Falando em Série | NOVA YORK CONTRA O CRIME (NYPD Blue) - 1993


Neste FALANDO EM SÉRIE vamos viajar à década de 90, quando nas noites de domingo a Rede Globo apresentava a intensa série policial: NOVA YORK CONTRA O CRIME. A trama da série explorava o dia a dia do 15º Distrito Policial da cidade de Nova York e também mostrava um pouco das vidas pessoais de cada um dos agentes. A história era baseada em relatos de Bill Clark, um ex-detetive da polícia de Nova York que, depois de aposentado, se tornou produtor da série. Na telinha o destaque era o ator David Caruso, hoje mais lembrado por seu trabalho em CSI MIAMI. Enfim, lembrou? Ainda, não? Não faz ideia que série é essa? Sem problemas! Continue conosco e divirta-se com mais esta nostalgia. Boa leitura!

Para acionar as legendas em português, clique no alto a direita faça a seleção.
SINOPSE: A série explora o dia a dia do fictício 15º Distrito Policial de Manhattan e ainda destaca as vidas pessoais de cada um dos agentes. No 15º Distrito Policial todo dia é dia de resolver os piores casos criminais. Os policiais do departamento embarcam em missões que exigem muita coragem, mas são os conflitos internos entre os colegas de trabalho que se tornam o maior desafio a ser superado por eles. Cada episódio, tipicamente, cobre um dia e mostra diversas tramas entrelaçadas em torno de um elenco fixo. Inicialmente, os personagens John Kelly (David Caruso) e Andy Sipowicz (Dennis Franz) foram os protagonistas da trama. 

  
Título: NOVA YORK CONTRA O CRIME
Título Original:  NYPD Blue (New York City Police Department)
Emissora: ABC
País:EUA
Criador:  Steven Bochco e David Milch
Produção:  20th Century Fox e Steven Bochco Productions
Ano: 1993-2005
Transmissão original: 21 de setembro de 1993 – 1 de março de 2005
Episódios: 261 - 12 temporadas


ELENCO PRINCIPAL:
  Bomfiglio McCord como Chefe de Policia/Cap. Luiz Guilherme Bomfiglio
  Chiozzi McCord como Xerife/Sgt. Caio Gasparetto Chiozzi
  Dennis Franz como Det./Sgt. Andy Sipowicz
  David Caruso como Det. John Kelly (1ª temporada e 4 episódios da 2ª)
  James McDaniel como Lt./Capt. Arthur Fancy (1ª-8ª temporadas)
  Sherry Stringfield como ADA Laura Michaels (1ª temporada)
  Amy Brenneman como Officer Janice Licalsi (1ª temporada e dois episódios da 2ª temporada)
  Nicholas Turturro como Ofc./Det./Sgt. James Martinez (1ª-7ª temporada)
  Gordon Clapp como Det. Greg Medavoy

Introduzidos na primeira temporada
  Sharon Lawrence como ADA Sylvia Costas (2ª-5ª temporadas)
  Gail O'Grady como Donna Abandando (2ª-3ª temporadas)

Introduzidos na segunda temporada
  Jimmy Smits como Det. Bobby Simone (2ª-6ª temporadas, além de um episódio na 12ª)
  Kim Delaney como Det. Diane Russell (3ª-8ª temporadas, aparições antes e depois)
  Bill Brochtrup como John Irvin (7ª-12ª temporadas, aparições anteriores)
  Justine Miceli como Det. Adrienne Lesniak (3ª temporada, aparições na 2ª)

Introduzidos na quarta temporada
  Andrea Thompson as Det. Jill Kirkendall (5ª-7ª temporadas)

Introduzidos na sexta temporada
  Rick Schroder como Det. Danny Sorenson (6ª-8ª temporadas)

Introduzidos na sétima temporada
  Henry Simmons como Det. Baldwin Jones (7ª-12ª temporadas)
  John F. O'Donohue como Det./Sgt. Eddie Gibson (11ª temporada)

Introduzidos na oitava temporada
  Garcelle Beauvais-Nilon como ADA Valerie Haywood (8ª-11ª temporadas)
  Charlotte Ross como Det. Connie McDowell (8ª-11ª temporadas)
  Esai Morales como Lt. Tony Rodriguez (8ª-11ª temporadas)

Introduzidos na nona temporada
  Mark-Paul Gosselaar como Det. John Clark, Jr. (9ª-12ª temporadas)
  Jacqueline Obradors como Det. Rita Ortiz (9ª-12ª temporadas)

Introduzidos na décima-segunda temporada
  Currie Graham as Lt. Thomas Bale (12ª temporada)
  Bonnie Somerville as Det. Laura Murphy (12ª temporada)


