Papo Furado | O Jogo de Tabuleiro: DETETIVE (Clue) ou a origem de OS 7 SUSPEITOS.

 

Estava eu dia desses revendo a divertida comédia: OS 7 SUSPEITOS (Clue) e acabei ficando motivado a escrever sobre o filme, mas assim que comecei a pesquisar vi que era um longa inspirado no jogo de tabuleiro, conhecido no Brasil como DETETIVE, um dos icônicos jogos de minha juventude. Então, não resisti e decidi fazer uma postagem mais completa que verdadeiramente segue o espírito de resgate nostálgico de nosso querido Blog. Por isso, não perca mais tempo e avance em mais um PAPO FURADO repleto de nostalgia e de muitas curiosidades.


Caso você não seja muito ligado nessa coisa de Jogos de Tabuleiro, fique tranquilo! Pra começar, vamos relembrar (ou te apresentar!) o jogo DETETIVE. Em termos de jogos de tabuleiro, este é pioneiro no estilo de dedução lógica e tem sido comercializado no Brasil (pela Estrela) desde 1977.

O jogo é composto por um tabuleiro, 6 peões (que são os suspeito: Srta. Rosa, Dona Branca, Coronel Mostarda, Sr. Marinho, Dona Violeta e Professor Black), 6 armas, um dado e 21 cartas. No início do jogo, três cartas (uma de suspeito, uma de cômodo e uma de arma) são escolhidas aleatoriamente e depositadas em um envelope secreto. Logo, o objetivo do jogo é encontrar a solução do crime, isto é, descobrir as cartas contidas no envelope. São 6 suspeitos, 6 armas e 9 locais, conferindo 324 possibilidades distintas de crime. No decorrer do jogo, um jogador por vez deve sugerir quais seriam as três cartas do envelope. 

Os demais participantes deverão contradizer o palpite, exibindo alguma carta que seja parte do palpite, comprovando que a mesma não se encontra no envelope. A carta deve ser mostrada apenas àquele que palpitou. Após suspeitar ter desvendado o crime, o jogador faz uma acusação, no qual cita em definitivo quem é o assassino, com qual objeto matou, e em qual cômodo da mansão houve o assassinato. O próprio acusador verifica as cartas do envelope, em segredo. Caso tenha acertado, é declarado vencedor do jogo. Em caso de erro, o jogador é eliminado, podendo apenas desmentir o palpite dos demais participantes.



Recentemente, a Estrela lançou o jogo clássico com um "upgrade", um novo aplicativo (gratuito), onde os jogadores brincam com realidade aumentada!
Com o aplicativo, os detetives podem jogar usando apenas o celular, jogando em equipe, ou de modo individual. Para os dois modos de jogo, os detetives deixarão as cartas de local nos cômodos de suas próprias casas e depois percorrerão cada ambiente da casa em busca das cartas, scaneando-as com o aplicativo para procurar a dica, que pode ser um áudio ou a própria arma do crime!
Também é possível jogar apenas com o tabuleiro, da maneira tradicional.

A ORIGEM DO ENTRETENIMENTO

A autoria original do jogo aponta para o músico inglês Anthony Ernest Pratt ( e sua esposa Elva). Muitas são as possíveis influências que inspiraram a criação. Em meio a estas suposições, alguns alegam que em dado momento da segunda grande guerra, Pratt e sua esposa, ficaram escondidos em sua casa em Birmingham e para passarem o tempo, começaram a criar um jogo de tabuleiro que pudessem jogar enquanto aguardavam o fim dos bombardeios. Vale lembrar que Pratt, enquanto músico tocava em hotéis no interior da Inglaterra e parte do entretenimento oferecido aos hóspedes eram os chamados "Murder Mystery Games". Um tipo de jogo extremamente popular na época, onde atores e hóspedes representavam personagens envolvidos em uma trama de um assassinato e o objetivo era descobrir, a partir de uma série de pistas, quem era o assassino. Não bastassse isso, Pratt e sua esposa Elva, também apreciavam romances policiais populares da época de autores como Raymond Chandler e Agatha Christie. Logo, a idéia ganhou forma e no ano de 1944, Pratt patenteou o jogo. Porém, o processo de registro durou até 1947. Tão logo aprovado, Pratt o vendeu para Norman Watson da fabrica inglesa de jogos Waddington´s, que viu o jogo com um imenso potencial, porém devido a escassez de alguns materiais pós Segunda Guerra Mundial, o jogo só pôde ser lançado em 1949 com o nome de Cluedo (uma combinação de Clue + Ludo). Quando a Parker Brothers adquiriu os direitos do jogo nos Estados Unidos em 1949, eles o reduziram para Clue, já que o Ludo ainda não era bem disseminado nos EUA. Atualmente, ambos os títulos ainda coexistem com pequenas alterações em cada versão nos seus países respectivos. 


