Falando em Série: KOJAK (1973)


Desta vez no FALANDO EM SÉRIE, vamos recordar de um detetive de polícia careca, de comportamento arrojado, estilo excêntrico e uma curiosa mania de chupar pirulitos. O sujeito era o terror da bandidagem (e de seus superiores) no combate ao crime em Nova York. De quem estou falando? De KOJAK, é claro! Sem dúvida, um dos personagens de séries policiais da década de 70 mais lembrados pelo público. Agora sem mais delongas, vamos ao post. Espero que gostem!



Na série, o detetive Theofilides ( "Theo") Kojak, ou simplesmente Kojak (Telly Savalas) era um competente e extravagante tenente da polícia de Nova York que trabalhava no 13° distrito de Polícia, na região sul de Manhattan. Quando um corgi 1970 estacionava na cena do crime, pra muitos já era questão de pouco tempo até que o caso estivesse resolvido. Um policial nada ortodoxo, que usava e abusava das malandragens e artimanhas das ruas na hora de investigar os mais variados crimes. Sua marca registrada era a careca lustrosa, seu senso de humor sarcástico e sua mania por pirulitos.
Kojak tinha uma grande habilidade em interrogatórios e perspicácia para seguir pistas, mas também não pensava duas vezes na hora de seguir sua investigação usando meios nem tão lícitos. O importante era pegar o meliante! Por sua competência contra o crime, ele era sempre chamado para resolver os piores e mais complicados crimes da parte suja da cidade. Assassinatos que sempre envolviam traficantes, prostitutas, malandros, bêbados e outras figuras do submundo.


Título Original: KOJAK
País: EUA
Emissora: CBS.
Criador: Abby Mann
Elenco Principal:
  • Telly Savalas
  • Dan Frazer
  • Kevin Dobson
  • George Savalas
  • Mark Russell
  • Vince Conti
Tema de abertura: Billy Goldenberg
Transmissão Original: de 24 de outubro de 1973 a 18 março de 1978.
Duração média dos episódios: 60 minutos.
Temporadas: 6 (125 episódios).
Companhias Produtoras: Universal Television.

Talvez você imagine que as manias de um personagem de TV serem imitadas por pessoas nas ruas seja coisa de agora, mas saiba que não é! Um exemplo disto é justamente o detetive 'KOJAK' da série estrelada por Telly Savalas um nome desconhecido hoje, mas famoso no passado. 

E olha que a aparência de Telly Savalas não era exatamente a de um astro de TV. O ator por exemplo era completamente calvo! E não tinha fisico 'malhado' como os atores atuais. Mas mesmo assim seu personagem cativou o público e também os contagiou. 

O personagem era um detetive bastante peculiar, primeiro por usar métodos mais comuns nas ruas do que por policiais, segundo por sempre fumar o cigarro St Morritz e...chupar pirulitos! Isto mesmo: pirulitos, daqueles redondinhos. 

Já sabem o que aconteceu né? Primeiro veio uma onda de chupar aquele tipo de pirulito (alguns até tinham a imagem de Kojak na embalagem) e os fumantes claro aderiram ao cigarrete (como eram chamados) St Morritz (o cigarro foi em menor proporção por causa do preço....). 

Kojak trabalhava com uma equipe: o detetive Stravos (interpretado pelo irmão de Savalas, George Savalas. Que curiosamente às vezes era identificado como Demóstenes na entrada da série), Saperstein e Rizzo e como em qualquer série policial resolvia casos todas as semanas.

No Brasil foi exibido primeiro na Globo...em horário nobre! Isto mesmo! A Globo ainda não produzia os "excelentes" programas que exibe e sequer tinha 'empurrado' as novelas cada vez mais para dentro do antigo horário chamado "nobre" (9 as 10 da noite). Depois foi exibido nas madrugadas da extinta Manchete...

Nos anos 80 o personagem retornou em telefilmes de maior duração. Em 1989 a ABC tentou reviver a série, mas não obteve sucesso e o projeto foi abandonado na primeira temporada. Em 2005 foi relançada por um canal a cabo, com o ator afro-americano Ving Rhames no papel de Kojak, sem também obter maior êxito.