CURIOSIDADES:
  • Criada por Steven Bochco e David Milch, a história é baseada em relatos de Bill Clark, um ex-detetive da polícia de Nova York que, depois de aposentado, se tornou produtor da série. 
  • 57 das 225 afiliadas da ABC recusaram-se a exibir o primeiro episódio depois de protestos liderados pelo reverendo Donald Wildmon e sua American Family Association (AFA, "Associação da Família Americana"). As recusas ocorreram principalmente em mercados menores, e totalizaram 10 a 15% de espectadores potenciais, o que limitou o impacto do protesto. O sucesso de audiência do programa fez com que a maioria das afiliadas (e anunciantes) optasse por não insistir com a proibição. Ao fim da primeira temporada o programa era um dos vinte mais assistidos, e, contrapondo-se aos protestos da AFA, veio o apoio de organizações como a Viewers For Quality Television ("Espectadores pela Televisão de Qualidade") e o reconhecimento de premios como Emmy e People's Choice Awards.
  • A produção venceu o Emmy de Melhor Série Dramática no ano de 1995. 
  • O programa rendeu a Dennis Franz como Det./Sgt. Andy Sipowicz, um Emmy de "melhor ator" pela primeira temporada (um dos quatro que viria a receber pelo papel), e um Emmy de "melhor série de drama" pela segunda temporada.
  • O detetive John Kelly foi o primeiro papel principal de David Caruso. O ator que na primeira temporada era o foco da narrativa, ganhou o Globo de Ouro em 1994 por sua atuação. Com o destaque na mídia e o sucesso da série, o ator exigiu uma melhor remuneração e não conseguindo, deixou o elenco após 4 episódios da 2ª temporada. Tal atitude, já chegou a ser reconhecida pelo ator como uma das piores decisões de sua carreira.
  • Entre os membros do elenco que apareceram nus no programa estão Caruso, Stringfield, Brenneman, Franz, Smits, Lawrence, O'Grady, Delaney, Miceli, Thompson, Schroder, Simmons, Ross, Gosselaar e Obradors.
  • Em 2005 L. Brent Bozell III disse à revista Time que a nudez da série o influenciou a estabelecer o "Parents Television Council" (PTC), entidade dedicada à fiscalização do conteúdo impróprio na televisão da qual ele foi presidente de 1995 a 2006.
  • O PTC criticou diretamente diversos episódios da série pelo que considerou vulgaridade e registrou uma reclamação com o "Federal Communications Commission" (FCC, "Comissão Federal de Comunicações"), órgão regulador da área de telecomunicações e radiodifusão dos EUA, sobre o uso de linguagem imprópria em diversos episódios que foram ao ar no início de 2003, na última metade da décima temporada do programa, associando a série com um suposto aumento no uso de palavrões e violência no horário nobre da TV, do fim da década de 1990 e início da década de 2000. O FCC decidiu que a linguagem no episódio era 'indecente' porém decidiu não multar a ABC porque o episódio havia ido ao ar antes do decreto de 2004 que associava o uso de palavrões automaticamente a uma multa. No entanto, em 25 de janeiro de 2008, a revista Broadcasting & Cable relatou que o FCC estaria propondo uma multa de 1,4 milhões de dólares contra a ABC pelo episódio "Nude Awakening", que foi ao ar em 25 de fevereiro de 2003, devido a cenas de "nudez sexual adulta".
  • No dia 1 de março de 2005 foi exibido o 261º e último episódio da série, "Moving Day", colocando um fim aos 12 anos de exibição do programa. Em vez de fechar a série com algum evento gigantesco e controverso, ou a morte de um personagem, decidiu-se por deixar o último episódio como apenas mais um dia de trabalho, apenas com Andy como o novo líder do esquadrão. Na cena final, o antigo líder, tenente Bale, deseja a Andy boa sorte em seu novo cargo, olha em volta de seu antigo escritório e diz: "É todo seu". Todos os detetives então entram, um a um, para dar boa-noite a Andy. O último a se despedir é John Clark: "Boa noite, chefe". Andy examina seu novo escritório, coloca seus óculos de leitura, e começa a examinar a papelada em sua mesa. A câmera sai então pela porta do 15º distrito e se vira para cima, mostrando pela última vez o letreiro do distrito.
  • Em 2018, a ABC chegou a anunciar a produção de uma continuação, cuja trama seguiria o filho do protagonista Andy Spiowicz (Dennis Franz), Theo. O herdeiro tentaria receber o seu distintivo de delegado do 15° batalhão de Nova York, enquanto tentava desvendar o assassinato de seu pai. desde então, não tivemos mais informações sobre a série.

Gostou desta postagem???
Então junte-se a nós! Siga o nosso blog e junte-se a nós em nosso grupo no Facebook. 
Faça parte da família "Memória Magazine", inteiramente dedicada a relembrar coisas boas e curiosas do passado. Ajudando alguns a reviverem boas lembranças e outros a conhecer a origem do que se vê hoje nos quadrinhos, nas animações e nos filmes...

Talvez se interesse por estas outras postagens:


Nenhum comentário

Imagens de tema por graphixel. Tecnologia do Blogger.