Animação em Foco: SUPER MOUSE (Mighty Mouse) 1942



Neste post vamos brindar os nostálgicos de plantão com este pequeno herói dos desenhos animados criado nos anos de 1940. SUPER MOUSE, a inocente e singela paródia do Superman que tinha super força, era praticamente indestrutível e que heroicamente estava sempre salvando os ratinhos indefesos dos gatos malvados. 
"Super Mouse seu amigo,vai salvá-lo do perigoooo!!!" e lá vinha o poderoso ratinho que enfrentava os gatos vilões para salvar o dia.

Como Super Herói, esse ratinho possuia: visão de raio X, super audição, força descomunal, habilidade de voar, telecinese, super velocidade e até mesmo a capacidade de viajar no tempo. Quando voava em alta velocidade um feixe de luz dava continuidade à sua capa de tal forma que tornava-se palpável e até podia ser usado como uma espécie de laço para aprisionar seus inimigos.

A cidade deste simpático super herói era chamado de Mouseville, habitada por camundongos antropomórficos. Em alguns desenhos a base do Super Mouse era mostrada como sendo na Lua, numa alusão à mesma supostamente ser feita de queijo devido ao formato esférico e a aparência "esburacada" dada pelas crateras da superfície.


Criado pelo catonista Paul Terry, Super Mouse (Mighty Mouse) apareceu pela primeira vez em 1942 num curta-metragem de animação de nome "O Rato do Amanhã" ("The Mouse of Tomorrow"). O desenho original era composto por aventuras do Super Mouse e dos corvos Faisca e Fumaça.

Originalmente, o personagem idealizado por Izzy Klein seria chamado de "Superfly" (Super Mosca), porém a idéia da Super-Mosca logo foi deixada de lado pelo chefe do estúdio Paul Terry que mudou o personagem por um simpático ratinho que vivia numa cidade de camundongos cercados por gatos grandes e malvados que dependeriam de um herói para defendê-los.


Repare que nesta primeira aparição, o uniforme do personagem é azul,com botas e sunga vermelhas (uma cópia descarada do Super Homem),mas nos episódios seguintes a caracterização foi alterada permanentemente por um traje amarelo com a sunga e as botas vermelhas.



Após a repercussão positiva do curta,mais sete curtas foram produzidos entre 1942 e 1943. Com diálogos operísticos e ação animada,somando as reprises dos curtas pela rede CBS,o personagem se tornou ícone mundial. Quando Terry vendeu sua produtora a Terrytoons para a própria CBS e com o sucesso das reprises,a produtora passou a produzir mais alguns curtas com o carismático personagem.

A série original foi exibida nos cinemas da época e só depois na televisão, teve 76 episódios, produzidos de 11 de fevereiro de 1944 até 31 de dezembro de 1961. 
No final dos anos de 1970 e início dos anos de 1980, a Filmation produziu para a TV novos desenhos animados do Super Mouse e de outros personagens da Terrytoons, tais como: Heckle e Jeckle (Faísca e Fumaça) num programa chamado The New Adventures of Mighty Mouse and Heckle & Jeckle. Para esse relançamento foram criados dois novos personagens: o pato vampiro chamado Quackula e Swifty. Teve duas temporadas, iniciada em 1979. Houve ainda um longa-metragem chamado Mighty Mouse in the Great Space Chase, exibido em 10 de dezembro de 1982.
Durante a década de 80, o animador Ralph Bakshi criou uma nova série para o Super Mouse, chamada Mighty Mouse: The New Adventures. Nessa versão, o Super Mouse tinha uma identidade secreta, Mike Mouse e um ajudante chamado Scrappy Mouse, um pequeno camundongo órfão. A série teve duas temporadas.
O Super Mouse não foi mais visto depois do lançamento das dez revistas em quadrinhos da Marvel Comics, em 1990-1991, exceto em um game do Atari e num comercial de 2001.

CURIOSIDADES:
  • Muitos dos inimigos de Super Mouse eram caricaturas de nazistas,fazendo alusões a Segunda Guerra e até mostrando armadilhas para o camundongos que mais pareciam campos de concentração.
  • As aventuras do poderoso ratinho tiveram um hiato de 18 anos (1961 - 1979)
  • No Brasil os curtas da Terrytoons só chegaram em 1968 sendo transmitidos nas tardes da Rede Globo. O desenho saiu no ano seguinte do canal, mas já em 1970 estreou na TV Bandeirantes, onde permaneceu cerca de um ano no ar. A animação da Filmation somente foi exibida pela TVS (atual SBT) em 1982 durante dois anos. Depois disso, os curtas só retornaram à nossa programação nos anos 90 pela Rede Globo.
  • A primeira dublagem brasileira foi realizada pela Riosom que adaptou inclusive as canções.  
  • No Brasil, os quadrinhos do Super Mouse foram publicados pela Editora La Selva e Ebal (que o chamou de Possante, de 1953-1961 e relançados em 1965 e nos anos de 1970 e 1980 pela Editora Abril e Rio Gráfica.
  • No início, o personagem criado pelo produtor Paul Terry e Izzy Klein em 1942 se chamaria, em inglês, "Super Mouse", mas Terry mudou o nome quando para Mighty Mouse quando descobriu que já existia, nos gibis, um personagem com aquele nome. Ironicamente, o roedor recebeu o nome de "Super Mouse" no Brasil.
  • A CBS Operation, a Paramount Home Entertainment e a CBS Television Distribution detém, respectivamente, os direitos comerciais, de vídeo e dos curtas das séries para a televisão do Super Mouse.
  • Atualmente, vários episódios da série original se encontram em domínio público. A primeira temporada completa produzida entre 1942 e 1943 e a metade de segunda temporada já se encontram em domínio público pelo lapso temporal dos direitos autorais já terem expirado.

Então junte-se a nós! Siga nosso blog e faça parte de nosso grupo no facebook.

Junte-se a família "Memória Magazine", inteiramente dedicada a relembrar coisas boas e curiosas do passado. Ajudando alguns a reviverem boas lembranças e outros a conhecer a origem do que se vê hoje nos quadrinhos, nas animações e nos filmes.


Nenhum comentário

Imagens de tema por graphixel. Tecnologia do Blogger.