon, um agente do governo...


Algumas cenas destas série foram guardadas e reutilizadas em outros dois seriados. "Don Daredevil Rides Again" de 1951 e "Man With Steel Whip" de 1954. Mais curioso ainda é que em ambos os casos, o protagonista era um homem...





1947 - SON OF ZORRO (O FILHO DO ZORRO)




Desta vez a história se passa após a Guerra Civil Americana. Jeffrey 'Jeff' Stewart volta da Guerra Civil, apenas para descobrir que políticos corruptos haviam tomado conta de seu condado e estavam aterrorizando e abalando os cidadãos. Para mudar a situação e levar estes homens a justiça, Jeff resolve vestir o traje de seu antepassado, o lendário Zorro! 


"O Filho do Zorro" voltaria a ser exibido no inicio da década de 50, desta vez na televisão. A série de cinema foi uma das 14 reeditadas em seis episódios de 26 minutos, com este fim. 





1949 - GHOST OF ZORRO (FANTASMA DO ZORRO)




Desta vez a história se passa em 1865 e é uma pequena variação daquela de "Chicote Negro". Na nova série o telegrafo esta chegando ao oeste e embora seja um progresso para a região, George Crane não tem interesse que isto ocorra, pois quer a lei e a ordem bem longe de seu território. Assim organiza alguns homens para impedirem a construção das linhas e das estações de telégrafos. 


Para impedir que Crane consiga seus objetivos, Ken Mason se vê obrigado a assumir o papel de um famoso antepassado: o Zorro! Este filme tem uma curiosidade que é o fato de Ken Mason/Zorro ser interpretado por Clayton Moore, que anos depois faria o papel do "Cavaleiro Solitário", erroneamente chamado de "Zorro" por anos no Brasil...




Até os anos 50, as televisões (EUA) exibiam as séries de cinema, um episódio por dia. Mas, quando começaram a produzir seus próprios programas e eventualmente suas próprias séries, esqueceram-se dos velhos serials. Alguns fãs do formato até tentaram dar continuidade as produções no estilo, mas sem sucesso. Com o tempo as séries produzidas para a TV 'enterraram' de vez o formato e foi o fim...





Talvez também se interesse em ler: 

Papo Furado: O ZORRO QUE NÃO É O ZORRO (!?!?!?!)

FALANDO EM SÉRIE: O CAVALEIRO SOLITÁRIO, CONHECIDO NO BRASIL COMO...ZORRO!?!?!?

ZORRO - BREVE HISTÓRIA DA 'RAPOSA'





Nenhum comentário

Imagens de tema por graphixel. Tecnologia do Blogger.