Papo de Cinema | JOHN TRAVOLTA - O MENINO DA BOLHA DE PLÁSTICO (1976)


O MENINO DA BOLHA DE PLÁSTICO é um daqueles filmes produzidos para a TV, baseado em histórias reais que acabou se fixando na memória de toda uma geração de telespectadores dos naos 80.  O motivo é um mistério ou uma conjunção de fatores. Talvez seja por excessiva repetição nas telinhas (o SBT passou incontáveis vezes), seja pelo talento de John Travolta ou pelo mérito narrativo do iniciante diretor Randall Kleiser, o fato é que este filme faz parte das boas memórias de muitos de nós e não poderia deixar estar aqui no Memória Magazine.


SINOPSE: "A adolescência já não é fácil para um jovem comum, imagine para Tod Lubitch (John Travolta), que nasceu com uma deficiência rara no sistema imunológico e foi "condenado" a passar o resto de sua vida dentro de uma bolha de plástico, onde poderia ter um sistema esterilizado e viveria a salvo de bactérias e vírus, que para pessoas normais não representam risco, mas para ele, poderiam levá-lo à morte."

Título Original: The Boy in the Plastic Bubble (EUA)
Ano: 1976
Produção Original: ABC
Gênero: Drama
Duração: 96 minutos
Direção: Randal Kleiser
Roteiro: Joe Morgenstern (história), Douglas Day Stewart (história e roteiro)
Elenco:
  • John Travolta
  • Diana Hyland
  • Robert Reed
  • Ralph Bellamy
  • Glynnis O'Connor
Confesso que não sou muito fã de dramas e raramente os assisto, mas na época que o assisti na TV, eu ainda não tinha um crivo tão seletista assim. Por isso, por favor não se escandalizem, mas não consegui revê-lo na íntegra. Apesar de inegavelmente ser um filme bem feito e com boas atuações, o ritmo do longa é um pouco datado e a trama em certas partes parece se arrastar. Contudo, acredito que seja uma coisa muito pessoal e talvez para muita gente o que eu esteja falando pareça até uma heresia. (Por favor, me perdoe se este for seu caso. Estou sendo sincero!)


CURIOSIDADES:
    1. O Roteiro produzido por Douglas Day Stewart para este longa de TV, compilava de modo romanceado as histórias reais das vidas das crianças: David Vetter (1971 - 1983) e Ted DeVita (1962 - 1980), que em decorrência de doenças que afetavam seus sistemas imunológicos, eram obrigados a viver em ambientes totalmente esterelizados semelhantes à bolhas de plástico.
    2. A Atriz Diana Hyland ganhou o Emmy Awards em 1977 (EUA) na categoria de Performance Extraordinária de Atriz Coadjuvante. No filme ela fez o papel da mãe do personagem Tod Lubitch (John Travolta). 
    3. Diana Hyland, apesar de ser 18 anos mais velha que John Travolta, tornou-se sua namorada durante as filmagens. 
    4. Em 1977, Diana Hyland morreu de câncer, durante a gravação do filme "Saturday Night Fever".
    5. Este foi o primeiro longa metragem do diretor Randall Kleiser. 
    6. 2 anos depois, Randall e Travolta voltariam a se encontrar no ótimo musical Grease - Nos Tempos da Brilhantina.
    7. Em 1976 John Travolta, além de estrelar este filme, também partcipou do suspense de terror: Carrie - A Estranha do aclamado Brian De Palma.
    8. A música tema do filme: "What Would They Say", foi composta por Paul Williams
    9. As atuações de John Travolta não passaram despercebidas e no ano seguinte (1977), estrelou o filme que marcou sua carreira: Os Emablos de Sábado a Noite dirigido por John Badham.
    10. Em 2001, uma comédia de "humor negro" intitulada: Jimmy Bolha (Bubble Boy) estreou nos cinemas com uma história que satirizava o drama original de 1976. O filme foi dirigido por Blair Hayes e estrelado por:  Jake Gyllenhaal.


Gostou deste post?
Então junte-se a nós! Siga o nosso blog e junte-se a nós em nosso grupo no Facebook. 

Nenhum comentário

Imagens de tema por graphixel. Tecnologia do Blogger.