Paulo Cirino


CURIOSIDADES: 

  • O personagem Kojak foi visto pela primeira vez numa pequena aparição no tele-filme "The Marcus-Nelson Murders" de 1973, uma história baseada nos assassinatos de Wylie-Hoffert Career Girls de 1963 , a violação brutal e o assassinato de duas jovens mulheres profissionais em Manhattan.  
  • O personagem foi idealizado com base em vários detetives, advogados e repórteres envolvidos no caso de assassinato de Wylie-Hoffert. 
  • Com o sucesso imediato, a CBS decidiu criar a série com o personagem, que estreou apenas dois meses depois. 
  • No filme de 1973 para a TV , o sobrenome do personagem foi escrito: "Kojack".
  • Por sua atuação como Kojak, Savalas recebeu um Prêmio Emmy de melhor ator em série dramática de televisão e o seriado recebeu o Globo de Ouro de melhor série dramática em 1975.
  • Nos primeiros episódios da série, muitas vezes Kojak é visto fumando cigarros (St Morritz). Após o Relatório do Ministério da Saúde Americanos em 1964 que alertava sobre os riscos do fumo e do hábito de fumar, os comerciais de cigarros foram banidos da televisão americana em 1971 e a tentativa de parar de fumar tornou-se comum ao longo da década de 1970. Para reduzir seu hábito, Kojak começou a usar pirulitos como substituto. O pirulito fez sua estreia no episódio da 1ª temporada:"Sunday Dark", transmitido em 12 de dezembro de 1973. Nele, Kojak acende um cigarro quando começa a interrogar uma testemunha, mas pensa melhor e logo coloca um pirulito (especificamente, um Tootsie Pop ) na boca. Mais tarde no episódio, o personagem de Kevin Dobson, Crocker, pergunta sobre o pirulito e Kojak responde: "Estou procurando fechar o fosso desta geração".
  • A série original foi cancelada em 1978, mas em 1985, Telly Savalas voltou a interpretar o exótico detetive em 7 filmes de TV começando com O Arquivo da Bielorrússia . Os últimos 5 deles foram exibidos na ABC como parte de seu bloco: Mystery Movie , que foi exibido nos sábados a noite. O personagem foi promovido ao cargo de Capitão, e depois Inspetor. Andre Braugher co-estrelou como Det. Winston Blake, e por um episódio de duas horas, Kevin Dobson voltou como Bobby Crocker, agora um advogado distrital. As estrelas convidadas nesses filmes de TV incluíram Angie Dickinson , Marcia Gay Harden e outros. 
  • Em 1989 a ABC tentou reviver a série, mas não obteve sucesso e o projeto foi abandonado na primeira temporada. 
  • O personagem ganhou uma nova versão em 2005, com Ving Rhames como Kojak, mas a série teve vida curta, apenas uma temporada com 10 episódios.
  • A Universal Pictures chegou a divulgar planos de fazer uma versão cinematográfica de Kojak, com o ator Vin Diesel estrelando o longa. A Produção ainda contava com Neal Purvis e Robert Wade (a equipe de redação de filmes de James Bond, incluindo O Mundo não é o Bastante e Skyfall ) para escrever o roteiro do filme e  Samantha Vincent como Showrunner. Durante muitos anos nada aconteceu, até que em 2015 foi relatado nos meios de comunicação que o dramaturgo Philip Gawthorne estava a bordo para o novo filme, escrevendo para a Universal. Atualmente os direitos de produção são da Diesel's One-Based Films. 
  • No Brasil, a popularidade do personagem foi tanta que o nome Kojak tornou-se sinônimo de calvície, e o personagem acabou virando até marchinha de carnaval. Por conta desse sucesso, Telly Savalas fez algumas visitas promocionais ao país.
  • No Chile, a série foi tão bem sucedida que, nos anos 1970 e 1980, o termo "Kojak" tornou-se sinônimo para "pirulito".


Nenhum comentário

Imagens de tema por graphixel. Tecnologia do Blogger.