Papo de Cinema...Trash: ELES VIVEM - um filme 'cult' ruim!


Na década de 70 e 80, o diretor John Carpenter atraia muitos ao cinema. especialmente depois do filme "Halloween" de 1978. Ironicamente, um dos poucos filmes do diretor que deram lucro...

Independentemente de seus filmes fazerem ou não sucesso nas bilheterias, John Carpenter era um dos diretores que eu esperava um lançamento para ir ao cinema. Isto aconteceu até ele lançar "Eles Vivem" em 1988.

A partir deste filme, comecei a ler primeiro as sinopses e as recepções do publico...Sei muito bem que este filme é bastante querido por algumas pessoas. Por isto é considerado um 'cult', mas independente disto o filme é ruim, arrastado e uma pseudo comédia.

Sim, ele traz toda uma crítica ao consumo e etc e tal, mas é difícil de assistir...

O filme é praticamente um protesto do diretor às críticas recebidas a seus trabalhos anteriores, independente dos orçamentos liberados. Para mostrar que ele fazia o que queria lançou "Eles Vivem", o que não foi exatamente uma boa ideia, porque a partir daí ele só deu "bola fora", com exceção de "A Beira da Loucura" que é um filme de baixo orçamento mas excelente...

Notem que o próprio título do filme, "Eles Vivem", remete a paranoia dos anos 50: o medo de uma guerra nuclear e de suas consequências. Foi uma época rica em filmes de ficção  científica que se tornaram clássicos, mas que também foram muito criticados em seus lançamentos (um recado a seus detratores?). 

Querendo realmente provar um ponto, Carpenter convidou para estrear o filme Roddy Piper. "Quem?" - talvez você pergunte. Sim, quem? Um lutador de luta livre (estilo The Rock), que de tão 'bom ator', só fez este filme e uma participação em uma série de TV...


Roddy Piper, faz o papel de John Nada (até o nome é uma ironia...), um trabalhador braçal que chega a Los Angeles e consegue um emprego em um edifício em construção. Acontece, que a policia realiza uma desastrosa operação de repressão no local onde Nada mora.

A ação da policia destrói (!!) o quarteirão inteiro do bairro miserável...Na confusão Nada encontra um par de óculos escuros, aparentemente comuns...E é ai que o filme realmente começa...


Ao usar os óculos, Nada consegue ver estarrecido, que alguns humanos, são na realidade horrendas criaturas alienígenas! Como se não bastasse, os alienígenas tentam controlar as pessoas através de mensagens subliminares transmitidas através da mídia em geral (propagandas). 


(Os óculos, serem escuros, procurava mostrar que a verdade era 'preto e branco' e não colorida como os diretores das empresas de cinema diziam. Também era uma alusão ao fato de filmes antigos, considerados clássicos em p&b, estarem sendo 'colorizados' para exibição na TV...)

Nada percebe que as criaturas já se infiltraram profundamente na sociedade humana e para combate-las arregimenta seu colega de trabalho Frank (Keith David). Ao notar que eles conseguem identifica-los, as criaturas tornam os dois subversivos caçados pela polícia...


O colega de trabalho de Nada, Frank, obviamente não acreditou quando foi informado que alienígenas estavam tentando dominar a Terra. Para convence-lo, Nada pediu que ele colocasse os óculos. Só que Frank se recusou a faze-lo. 

Mesmo com Nada insistindo, Frank se recusava...e isto rendeu uma cena de luta de cinco minutos e meio!! Detestei a cena!! Mas, ela entrou na lista de uma das melhores lutas de beco de todos os tempos!! Influenciou vários filmes depois!! (O que prova que não entendo nada de filmes...)


Enfim, para que vocês possam VER, REVER ou BAIXAR o filme, estamos enviando links para que possam fazê-lo...

Divirtam-se!!







Para Assistir: ELES VIVEM





Para Baixar: ELES VIVEM


Gostou da postagem?
Então junte-se a nós! Siga nosso blog e faça parte de nosso grupo no Facebook. 
Junte-se a família "Memória Magazine", inteiramente dedicada a relembrar coisas boas e curiosas do passado. Ajudando alguns a reviverem boas lembranças e outros a conhecer a origem do que se ve hoje nos quadrinhos, nas animações e nos filmes.. 

Abaixo estão alguns links que talvez sejam de seu interesse:


Nenhum comentário

Imagens de tema por graphixel. Tecnologia do Blogger.