Papo de Cinema: A LENDA DO CAVALEIRO SEM CABEÇA (Sleepy Hollow) 1999


Neste Papo de Cinema vamos falar da  LENDA DO CAVALEIRO SEM CABEÇA (Sleepy Hollow) um filme que é na verdade uma grande homenagem aos clássicos do cinema de horror. A obra contou com grandes personalidades envolvidas no projeto como Francis Ford Coppola, os atores veteranos: Christopher Lee e Martin Landau (em pequenas porém marcantes participações) e ainda os talentosos: Christopher Walken, Johnny Depp e Christina Ricci. O longa tem todos os elementos góticos do horror e aquela atmosfera sobrenatural onde criaturas sombrias imperavam em meio às atrocidades reais. E claro, tem Tim Burton, um diretor nada convencional, em um excelente momento cinematográfico nos proporcionando um ótimo entretenimento, principalmente para os fãs do gênero.


O filme foi inspirado no conto de 1820 "The Legend of Sleepy Hollow", de Washington Irving. E a direção de Burton foi muito feliz em se pautsr em três frentes: a fotografia, a trilha sonora e o elenco. A narrativa visual imposta pelo diretor  parece ir além das limitações do enredo. Interessantemente é uma produção bastante centrada, do tipo que sabe onde quer chegar, e que felizmente cumpre essa promessa, entregando uma experiência marcante, divertida e que faz valer o "replay com pipoca", principalmente em épocas de Halloween. 


SINOPSE: Em 1799, uma série de crimes envolvendo inocentes acontece no pequeno vilarejo de Sleepy Hollow. Para investigar o caso é chamado o detetive nova-iorquino Ichabod Crane (Johnny Depp), um excêntrico e determinado oficial de polícia com um jeito avant-garde de solucionar crimes. Os métodos investigativos de Ichabod serão postos à prova neste caso, que envolve um ser sobrenatural que pode ser o causador de todos os crimes.

Título: A LENDA DO CAVALEIRO SEM CABEÇA
Título Original: Sleepy Hollow
Ano:1999
País: EUA, Alemanha
Direção: Tim Burton
Roteiro:Washington Irving, Kevin Yagher, Andrew Kevin Walker
Produção:Scott Rudin, Adam Schroeder
Elenco:Johnny Depp, Christina Ricci, Miranda Richardson, Michael Gambon, Casper Van Dien, Jeffrey Jones, Richard Griffiths, Ian McDiarmid, Michael Gough, Christopher Walken, Marc Pickering, Lisa Marie, Steven Waddington, Claire Skinner, Christopher Lee


PRÊMIOS:
                    OSCAR (2000)
  •                     Ganhou - Melhor Direção de Arte
  • Indicações - Melhor Fotografia & Melhor Figurino
                     BAFTA (2000)

  •                      Ganhou - Melhor Figurino & Melhor Desenho de Produção


CURIOSIDADES:

  • A produção começou em 1993, com a Paramount Pictures prpondo Kevin Yagher para dirigir o roteiro de Andrew Kevin Walker como um longa de baixo orçamento estilo filme slasher. Porém, desentendimentos com a Paramount resultaram em Yagher sendo rebaixado para designer de maquiagem protética e Burton sendo contratado como diretor em junho de 1998.
  • As filmagens ocorreram entre novembro de 1998 a maio de 1999, e Sleepy Hollow foi lançado de forma geral, com críticas favoráveis, e arrecadou cerca de $207 milhões de dólares americanos em todo o mundo. 
  • O desenhista de produção Rick Heinrichs e cenógrafo Peter Young ganharam o Oscar de melhor direção de arte. Embora o roteiro do filme seja creditado a Andrew Kevin Walker, a maioria do que foi realmente feita no roteiro foi do escritor fantasma Tom Stoppard.
  • A trilha sonora do filme ganhou o prêmio Golden Satellite 2000 de melhor trilha original. Foi escrita e produzida por Danny Elfman, orquestrada por Conrad Pope, David Slonaker e Albert Olson e regida por Allan Wilson.
  • A personagem Katrina Van Tassel foi oferecida para Winona Ryder, mas a atriz recusou o papel.
  • A cidade de Sleepy Hollow foi construida em apenas três meses. Na época da produção, este era o maior set já contruído na Inglaterra.





Gostou desta postagem???

Então junte-se a nós! Siga o nosso blog e junte-se a nós em nosso grupo no Facebook. 
Faça parte da família "Memória Magazine", inteiramente dedicada a relembrar coisas boas e curiosas do passado. Ajudando alguns a reviverem boas lembranças e outros a conhecer a origem do que se vê hoje nos quadrinhos, nas animações e nos filmes...

Talvez também queira ler: 

Nenhum comentário

Imagens de tema por graphixel. Tecnologia do Blogger.