Memória em Quadrinhos | DEATHLOK - 1974

 


Neste MEMÓRIA EM QUADRINHOS vamos a distante década de 70, quando a MARVEL nos presenteou com um atípico e inusitado anti-herói: DEATHLOCK, um cadáver reanimado em um corpo cibernético, cheio de armas e parafernálias vindo de um futuro pós-apocalíptico. Criado por Doug Moench e Rich Buckler, é um daqueles personagens secundários que possuem várias versões e origem confusa, principalmente por estar associado a versões possíveis de um futuro cataclísmico. Fora que nem mesmo a editora estabeleceu qual é a versão “oficial” até hoje. Como fã de HQs e Ficção, quando conheci o personagem nos anos 80, já o recebi com empolgação e lamentei muito o pouco aproveitamento que teve nos anos seguintes. Uns anos atrás, tivemos uma versão na série "Agentes da Shield" e recentemente, nas HQs americanas, uma nova versão surgiu numa aventura dos "Savage Avengers". Então, embarque conosco nesta viagem ao passado e relembre (ou conheça) este interessante personagem. 

Capa por Rich Buckler e Klaus Janson

ORIGEM: A primeira (e mais famosa) versão de DEATHLOCK, Luther Manning, era um soldado americano de um futuro alternativo apocalíptico. Durante os anos 70 e 80 galgou vários postos por bravura e competência em combate, chegando ao posto de Coronel. Em uma missão de guerra seu corpo foi seriamente ferido em uma explosão. O major Simon Ryker, então, aproveitou para utilizar seu corpo mutilado em um projeto cujo objetivo era criar um exército de super-soldados ciborgues. Quando acordou, Manning estava em um corpo dotado de implantes metálicos, plásticos e eletrônicos, com um supercomputador alojado em parte de seu crânio. Foi lhe dado o nome de “Deathlock” e ele atuou durante um tempo como agente de Ryker, mas posteriormente, recuperou sua memória e fugiu, agindo como agente independente naquele mundo caótico.

Nome original: DEATHLOCK, THE DEMOLISHER
Licenciador: Marvel Comics
País de origem: EUA
Criado por: Doug Moench, Rich Buckler
Primeira aparição (Luther Manning) - Astonishing Tales (1970) n° 25,  agosto de 1974
O personagem já foi publicado no Brasil, na revista “Heróis da TV” da Editora Abril nos anos 80. Apareceu ainda em algumas histórias dos Vingadores, Capitão América e do Homem de Ferro.


Clique AQUI para baixar!

Depois de Luther Manning, a Marvel apresentou ao longo dos anos ao menos cinco (5) personagens com a identidade de "Deathlok": Michael Collins, Jack Truman, Rebecca Ryker, Henry Hayes e Jemma Simmons. Um tema recorrente entre eles é que um humano morto foi reanimado com tecnologia cibernética. A "tecnologia Deathlok" também foi usada tematicamente pelos roteiristas da Marvel em outras histórias.

O personagem também apareceu na televisão em animação e live action, com J. August Richards, interpretando uma variação do personagem na série de TV: "Agents of S.H.I.E.L.D."

Entre os poderes e habilidades mais genéricos em todas as versões temos: Super força, sentidos aprimorados, velocidade e reflexos sobre-humanos, durabilidade e capacidade de reparar danos corporais. Além de ser capaz de interagir com computadores e equipamentos eletrônicos. 



As primeiras história de Deathlok foram exibidas em Astonishing Tales #25–28, 30–36 (capa datada de agosto de 1974–julho de 1976). Esta versão inicial do personagem, Luther Manning, mais tarde estrelou com o Homem-Aranha em Marvel Team-Up #46 (junho de 1976), e as aventuras em quadrinhos iniciadas em Astonishing Tales foi terminada em Marvel Spotlight #33 (abril de 1977). Deathlok posteriormente apareceu com o Coisa, do Quarteto Fantástico, em Marvel Two-in-One #27 e 54. O Luther Manning Deathlok então apareceu em Captain America #286–288 (outubro-dezembro de 1983).