O filme: Os 7 Suspeitos (CLUE no original) é baseado no jogo de tabuleiro e nos traz uma comédia de suspense deliciosa. Clue é divertido, aguça a nossa curiosidade, nos remete a infância e ainda conta com um final surpreendente. É o tipo de filme gostoso de se ver (e rever), que não traz efeitos especiais ou uma história complexa, mas a diversão é garantida.

SINOPSE: Em uma noite tempestuosa de 1954, seis indivíduos com históricos comprometedores em Washington se reúnem para um jantar na mansão do ostentoso Sr. Pessoa (Lee Ving). Eles são recebidos pelo mordomo, Wadsworth (Tim Curry), que atribui a cada convidado um pseudônimo a fim de proteger suas identidades: Sr. Green (Michael McKean), Coronel Mostarda (Martin Mull), Sra. Peacock (Eileen Brennan), Professor Plum (Christopher Lloyd), Srta. Scarlet (Lesley Ann Warren), e Sra. White (Madeline Kahn). Após o jantar, eles descobrem que foram chamados para conhecer o seu chantageador: o Sr. Pessoa, e cada um deles recebe uma arma. Quando o anfitrião aparece morto, o grupo se apavora e procura por pistas para revelar o assassino. Só que já é tarde demais e mais pessoas aparecem mortas. Agora só resta descobrir: quem matou quem, em qual cômodo e com qual arma.

Título no Brasil: OS 7 SUSPEITOS
Título Original: CLUE
Data de Estréia: 13 dez, 1985
País: EUA
Gêneros: Comédia, Crime, Mistério, Suspense
Direção Jonathan Lynn
Produção Debra Hill
Roteiro Jonathan Lynn
John Landis
Género comédia, mistério
Distribuição Paramount

ELENCO:

  • Eileen Brennan como a Sra. Peacock
  • Tim Curry como Wadsworth, o Mordomo
  • Madeline Kahn como a Sra. White
  • Christopher Lloyd como Professor Plum
  • Michael McKean como o Sr. Green
  • Martin Mull como o Coronel Mostarda
  • Lesley Ann Warren como Srta. Scarlet
  • Colleen Camp como a Yvette, a Empregada Doméstica
  • Lee Ving como Sr. Pessoa
  • Bill Henderson como o Policial
  • Jane Wiedlin como Garota do Telegrama Falado
  • Jeffrey Kramer como o Motorista
  • Nakahara Kellye como a Sra. Ho, a Cozinheira
  • Howard Hesseman (não creditado) como o Evangelista/Chefe de Policia 

