Papo Furado: AS TARTARUGAS NINJAS (Teenage Mutant Ninja Turtles - TMNT) 1984


Olá, Nerds saudosistas e curiosos! Desta vez a bola da vez serão as Tartarugas Ninjas (Teenage Mutant Ninja Turtles no original, frequentemente abreviado como TMNT). Interessantes personagens que acabaram por se tornar uma rentável franquia de produtos nerds. Elas começaram nos quadrinhos, mas rapidamente evoluiram para animações, live actions, brinquedos, videogames. Além de produtos variados como: roupas, lancheiras, bonés, etc. Atualmente a franquia pertence a Nickelodeon, empresa do grupo Viacom.


A ORIGEM! 

Segundo meu amigo, Sergio dos Santos, as Tartarugas foram criadas por Kevin Eastman e Peter Laird como uma paródia a obras de Frank Miller: Demolidor e Ronin (que envolviam ninjas, samurais e ficção científica) e aos Novos Mutantes da Marvel Comics (de onde veio a origem mutante) e foram lançadas em maio de 1984 pela Mirage Studios, editora independente fundada pela dupla. O primeiro desenho das tartarugas foi ao ar em 1987, e ficou no ar por 9 anos, até 1996 (foi o desenho de maior duração até ser superado pelos Simpsons, e mais recentemente por Scooby Doo). A animação, feita pela Murakami-Wolf-Swenson Film Productions Inc., foi mais centrada no humor do que na violência, com adaptações como as cores nas bandanas das tartarugas (originalmente as 4 eram vermelhas; a alteração passou para todas as outras mídias), a origem de Splinter e a profissão de April O’Neil (de programadora para repórter), e adições como o vilão alienígena Krang e os capangas Bebop e Rocksteady. O coelho Miyamoto Usagi, da série de quadrinhos Usagi Yojimbo de Stan Sakai faz uma participação na série.

Curiosamente, um outro amigo. O José Carlos Sandor afirma que as Tartarugas foram fruto de uma aposta pra ver quem iria pagar uma conta de bar… quem invetasse a história mais louca em menor período de tempo mas com algum sentido ganhava e o outro pagava a conta. Com isso, o primeiro esboço das TMNT teria sidoi feito num guardanapo de papel.
Algo interessante, uma espécie de marca registrada é que o vilão sempre foi e (pelo jeito) sempre será o Destruidor. Outro detalhe que poucos sequer imaginam é que nos primeiros quadrinhos, as tartarugas eram MUITO mais agressivas. Elas matavam, cortavam, mutilavam bem ao estilo ninja de ser. Sempre combatendo o Foot Clan, ou O Clã do Pé. Mas, como no desenho elas são brincalhonas e divertidas, acabamos fixando esta imagem delas.


Um pouco sobre as Tartarugas:

Leonardo (Leo) – O tático, líder corajoso e dedicado estudante de seu sensei, Leonardo usa uma máscara azul e detém duas espadas longas e afiadas (katanas e ninja-tōs fusionadas). Como maior autoridade dos quatro, muitas vezes ele carrega o peso da responsabilidade por seus irmãos, o que geralmente leva ao conflito com Raphael. Leonardo foi nomeado após o polímata italiano, pintor, engenheiro, inventor, escritor, anatomista, e escultor Leonardo da Vinci.

Donatello (Don ou Donnie) – O cientista, inventor, engenheiro e gênio tecnológico, Donatello usa uma máscara roxa e empunha uma Bō . Donatello é, talvez, a tartaruga menos violenta, preferindo usar seu conhecimento para resolver os conflitos, mas nunca hesita em defender seus irmãos. Ele foi nomeado após o artista renascentista e escultor italiano de Florença, Donatello.

Raphael (Raph) – O bad boy da equipe, Raphael usa uma máscara vermelho-escura e empunha um par de Sai . Ele é fisicamente forte, tem uma natureza agressiva e raramente hesita em desferir o primeiro golpe. Ele é muitas vezes representado com sotaque de Nova York. Sua personalidade pode ser feroz e sarcástica, e muitas vezes proporciona um humor sem expressão. Ele é muito leal aos seus irmãos e sensei. Ele foi nomeado após o pintor e arquiteto italiano do Renascimento, Raphael.

Michelangelo (Mikey) – O mais estereotipado da equipe: Um brincalhão fácil de lidar e de espírito livre, Michelangelo usa uma máscara laranja e empunha um par de Nunchaku . Ele é o menos maduro das quatro tartarugas e fornece o alívio cômico . Michelangelo tem um lado aventureiro juntamente com um amor por pizza. Ele é tem um pouco de “surfista” e é muitas vezes representado com um sotaque californiano. Ele foi nomeado após o pintor renascentista italiano, escultor, arquiteto, poeta e engenheiro, Michelangelo.


OUTRAS CURIOSIDADES:
  1. Os nomes são uma homenagem a artistas renascentistas
  2. Já os nomes dos vilões: Bebop e Rocksteady tem origem de estilos musicais
  3. A princípio, as quatro tartarugas usavam a mesma cor de bandana
  4. A primeira HQ vendeu  3.275 exemplares e era em preto e branco
  5. Na HQ original, o soro que deu poderes ao Demolidor (Daredevil) foi o mesmo que deu poderes as Tartarugas
  6. As Tartarugas eram extremamente violentas, tanto que matam o Destruidor já na primeira aventura
  7. “Tartarugas Ninja” (1990) é um dos filmes independentes mais lucrativo da história: custou 13 milhões e lucrou 100 milhões
  8. A trilha sonora ficou por conta de Vanilla Ice, rapper sucesso da época
  9. Em 1997 houve uma série live action para a TV, seguindo a cronologia do filme. Porém, série não fez sucesso e durou apenas uma temporada. Mas, é sempre lembrada por um crossover com os Power Rangers (Power Rangers in Space).
  10. Também em 1997, as Tartarugas chegam ao oriente. Uma versão anime foi produzida para conquistar o público japonês (“Mutant Turtles: Choujin Densetsu-hen”).

Gostou da postagem?

Então junte-se a nós! Siga nosso blog e faça parte de nosso grupo no Facebook. 
Junte-se a família "Memória Magazine", inteiramente dedicada a relembrar coisas boas e curiosas do passado. Ajudando alguns a reviverem boas lembranças e outros a conhecer a origem do que se vê hoje nos quadrinhos, nas animações e nos filmes.. 

Talvez também se interesse por:

 

Nenhum comentário

Imagens de tema por graphixel. Tecnologia do Blogger.