Clique AQUI para baixar!

Deathlok: Michael Collins, um professor pacifista que trabalhava para a corporação cibernética Roxxon Cybertek. Após a descoberta do programa Deathlok, ele foi baleado e seu cérebro foi transplantado para o corpo do ciborgue. Esta versão estreou na minissérie Deathlok #1–4 (julho-outubro de 1990, reimpresso como Deathlok Special #1–4 no ano seguinte). Este segundo Deathlok passou para uma série de 34 edições com capa datada de julho de 1991 a abril de 1994, além de dois Anuais de verão em 1992 e 1993. 

Deathlock: Michael Collins

Deathlock Jack Truman

O terceiro Deathlok, o agente de espionagem da S.H.I.E.L.D. Jack Truman  foi transformado em um ciborgue para combater o Caveira Vermelha. Teve sua estreia em uma minissérie de 11 edições (setembro de 1999 a junho de 2000). Deathlok também apareceu em quatro edições da minissérie Beyond!, e Michael Collins, em forma humana e não como Deathlok, apareceu em Fantastic Four #544–545 (maio-junho de 2007). Várias unidades Deathlok sem nome aparecem em Black Panther vol.4 #1–6. Não possuindo nenhuma senciência humana, eram autômatos criados a partir de cadáveres de soldados mortos no Iraque.



Um novo Deathlok chamado Henry Hayes estreou durante o evento "Original Sin" de Nathan Edmondson e Mike Perkins. Embora o personagem tenha sido considerado uma adaptação do Universo Cinematográfico Marvel (MCU) de Deathlok, Mike Petersen, Edmondson afirmou que as coincidências eram apenas "semelhanças felizes" e que, em última análise, eles tentaram ir para um conceito totalmente original. 

Deathlock Henry Hayes

Uma nova Deathlok chamada Jemma Simmons, apareceu pela primeira vez na S.H.I.E.L.D. vol.3 #1 por Mark Waid e Carlos Pacheco, adaptada do personagem do MCU de mesmo nome, antes de se tornar Deathlok na sequência da série de quadrinhos Agents of S.H.I.E.L.D. #8, transformada em uma unidade DEATHLOCK por Henry Hayes comoúltimo recurso para salvar sua vida.

Deathlok Jemma Simmons

Recentemente, em Savage Avengers #4 (2022), é revelado que esta versão de Deathlok era, na verdade, o corpo de Miles Morales (Homem Aranha) de um futuro distópico devastado por alguma tragédia misteriosa.

Deathlock Miles Morales


Desde a criação do personagem original, várias versões surgem. Ora como personagens principais, secundários e até mesmo como homenagens. Haja vista, o personagem Cyborg (Titãs, Liga da Justiça) que foi criado como um versão menos sombria do personagem. Como já mencionado, surgiu nos quadrinhos, apareceu em algumas animações e até mesmo em live action. E, claro que também chegou a ser produzido como Action Figures.
 
Action Figure (Toy Biz) de 1992 - coleção Marvel Super Heroes Cosmic Defenders.


Outra curiosidade é que “Psychotron” (do álbum Countdown to Extinction, 1992) da Banda Megadeath foi inspirada no ciborgue Deathlok. Álbum que estreou no segundo lugar da parada Billboard de 2000.



Gostou desta postagem???
Então junte-se a nós! Siga o nosso blog e junte-se a nós em nosso grupo no Facebook. 

Faça parte da família "Memória Magazine", inteiramente dedicada a relembrar coisas boas e curiosas do passado. Ajudando alguns a reviverem boas lembranças e outros a conhecer a origem do que se vê hoje nos quadrinhos, nas animações e nos filmes...

Nenhum comentário

Imagens de tema por graphixel. Tecnologia do Blogger.