Papo Furado: DIRTY HARRY (1971 à 1988)


Clint Eastwood depois de fazer história com a trilogia dos dólares na década de 60, marcou o gênero policial entre as décadas de 70 e 80 estrelando a famosa pentalogia na pele do detetive durão: Harry Callahan, mais conhecido como Dirty Harry. Um policial de San Francisco que não sabe jogar pelas regras e o que lhe interessa é pegar os criminosos… do jeito que der! E se isso incluir uma bala de Magnum .44 na testa deles, que seja. 


PERSEGUIDOR IMPLACÁVEL, tem a seguinte sinopse: 
Após o assassinato de uma jovem em São Francisco, uma carta é mandada para o prefeito pelo criminoso, dizendo que matará uma pessoa por dia até receber 100 mil dólares. Harry Callahan (Clint Eastwood), um detetive que não usa métodos tradicionais, é o encarregado do caso. Enquanto Scorpion continua matando, Callahan e sua equipe tentam capturá-lo. Ele acaba sendo preso, mas é solto por falta de provas, assim Harry decide quebrar totalmente as regras para acabar com este assassino, decidindo usar métodos pouco ortodoxos.

A trama deste longa foi "inspirada" nos crimes do Assassino do Zodíaco.
Outra curiosidade, Perseguidor Implacável é o 3º de 5 filmes em que Clint Eastwood trabalhou com o diretor Don Siegel. Os demais foram Meu Nome é Coogan (1968), Os Abutres Têm Fome (1969), The Beguiled (1971) e Alcatraz - Fuga Impossível (1979).


O interessante é que inicialmente o personagem foi oferecido a Frank Sinatra, que recusou o papel (Consta que na época o ator havia fraturado o pulso). Porém, o estúdio já havia escolhido o cantor/ator para interpretar o policial de San Francisco, e os produtores estavam tão confiantes que tudo iria dar certo que publicaram um anúncio em jornais e revistas anunciando o futuro lançamento.
Felizmente, para nós fãs do Clint "Dirty" Harry, a coisa não parou por ai e na sequência o personagem foi oferecido a John Wayne que também recusou o papel, porque não gostou que lhe oferecessem “algo que Sinatra não quis”. Robert Mitchum também recusou, porque disse que “aquele roteiro não era nada mais do que um monte de lixo”. E Burt Lancaster desistiu, dizendo que não concordava com a violência do filme. Foi apenas então que o papel foi oferecido a Clint Eastwood, que resolveu aceitá-lo. Por fim, foram justamente os filmes da franquia Dirty Harry que ajudaram a fortalecer e imortalizar o nome de Clint Eastwood. 

Assim se iniciava a carreira do violento detetive, e que trouxe deleite as plateias. Alias muitos de seus bordões eram utilizados pelas pessoas no dia a dia, e em outros filmes do gênero policial ou comedia. Um dele é o famoso: "Make my day, punk!", outro é o que esta no clipe ai embaixo: "Do you feel lucky, punk?"

Perseguidor Implacável (1971) é o 1º filme protagonizado pelo inspetor Harry Callahan. Os demais foram Magnum 44 (1973), Sem Medo da Morte (1976), Impacto Fulminante (1983) e Dirty Harry na Lista Negra (1988).

Acredito que grande parte do sucesso do personagem Dirty Harry, esteja no modo como ele representa o desejo das pessoas de verem alguém reagir a ascensão do crime na sociedade. A população esta cansada de ser vítima de violentos crimes e de não ver a reação das forças policiais de verdade. Tudo que tem para se consolarem são os heróis dos filmes de ação. 


É um ator, produtor e diretor que conquistou a fama pelos seus papéis nos filmes de ação como um cara durão e anti-herói, principalmente como o Homem sem nome da Trilogia dos Dólares nos filmes western spaghetti de Sergio Leone dos anos 60, e interpretando o Inspetor 'Dirty' Harry Callahan na série de filmes Dirty Harry, das décadas de 1970 e 1980.

Como diretor, seus filmes têm tido criticas positivas. Ganhou quatro vezes o Oscar — duas cada como Melhor Diretor e de Melhor Filme —, e foi homenageado em 1995, recebendo o Prêmio Memorial Irving G. Thalberg em reconhecimento à sua longa carreira no cinema. Por duas vezes foi eleito o ator favorito dos norte americanos, e é o único ator da história do cinema a estrelar em filmes considerados de "grande sucesso" por cinco décadas consecutivas.

Recomendo ainda esta excelente matéria: Dirty Harry de autoria do amigo: Jose Carlos Sandor.

Também deixo aqui meu agradecimento a Paulo Cirino e a TV Valvulada. 

BÔNUS, cortesia do grupo MEGA MOVIE - Coleção Dirty Harry  para baixar
também está disponível no site: FL FILMES PREMIUM

Gostou da postagem?

Então junte-se a nós! Siga nosso blog e faça parte de nosso grupo no Facebook. 

Junte-se a família "Memória Magazine", inteiramente dedicada a relembrar coisas boas e curiosas do passado. Ajudando alguns a reviverem boas lembranças e outros a conhecer a origem do que se vê hoje nos quadrinhos, nas animações e nos filmes...

Abaixo estão alguns links que talvez sejam de seu interesse:






3 comentários:

  1. SENSACIONAL! Eu mesmo não fazia ideia desta questão envolvendo tantos atores para os quais os papel tinha sido oferecido antes... Abordagem do texto perfeita! Parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Um dos meus atores favoritos. Vi quase todos os filmes dele. Meus favoritos são o primeiro Dirty Harry e Os Imperdoáveis.

    ResponderExcluir

Imagens de tema por graphixel. Tecnologia do Blogger.