Papo de Cinema: D.A.R.Y.L. (Data Analyzing Robot Youth Lifeform) 1985


Neste "PAPO DE CINEMA" vamos falar de um modesto filme Sci-Fi que apesar de ter sido mau recebido pela crítica e de ter tido desempenho morno em seu país de origem, o filme fez muitos fãs no Brasil que cresceram assistindo as aventuras de D.A.R.Y.L. no cinemas e depois nas muitas reprises na Sessão da Tarde. O longa custou cerca de US$ 12 milhões e sua realização não exigiu muito da cenografia e quase não tem efeitos especiais, sendo utilizadas apenas algumas poucas montagens com aeromodelos e claro, imagens reais do Lockheed SR-71 Blackbird, o famoso avião espião dos EUA e estrela do filme. Agora sem demora, avance em nossa postagem e descubra algumas divertidas curiosidades de mais esse clássico dos anos 80. Boa Diversão! 

SINOPSE: Daryl (Barret Oliver) é um menino de dez anos que, perdido e sem memória do seu passado, é adotado por uma família. Porém, conforme eles o criam, logo percebem que ele possui certas habilidades especiais. Enquanto tentam descobrir quem são os pais verdadeiros do menino e de onde ele veio, eles começam a suspeitar que Daryl pode ser muito mais do que uma criança comum.

Título: D.A.R.Y.L.
Ano de produção: 1985
Nacionalidade: EUA , Reino Unido 
Gênero: Ficção científica/Aventura 
Distribuição: Paramount Pictures 
(EUA e Canadá), Columbia Pictures (Internacional)
Estreia: 18/10/1985
Duração: 114 minutos
Trilha Sonora: Marvin Hamlisch
Direção: Simon Wincer
Produção: John Heyman , Burtt Harris , Gabrielle Kelly
Escrito por: David Ambrose , Allan Scott, Jeffrey Ellis
Elenco: 
Barret Oliver ....... DARYL
Mary Beth Hurt .....Joyce Richardson
Michael McKean... Andy Richardson
Danny Corkill.......Tyler "Turtle" Fox
Josef Sommer ......Dr. Jeffrey Stewart
David Wohl ......... Sr. Nesbitt
Colleen Camp ..... Elaine Fox
Steve Ryan ........Howie Fox
Amy Linker ........ Sherie Lee Fox
Kathryn Walker ....Dra. Ellen Lamb
Hardy Rawls .....McKenzie
Jim Fitzpatrick...TASCOM Segurança 



D.A.R.Y.L. é um ótimo filme de entretenimento que apresenta uma hábil combinação de Ficção Científica, filme de aventuras, thriller de ação e comédia familiar que explora em seu roteiro as atribulações de uma típica e pacata família americana que se vê envolvida em uma grande confusão ao adotar um garoto de nove anos com espantosas capacidades físicas e intelectuais. 
Na verdade o longa explora a humanização de máquinas que podem ter sentimentos. DARYL ou Data Analyzing Robot Youth Lifeform, trata-se de um robô experimental que não tem consciência da sua natureza cibernética. O diretor Simon Wincer faz da trama uma espécie de releitura moderna da clássica fábula de Pinóquio sobre a humanização de um ser artificial em forma de menino e o seu desejo de se transformar numa criança de verdade. 


CURIOSIDADES:
  • As filmagens ocorreram no ano de 1985, dos meses de Janeiro à Março e o lançamento nos cinemas ocorreu no mesmo ano, no mês de Outubro.
  • Quase todo o set de filmagens da cidade de Barkenton foi feito em Orlando e nas áreas vizinhas, com uma exceção em Dillsboro.
  • A casa de Daryl foi filmada na 716 Euclid Avenue, em Orlando.
  • A casa de Turtle foi filmada na 717 Euclid Avenue, em Orlando.
  • A prefeitura de Barkenton foi filmada na 50 Front Street, em Dillsboro.
  • As cenas do hospital foram filmadas no Orlando VA Medical Center.
  • Blue Lake foi filmado no lago Copeland, em Orlando.
  • O jogo de beisebol no Barkenton Park foi filmado no Delaney Park, em Orlando.
  • A Barkenton School foi filmada na Kaley School, em Orlando.
  • Para algumas cenas com muitos computadores, algumas instalações foram usadas EPCOT(Protótipo Experimental da Comunidade do Amanhã, ou Protótipo Experimental da Comunidade de Amanhã, o impressionante parque futurista que a Disney construiu em Bay Lake, perto de Orlando).
  • Além das cenas rodadas em Orlando, Florida, também houveram takes realizados nos estúdios Pinewood, em Londres e em um aeroporto em Kissimmee, Florida.
  • Barret Oliver (DARYL) anteriormente havia interpretado o personagem Bastian de: "A História Sem Fim". Após DARYL, apareceu nas duas partes de COCOON (1985 e 1988) e mais tarde em algumas séries de TV até 1989 e depois desapareceu das telas e atualmente ganha a vida como fotógrafo.
  • O Diretor Simon Wincer, cineasta australiano que mais tarde iria ser reconhecido pelos filmes de sucesso feitos no início dos anos 90 como: "Harley Davidson e Marlboro Man - Caçada Sem Tréguas" de 1991, Free Willy de 1993 e Crocodilo Dundee em Hollywood(Crocodilo Dundee 3) de 2001, entre outros filmes e várias séries de TV, entre as quais se destaca a série: "As Aventuras do Jovem Indiana Jones"(The Young Indiana Jones Chronicles).
  • "D.A.R.Y.L", de 1985, só foi exibido na tv brasileira em 1989 (Tela Quente), enquanto que "A História sem Fim", de 1984, só foi exibido na tv em 1990 (Cinema Em Casa).
BÔNUS:

Gostou da postagem?

Então junte-se a nós! Siga nosso blog e faça parte de nosso grupo no Facebook. 

Junte-se a família "Memória Magazine", inteiramente dedicada a relembrar coisas boas e curiosas do passado. Ajudando alguns a reviverem boas lembranças e outros a conhecer a origem do que se vê hoje nos quadrinhos, nas animações e nos filmes...


Nenhum comentário

Imagens de tema por graphixel. Tecnologia do Blogger.