HISTÓRIA QUE NINGUÉM LEMBRA: QUANDO UM VIRUS TORNOU SUPERMAN LEPROSO E CONDENADO À MORTE - parte 1

Recentemente declaramos em uma de nossas postagens que durante a "Era de Prata", as revistas da DC Comics pareciam não se importar muito com a continuidade ou com a ligação de uma história com outra. Mas no arco de histórias que vamos abordar hoje, já se percebe a influência da MARVEL Comics na DC, pois nunca antes se viu tantas referências a histórias anteriores e até mesmo 'notas do editor' na borda da pagina. Outra diferença, é a forma como a história é contada. Ela reflete algo fora do mundo dos quadrinhos: os filmes de terror (da época)...




Claro que nem tudo esta diferente, o enredo é tão bobo quanto outros que já consideramos e que muitos já devem ter lido. Porém, é um arco ambicioso por sair do lugar comum da época. Normalmente as histórias eram divididas em três partes, mas neste caso são CINCO partes com direito a flashbacks de histórias anteriores, que servem como uma recapitulação da caminhada de Superman até ali e também como estabelecimento da continuidade, algo meio ignorado até então...


Uma curiosidade é que esta história faz parte de uma série de revistas que exploravam os 'dias finais de Superman', claro que em todas os tais 'dias finais' não eram tão finais assim. Mas, não deixa de ser uma história dramática, pois o Superman é contaminado pelo "Vírus X" que provoca a terrível e mortal "lepra Kryptoniana". O titulo da história? "O Leproso de Krypton" (na segunda parte)...


Caso queria ler em inglês clique aqui


Tudo começa com o vilão ventriloquista Ventor . Lembram-se que logo no início falamos sobre a influência dos filmes de terror? Bem, Ventor tinha um irmão gêmeo chamado Bruno, que...havia morrido há três anos!! O que tem de diferente isto? Bem, ele fez um boneco em tamanho original do irmão e mantinha conversas com ele usando o ventriloquismo! Até seus capangas ficavam com medo disto! 


Bem Ventor, e o falecido irmão Bruno (?), bolaram um plano para matar Superman. Parte deste plano incluía hipnotizar Clark Kent para que ele matasse o Super !! Como Clark poderia fazer isto? Bem, ai entra a segunda parte: "Action Comics # 363".


Caso queira ler em inglês, clique aqui


Ora, para matar Superman seria necessário mais do que Clark hipnotizado, certo? Considere ai que o vilão não sabe quem na verdade é o Superman. Assim seria necessário algo a mais. Por alguma razão que me foge a compreensão, o governador autorizou Lex Luthor a usar os laboratórios do presidio onde estava (!!!). Tá, Lex prometeu pesquisar uma cura para uma doença que se espalhava por Metropolis, mas quem acredita em Lex? 


Além do mais, porque o presidio tinha uma laboratório capaz de duplicar DNA?? Enfim, Lex usou o equipamento para extrair e modificar um vírus a base de criptonita verde, a que chamou "Vírus X". Segundo ele, o vírus era mil vezes mais mortal que qualquer vírus conhecido na Terra! (Cá para nós: seria muito estúpido criar um vírus mortal assim! Se afetasse os humanos, quem sobraria? Mas, eram quadrinhos, certo?)


Ventor foi fazer uma apresentação no presidio como parte do plano para matar o Super. Lá, Luthor passaria para ele o frasco contendo o vírus. Bem, mas ele não poderia ter contato direto com Ventor, como ele poderia fazer a entrega? O 'engenhoso' plano era o seguinte: os prisioneiros odiariam a peça e jogariam objetos em sinal de protesto. Luthor jogou uma bota que continha em seu interior a 'entrega'. 




O próximo passo seria fazer com que Clark contaminasse o Superman, já que eram amigos. Hipnotizado Clark não se lembrava que ele mesmo era o Superman, porém lembrou-se onde o Superman dormia (??) e acidentalmente ao derramar o vírus em seu travesseiro, também derramou em sua própria mão! O efeito é imediato! 

 



A partir dai mais elementos dos filmes de terror são acrescentados: temos um vírus alienígena; Superman cambaleando pela cidade, debaixo de chuva; seus dedos se transformam em apêndices gangrenados e inchados, semelhantes a garras; um gato é contaminado; um cientista louco espalha a noticia de que o Super agora é mortal para qualquer ser humano (de dentro da prisão!!); os que antes aplaudiam ao herói, agora desejam que parta...




E como não poderia deixar de ser, este numero da revista termina com um gancho de suspense: Superman decide então deixar a Terra, mas antes quer se despedir de seus amigos como Clark Kent. Assim, vai a redação para deixar um bilhete de despedida. A esta altura as deformações aumentam e metade de seu rosto já esta tomado. As luzes estão apagadas, mas quando vai pegar papel e lápis, surge alguem! Lois Lane! Agora ela poderá descobrir sua identidade, mas isto não é o pior: ela poderá contrair o vírus e morrer!!




O que acontecerá? Será Lois contaminada? Será este o fim da identidade secreta de Superman? Não percam o próximo e emocionante capítulo, onde teremos: "O Funeral de Superman"!!!!


Nenhum comentário

Imagens de tema por graphixel. Tecnologia do Blogger.