In Memorian: CINCO (5) PERSONAGENS CRIADOS POR DENNIS O`NEIL


"Denny" O'Neil nos deixou orfãos de seu talento quando neste ano de 2020, vítima de um infarto fulminante partiu para os braços do Pai. Mas, felizmente suas contribuições para a nona arte não serão esquecidas jamais.

O`Neil foi um brilhante roteirista de quadrinhos e editor, reconhecido mundialmente pela excelência de seu trabalho. Dentre estes, destacam-se suas contribuições para a DC Comics entre as décadas de 1960 e 1990, como editor das revistas do Batman.

Suas obras mais conhecidas incluem uma série de histórias publicadas nas revistas Lanterna Verde/Arqueiro Verde e Batman, ilustradas por Neal Adams, e apontadas como eventos catalisadores de toda uma nova fase histórica na produção de quadrinhos americanos, conhecida como "Era de Bronze", bem como O Sombra, série ilustrada por Michael Kaluta, e O Questão, ilustrada por Denys Cowan.



Como forma de homenagear este icônico quadrinista, optei por trazer a memória alguns de seus inúmeros personagens. Ou seja, uma pequena lista com apenas cinco (5) referências, sendo estas de minha livre escolha e que refletem uma peqena parte do que Dennis O`Neil criou ao longo de sua longa carreira.


PERSONAGENS:


APPA ALI APSA (O Guardião) - Um dos Guardiões do Universo responsável pela Tropa dos Lanternas Verdes. Appa participou de inúmeros aventuras na DC Comics ao longo dos anos, mas ele é particularmente lembrado pelo momento de sua concepção nas HQs, quando percorreu os Estados Unidos junto com o Lanterna Verde (Hal Jordan) e o Arqueiro Verde (Oliver Queen) nas aventuras escritas nos anos de 1970, durante a fase clássica da dupla Neal Adams e Denny O' Neil.
Vale ressaltar que Os Guardiões do Universo são uma raça ficcional extraterrestre da DC Comics e foram criados na década de 1960 por John Broome (roteirista) e Gil Kane (desenhista). Suas primeiras aparições ocorreram na revista Green Lantern vol. 2 #1 (Julio de 1960). Dentro das histórias dos Lanternas Verdes, os Guardiões são os imortais fundadores e líderes da Tropa que administram direto de seu planeta Oa. Todos os Guardiões tem praticamente a mesma aparência, são idosos idosos, de pequena estatura, de pele azul com cabeças grandes e cabelos brancos.
O`Neil criou tão somente o Guardião Appa Ali Apsa, ok?
Poderes e Habilidades:
Appa sofreu diversas alterações nas histórias desde a sua criação. Mas, de modo geral vamos falar aqui de suas habilidades originais, semelhantes a todos os Guardiões.
  • inteligência sobre-humana, 
  • manipiulação de energia, 
  • immortalidade, 
  • telepatia, 
  • Telecinésia
Azrael (Jean-Paul Valley) - o personagem foi muito recorrente nas histórias do Batman nos anos de 1990 e ao longo dos anos foi adaptado como um justiceiro em Gotham. foi criado por Dennis O’Neil e Joe Quesada, sua primeira aparição na revista Batman: Sword of Azrael 1 em 1992. 
Jean-Paul Valley foi doutrinado desde seu nascimento para se tornar Azrael, o executor de uma sociedade secreta chamada Ordem de São Dumas e que de certo modo se assemelham aos Templários. Ele é um bebê de proveta, cujos genes foram combinados com os de animais para garantir melhores habilidades. Além disso sofreu lavagem cerebral através de um processo ao qual a Ordem se refere como "O Sistema". Após a saga "A Queda do Morcego" Azrael assumiu o mando do Batman por um tempo, foi uma época em que o Cavaleiro das Trevas ficou ainda mais sombrio. Bruce Wayne teve que tomar uma difícil decisão sobre quem o substituiria como Batman, ele ficou entre Dick Grayson, o Asa Noturna, e Jean-Paul Valley, mas acabou optando por Jean, presumido que ele seria mais frio e enérgico na luta contra o crime. Porém, Azrael se tornou muito agressivo e indignado com o sistema. A violência bruta se tornou frequente quando ele assumiu a capa e o capuz, chegando a usar métodos de tortura para conseguir o que queria. Quando Bruce se recuperou de seus ferimentos, Azrael não quis devolver o manto de Batman, mas acabou sento derrotado pelo Cavaleiro das Trevas. Pouco tempo depois o personagem estrelou uma sequência de revistas próprias intituladas: "Azrael: Agent of the Bat". Azrael foi assassinado no último número de sua série (#100), mas seu corpo nunca foi encontrado. Contudo, sua aparição na saga "A Noite Mais Densa", como um membro dos Lanternas Negros confirmou que o Jean-Paul Valley havia realmente morrido. 
O Manto de Azrael foi adaptado por outros roteiristas em outras identidades civis.

