Animação em Foco | "DANGER MOUSE" (1981)

 


Desta vez nossa ANIMAÇÃO EM FOCO irá resgatar a MEMÓRIA de um corajoso ratinho branco que usa um tapa-olho, um cinto vermelho e um botton com as iniciais DM. O seu verdadeiro nome é desconhecido, mas ele atende pelo codinome: DANGER MOUSE, o melhor agente secreto do mundo. As aventuras de nosso herói tinham um humor britânico, no estilo do Monty Python e satirizava principalmente o famosos super espião inglês, James Bond, o icônico detetive Sherlock Holmes e os quadrinhos de Nick Fury, agente da S.H.I.E.L.D. da Marvel Comics. No Brasil foi exibido pele Rede Record na década de 80. Lembrou? Ficou curioso? Não perca mais tempo e se divirta em mais uma de nossas postagens repletas de curiosidades, informações e muita nostalgia. Boa Leitura!


Danger Mouse era um astuto agente secreto, que falava 34 idiomas e vivia numa caixa de correio na Baker Street em Londres.
O pequeno agente recebia suas missões do Coronel K e partia para a aventura usando um carro superequipado com toda espécie de parafernália bem ao estilo 007, o herói e seu ajudante, o atrapalhado e medroso Ernesto Penaforte, enfrentavam os planos sinistros dos mais terríveis vilões.
O nosso herói tinha como missão combater os grandes vilões mundiais, que eram representados principalmente pelo terrível Barão Silas Costa Verde e seu ajudante Stiletto.
As vezes também apareciam como vilões o alien JJ.Quark, o compositor Wufgang Bah, o mexicano El Loco e o em alguns episódios Danger ainda tinha que enfrentar o Conde Quáckula, um pato vampiro que satirizava o Conde Drácula e o lobo cientista Augustus P. Crumhorm III.
Um divertido destaque nas aventuras era o narrador invisível que em alguns episódios interagia com os personagens ou mostrava desdém pela ação,se recusando a fazer seu trabalho ou metendo os personagens em encrenca

DANGER MOUSE é uma animação britânica produzida pela Cosgrove Hall Films para a Thames Television, criado criado por Brian Cosgrove em parceria com a Hall Productions Limited. O Desenho estreou no dia 28 de setembro de 1981 e durou até 1990, chegando aos 90 episódios (de 20 minutos cada) distribuídos em 10 temporadas. A série alcançou um grande sucesso também em outras partes do mundo, sendo vendida para mais de 31 países.

No Brasil  o desenho foi exibido pela Rede Record a partir de 1982, quando era mostrado diariamente às 17h30. Ficou no ar na emissora até 1984, na época já ocupando o horário das 13h. Na ocasião recebeu a dublagem da Herbert Richers, com o herói tendo sido dublado por Nelson Batista, famoso por ter feito a voz do Jerry Lewis em diversos filmes no Brasil.

Em 1985 foi lançado em VHS pela CIC vídeo e destacou-se por ser um dos poucos desenhos no mercado a sair com dublagem, algo incomum para as fitas da época, mesmo as infantis.

Personagens

Danger Mouse: codinome de um ratinho branco que usa um tapa-olho, um cinto vermelho e um button com as iniciais DM. O seu verdadeiro nome é desconhecido e não é mencionado por algum personagem de desenho. Ele vive numa caixa de correio na Baker Street em Londres. É o melhor agente secreto do mundo. 

Ernesto Penaforte (Ernest Penfold): o ajudante de Danger Mouse. É um hamster tímido que usa óculos, gravata amarela e preta e um terno azul. 
Coronel K. (Colonel K): o chefe de Danger Mouse. 
Barão Silas Costaverde (Baron Silas Greenback): um sapo de paletó amarelo, o arqui-inimigo de Danger Mouse. 
Stiletto Mafiosa: um corvo ajudante do Barão Costaverde.
Nero: uma centopéia, que é o bicho de estimação do Barão Costaverde. Ele decidirá escolher: deixar o mundo ou eliminar Danger Mouse.
Isambard Sinclair: o narrador do desenho. 




CURIOSIDADES:
  • Na Europa, cada episódio de vinte minutos era dividido em cinco partes (de quatro minutos cada, exibidos diariamente). Nos Estados Unidos, o programa era dividido em duas partes de dez minutos.
  • No conceito original, Danger Mouse teria a cor marrom, mas como Penfold já tinha essa cor, os criadores decidiram que os personagens deveriam ter cores diferentes e ele acabou tendo a cor branca.
  • O programa foi idealizado por Mark Hall e Brian Cosgrove,sendo o personagem principal baseado no personagem de Patrick MacGoohan na série "Danger Man" de 1960 (um seriado inglês sobre um agente secreto). 
  • Inicialmente, o personagem teria um tom mais sério, porém o compositor Mike Harding responsável pela trilha sonora sugeriu que as aventuras não deveriam se prender a realidade e que deveriam ter um tom mais cômico.
  • Elenco de dubladores no Brasil: Danger Mouse - Nelson Batista; Ernesto Penaforte - Orlando Drummond; Barão Silas Costa Verde - João Jaci; Narrador - Silvio Navas
  • Nelson Batista, famoso por ter feito a voz do Jerry Lewis em diversos filmes no Brasil.

Gostou desta postagem???

Então junte-se a nós! Siga o nosso blog e junte-se a nós em nosso grupo no Facebook. 

Faça parte da família "Memória Magazine", inteiramente dedicada a relembrar coisas boas e curiosas do passado. Ajudando alguns a reviverem boas lembranças e outros a conhecer a origem do que se vê hoje nos quadrinhos, nas animações e nos filmes... 





Nenhum comentário

Imagens de tema por graphixel. Tecnologia do Blogger.