Falando em Série | NOVA YORK CONTRA O CRIME (NYPD Blue) - 1993
- Criada por Steven Bochco e David Milch, a história é baseada em relatos de Bill Clark, um ex-detetive da polícia de Nova York que, depois de aposentado, se tornou produtor da série.
- 57 das 225 afiliadas da ABC recusaram-se a exibir o primeiro episódio depois de protestos liderados pelo reverendo Donald Wildmon e sua American Family Association (AFA, "Associação da Família Americana"). As recusas ocorreram principalmente em mercados menores, e totalizaram 10 a 15% de espectadores potenciais, o que limitou o impacto do protesto. O sucesso de audiência do programa fez com que a maioria das afiliadas (e anunciantes) optasse por não insistir com a proibição. Ao fim da primeira temporada o programa era um dos vinte mais assistidos, e, contrapondo-se aos protestos da AFA, veio o apoio de organizações como a Viewers For Quality Television ("Espectadores pela Televisão de Qualidade") e o reconhecimento de premios como Emmy e People's Choice Awards.
- A produção venceu o Emmy de Melhor Série Dramática no ano de 1995.
- O programa rendeu a Dennis Franz como Det./Sgt. Andy Sipowicz, um Emmy de "melhor ator" pela primeira temporada (um dos quatro que viria a receber pelo papel), e um Emmy de "melhor série de drama" pela segunda temporada.
- O detetive John Kelly foi o primeiro papel principal de David Caruso. O ator que na primeira temporada era o foco da narrativa, ganhou o Globo de Ouro em 1994 por sua atuação. Com o destaque na mídia e o sucesso da série, o ator exigiu uma melhor remuneração e não conseguindo, deixou o elenco após 4 episódios da 2ª temporada. Tal atitude, já chegou a ser reconhecida pelo ator como uma das piores decisões de sua carreira.
- Entre os membros do elenco que apareceram nus no programa estão Caruso, Stringfield, Brenneman, Franz, Smits, Lawrence, O'Grady, Delaney, Miceli, Thompson, Schroder, Simmons, Ross, Gosselaar e Obradors.
- Em 2005 L. Brent Bozell III disse à revista Time que a nudez da série o influenciou a estabelecer o "Parents Television Council" (PTC), entidade dedicada à fiscalização do conteúdo impróprio na televisão da qual ele foi presidente de 1995 a 2006.
- O PTC criticou diretamente diversos episódios da série pelo que considerou vulgaridade e registrou uma reclamação com o "Federal Communications Commission" (FCC, "Comissão Federal de Comunicações"), órgão regulador da área de telecomunicações e radiodifusão dos EUA, sobre o uso de linguagem imprópria em diversos episódios que foram ao ar no início de 2003, na última metade da décima temporada do programa, associando a série com um suposto aumento no uso de palavrões e violência no horário nobre da TV, do fim da década de 1990 e início da década de 2000. O FCC decidiu que a linguagem no episódio era 'indecente' porém decidiu não multar a ABC porque o episódio havia ido ao ar antes do decreto de 2004 que associava o uso de palavrões automaticamente a uma multa. No entanto, em 25 de janeiro de 2008, a revista Broadcasting & Cable relatou que o FCC estaria propondo uma multa de 1,4 milhões de dólares contra a ABC pelo episódio "Nude Awakening", que foi ao ar em 25 de fevereiro de 2003, devido a cenas de "nudez sexual adulta".
- No dia 1 de março de 2005 foi exibido o 261º e último episódio da série, "Moving Day", colocando um fim aos 12 anos de exibição do programa. Em vez de fechar a série com algum evento gigantesco e controverso, ou a morte de um personagem, decidiu-se por deixar o último episódio como apenas mais um dia de trabalho, apenas com Andy como o novo líder do esquadrão. Na cena final, o antigo líder, tenente Bale, deseja a Andy boa sorte em seu novo cargo, olha em volta de seu antigo escritório e diz: "É todo seu". Todos os detetives então entram, um a um, para dar boa-noite a Andy. O último a se despedir é John Clark: "Boa noite, chefe". Andy examina seu novo escritório, coloca seus óculos de leitura, e começa a examinar a papelada em sua mesa. A câmera sai então pela porta do 15º distrito e se vira para cima, mostrando pela última vez o letreiro do distrito.
- Em 2018, a ABC chegou a anunciar a produção de uma continuação, cuja trama seguiria o filho do protagonista Andy Spiowicz (Dennis Franz), Theo. O herdeiro tentaria receber o seu distintivo de delegado do 15° batalhão de Nova York, enquanto tentava desvendar o assassinato de seu pai. desde então, não tivemos mais informações sobre a série.
Gostou desta postagem???
Então junte-se a nós! Siga o nosso blog e junte-se a nós em nosso grupo no Facebook.
Faça parte da família "Memória Magazine", inteiramente dedicada a relembrar coisas boas e curiosas do passado. Ajudando alguns a reviverem boas lembranças e outros a conhecer a origem do que se vê hoje nos quadrinhos, nas animações e nos filmes...
Talvez se interesse por estas outras postagens:
- Falando em Série: CHUMBO GROSSO (Hill Street Blues) -1981
- Falando em Série: McCloud – O Homem da Lei (McCloud) – 1970
- Papo Furado: DIRTY HARRY (1971 à 1988)
- PAPO FURADO: "SUPER MAQUINA 2000" - TENTOU VOLTAR, MAS NÃO CONSEGUIU! (TALVEZ TENHA SIDO MELHOR....)