Poderes e Habilidades: 
  • Força e reflexos ampliados por sua fisiologia exótica e por seu condicionamento mental,
  • Armadura blindada, 
  • exímio lutador, 
  • intelecto genial 
  • perito em computação.
Homem-Hídrico ( Morris Bench) - É um dos vilões da galeria do Homem-Aranha e foi criado por Denny O Neil que na época usava o pseudônimo de: ‘Sergius O Shaugnessy’. A arte ficou a cargo de John Romita Jr e sua primeira aparição foi na revista: Amazing Spider-Man #212 (1981). 
Morris Bench nasceu e foi criado no Bronx, em Nova York. Ele começou a trabalhar como tripulante em um navio de carga e foi acidentalmente derrubado pelo Homem-Aranha enquanto um poderoso gerador experimental estava sendo baixado para o oceano para testes. Exposto ao processo de conversão de energia do gerador ao ser bombardeado com gases vulcânicos, a estrutura celular de Bench foi alterada. Logo depois de descobrir seus poderes, tornou-se o criminoso Homem-Hídrico e partiu para se vingar daqueles que ele considerava responsáveis ​​por sua condição. Desde então, o vilão se tornou recorrente nas aventuras do teioso e do universo Marvel. Seja sozinho ou em grupos, o personagem é sempre reaproveitado como antagonista em boas aventuras. Atualmente, o Homem-Hídrico se tornou prisioneiro de Atlântida e está sob o controle de Namor, que de alguma forma conseguiu tomar seu poder hidrocinese para si mesmo.
Poderes e Habilidades:
Ele possui a capacidade de se transformar corporalmente, no todo ou em parte, em uma substância líquida aquosa, a qual ele pode controlar cada gota tornando-se assim como a água sem forma definida e ao mesmo tempo assumindo a forma que desejar.  Além disso, o Homem-Hídrico possuía a habilidade de aremessar tiros de água tão fortes quanto disparos de armas de fogo. Devido a sua natureza hídrica e conexão de suas moléculas, Bench é praticamente invulnerável. Em aventuras mais recentes ele adquiriu a hidrocinese, habilidade de manipular mentalmente a água fora de seu próprio corpo. Contudo, ressalto que não é uma das habilidades originais do personagem concebido O´Neil.

Lady Shiva (Sandra Wu-San) - É uma curiosa personagem criada por O'Neil e Ric  Estrada para a DC Comics. Ela apareceu pela primeira vez na revista: "Richard Dragon, Kung Fu Fighter #5 (dezembro de 1975)" como um antagonista do personagem titular da revista. Curiosamente, ela não foi concebida como uma vilã propriamente dita. Mas, como uma artista marcial em busca de vingança. Porém, equivocadamente persegue o herói/lutador Richard Dragon até descobrir que não havia sido ele quem assassinara sua irmã e motivo de sua vendeta, assim como fica sabendo que o verdadeiro assassino já estava morto. Diante deste conturbado inicio a personagem acaba se aprofundando no mundo das artes marciais e se torna uma assassina de aluguel sempre em busca de desafios com lutadores fortes e hábeis. Com o tempo, a personagem acabou sendo inserida no universo do homem-morcego, ora como inimiga, ora como aliada. 
Poderes e habilidades:
Shiva é uma humana comum, não dispondo de super poderes. Porém, ela é um prodígio das artes marcias, dominando inúmeras técnicas com maestria, além do fato de ser uma experinte assassina.

Lanterna Verde (John Stewart) - Criado por Denny O' Neil e Neal Adams, o hoje famoso Lanterna Verde teve sua primeira aparição em Green Lantern #87 Vol. 2, em 1971. Em sua concepção original John é um ex-fuzileiro, recém formado em arquitetura e desempregado que foi escolhido pelos guardiões como eventual substituto para portar o anel de Hal Jordan, depois que Guy Gardner (o anteriormente indicado) sofre um acidente. Inicialmente, concebido como um figurante nas aventuras de Hal Jordan, acabou por evoluir e se destacar no universo da DC, tanto nos quadrinhos, quanto em outras mídias. Sendo hoje um personagem de peso e com reconhecimento popular considerável. 

Poderes e Habilidades:
Todos os Lanternas Verdes possuem:


  • super-força, voo, 
  • poder de criação de objetos conforme sua imaginação, 
  • John possui treinamento militar 
  • habilidades de combate corpo a corpo
  • Conhecimentos técnicos em arquitetura (muito úteis para alguém que pode construir coisas com o poder do pensamento).

Então é isso, vou ficando por aqui, mas caso você queira conhecer outros personagens criados por Dennis O´Neil recomendo sua página no Guia dos Quadrinhos. OU, caso seja do interesse de nossos leitores, posso produzir outras postagens apresentando amsi alguns personagens. Lembrando que o objetivo aqui foi termos uma visão um pouco diferenciada de quem foi o quadrinista Denny O´Neil.





Nenhum comentário

Imagens de tema por graphixel. Tecnologia do Blogger.