CURIOSIDADES:
  • Existem algumas diferenças entre a ideia original e o jogo que foi lançado de fato. Por exemplo, na ideia original eram 10 personagens e não 6, 11 salas e não 9, 9 armas e não 6, alguns nomes foram mudados e alguns outros detalhes de jogabilidade também foram alterados.
  • Anthony E. Pratt era um funcionário aposentado da procuradoria quando teve a idéia do jogo em 1944. 
  • DETETIVE é vendido atualmente no Brasil pela Estrela. Porém, com a decisão da Hasbro de participar diretamente do mercado brasileiro, um acordo com a Estrela permitiu que ambas as empresas lançassem jogos parecidos: Detetive continuou sendo fabricado pela Estrela, enquanto a Hasbro lançou o CLUE. 
  • Dez anos depois de seu lançamento, o jogo se tornou um "best-seller". 
  • Hoje, o jogo é vendido em mais de 40 países, dos Estados Unidos à Suécia, do Brasil à Nova Zelândia. 
  • Quando Pratt entregou o jogo em seu pedido de patente, ele detalhou dez personagens: Dr. Black, Sr. Brown, Sr. Gold, o Reverendo Mr. Green, Miss Grey, Professor Ameixa, Miss Scarlett, Enfermeira White, Sra. Silver e Coronel Yellow. Nem todos os personagens sobreviveram ao processo de simplificação da jogabilidade que acabaram sendo reduzidos para seis. O coronel Yellow permaneceu, mas sofreu uma mudança no nome para Coronel Mostarda, pois Norman Watson diretor executivo da Waddington's opinou sobre usar a palavra Amarelo - uma gíria militar para covardes o que fazia pouco sentido para um homem de alta patente.
  • Em 1990, Cluedo foi adaptado para um game show no qual duas equipes de celebridades assistiam artistas convidados apresentando uma cena mórbida de um pós assassinato e logo depois discutiam tentando descobrir o culpado do crime. O show durou quatro temporadas.
  • A versão Clue The Golden Girls (Super Gatas, no Brasil) é inspirada no antigo seriado americano de mesmo nome que fez muito sucesso na década de oitenta. A série conta o cotidiano de quatro senhoras de idade dividindo o mesmo teto. No jogo precisamos descobrir qual delas comeu o último pedaço de bolo de queijo, em qual lugar da casa e o que deixou como evidência. 
  • Em 1993 a Manhattan Rep Company, promoveu o evento Campeonato Mundial de Clue na cidade de Nova York. Os participantes jogavam enquanto interagiam com atores vestidos como personagens de Detetive. Pistas foram distribuídas em diálogo e via música. O vencedor foi Josef Kollar, do Reino Unido, que estava vestido como Coronel Mostarda. Kollar ganhou uma viagem a Hollywood.
  • CLUE: O MUSICAL estreou em Baltimore em 1995 e aprofundou alguns dos relacionamentos tortuosos e motivações do grupo de suspeitos do assassinato noturno do Sr. Body. No fim do espetáculo, a platéia era convidada a escolher três cartas que identificariam o assassino, a arma e o local. O musical foi apresentado em mais de quinhentas cidades ao redor do mundo.
  • Na versão "Detetive Simpsons" lançada em 2002, recheada de personagens queridos, uma das possíveis armas que pode ser a ferramenta que matou o Senhor Burns, é uma rosquinha!  
  • Ninguém fica morto por muito tempo em Detetive - a menos que você seja a Sra. White. Em 2016, a Hasbro decidiu dispensar a governanta assassina e seu castiçal em favor de um novo personagem, A Doutora Orquídea, uma cientista filha adotiva do assassinado Sr. Body. Foi a primeira vez que um personagem do jogo foi aposentado permanentemente.
  • Dentre as diversas novas versões do jogo, há uma inspirada na franquia Star Wars onde os infiltrados na Estrela da Morte precisam descobrir qual planeta Darth Vader planeja destruir, em que sala os planos secretos estão escondidos e qual nave irá usar para escapar.
  • O filme CLUE (Os 7 Suspeitos) possui três finais alternativos, apontando diferentes assassinos para os crimes. Cada um deles foi mostrado em um cinema diferente na época do lançamento, e todos os três podem ser vistos no DVD.
  • O papel do mordomo Wadsworth foi escrito para Leonard Rossiter mas ele faleceu antes que as filmagens começassem. Rowan Atkinson ("Mr Bean") foi considerado para interpretá-lo, mas foi rejeitado pelo estúdio pois o ator era desconhecido nos Estados Unidos na época. John Cleese também foi considerado para viver este personagem. Finalmente, foi Tim Curry quem ganhou o papel.
Gostou da postagem?

Então junte-se a nós! Siga nosso blog e faça parte de nosso grupo no Facebook.

Junte-se a família "Memória Magazine", inteiramente dedicada a relembrar coisas boas e curiosas do passado. Ajudando alguns a reviverem boas lembranças e outros a conhecer a origem do que se vê hoje nos quadrinhos, nas animações e nos filmes...


Nenhum comentário

Imagens de tema por graphixel. Tecnologia do Blogger.