FALANDO EM SÉRIE | "VIGILANTE RODOVIÁRIO" - O PRIMEIRO SERIADO BRASILEIRO...TECNICAMENTE!

  E mais uma vez o MEMÓRIA MAGAZINE viaja no tempo para resgatar uma série inesquecível para aqueles que como eu é 'jovem a mais tempo'. É considerada o primeiro seriado brasileiro, porém...há controvérsias. Falamos sobre isto e muito mais em nossa matéria. A série? O VIGILANTE RODOVIÁRIO...





Para começar acho que devo explicar o "tecnicamente" do titulo e o "controvérsias" de nosso texto de entrada. Acontece que a primeira série da TV brasileira foi na verdade "SITIO DO PICA-PAU AMARELO", produzida pela extinta TV Tupi e exibida as quintas-feiras a partir de 03 de junho de 1952. Como na época não havia o conceito de 'rede', a TV Tupi do Rio de Janeiro produziu sua própria versão a partir de 1955.




Em 1953, mais uma vez a TV Tupi lançou outra série desta vez "ALÔ, DOÇURA".  Era uma versão brasileira da série americana "I Love Lucy" de 1951, que foi a primeira série nos moldes que conhecemos da TV americana...Acontece que nos primórdios da TV, a maior parte da programação era ao vivo! Transmitida a partir de teatros. Por esta razão O VIGILANTE RODOVIÁRIO (1961) é considerado o primeiro seriado da TV brasileira, por ser o primeiro gravado em película de cinema para concorrer com os 'enlatados' americanos...




O VIGILANTE RODOVIÁRIO é uma criação do cineasta Ary Fernandes, que era um fã de revistas em quadrinhos e seriados americanos. Ele sempre sentiu falta de um herói brasileiro e desejava que surgisse um. Sua inspiração foi o trabalho realizado pela Policia Rodoviária do Estado de São Paulo do qual ele próprio era um admirador. 


Com o conceito da série já pronto, agora era hora de escolher o ator que faria o papel de protagonista e herói. E justamente ai surgiu um problema inesperado. O diretor e criador da série não gostou dos testes de nenhum dos 200 candidatos que apareceram! No desespero Ary Fernandes resolveu então pedir que um de seus assistentes de produção fizesse o teste...E funcionou! O assistente era Carlos Miranda, que fez um tremendo sucesso com o papel. 


Para compor o personagem Miranda chegou a fazer exercícios e testes com a Policia Rodoviária, tornando o Inspetor Carlos (o protagonista) mais realista. O personagem se tornou conhecido nacionalmente e o próprio ator ficou tão marcado pelo papel, que ao final da série se alistou na Policia Rodoviária, onde se aposentou como Tenente Coronel! 


Roteiro pronto, ator escolhido, vamos ao nome da série. O nome escolhido era "O Patrulheiro Rodoviário" e o patrocinador seria a Nestlé. Resolvido, certo? Não! Sabendo sobre a série, a Toddy comprou uma série de faroeste americana, "The Tales of the Texas Rangers", e a batizou de "Patrulheiros do Oeste". A produção então mudou o titulo da série patrocinada pela Nestlé para "O Vigilante Rodoviário"...




A série girava em torno do trabalho do Inspetor Carlos em sua missão de manter a lei nas rodovias de São Paulo. O Inspetor estava sempre acompanhado do cachorro Lobo, um pastor alemão argucioso no combate ao crime. Em seu trabalho, utilizava dois veículos: uma motocicleta Harley Davidson e um veiculo da modelo Simca Chambord...




Para atrair o publico infantil, durante a série aparecem alguns personagens infantis e seus mascotes, como por exemplo Tuca e seu cãozinho Gasolina; Arlindinho e Fominha. 


Episódio identificado como piloto...



A canção tema também ficou conhecidíssima, e confesso que como fã da série lembro-me dela até hoje! A musica, que se tornou uma espécie de hino, foi escrita por Ary Fernandes acumulando assim as funções de criador/escritor/diretor/musico. Sua letra era assim:


Vigilante! … Rodoviário! …/De noite ou de dia,/firme no volante,

vai pela rodovia,/bravo Vigilante./Guardando toda a estrada,/forte e confiante/é o nosso camarada,/bravo Vigilante.

O seu olhar amigo,/é um farol que avisa o perigo,/audaz e temerário/prá agir a cada instante/da estrada é o Vigilante,

Vigilante! … Rodoviário! …


Em 1978, houve um projeto que envolvia o Ministério da Educação, a Embrafilme e vários diretores de cinema na produção 26 longas metragens de alta qualidade e O Vigilante Rodoviário foi um dos escolhidos. O filme serviria de piloto para uma nova série. O ator escolhido foi Antônio Fonzar (jurado do Silvio Santos) e o filme foi feito. Mas como estamos no Brasil, um problema qualquer não explicado na Embrafilme cancelou o projeto. O filme produzido nunca foi exibido...Abaixo colocamos a foto do novo vigilante, do novo Lobo e da nova viatura agora um Dodge...




Ainda na década de 60, o personagem ganhou uma revista em quadrinhos pela Editora Outubro. Sobre a série de TV, há informações divergentes quanto ao episódio piloto. Alguns lugares afirmam que o episódio piloto é "A História de Lobo" outros que é um episódio sobre um diamante. Colocamos dois episódios, um que tem a apresentação do treinamento da policia rodoviária e não tem titulo e outro que conta a história de Lobo...


A História de Lobo - parte 1



A série teve 38 episódios, porém 3 deles ficaram deteriorados e impossíveis de recuperar, desta forma a série que ainda é exibida na TV conta com apenas 35 episódios. O fim da série foi determinado pela saída da Nestlé do patrocínio. A empresa se retirou do patrocínio após a troca da presidência...Como já era difícil orçamento para os episódios a serie foi descontinuada...


A História de Lobo - parte 2



CURIOSIDADES...


"ENLATADOS AMERICANOS" - era como eram chamados os seriados. A razão disto era que as séries chegavam em latas arredondados com as fitas (estramos falando de 1961!) dentro. Os episódios vinham na sequencia e o numero do lado de fora das latas, mas muitas vezes trocavam-se as sequências; 

EXIBIDO EM DIAS DIFERENTES NO RIO E EM SÃO PAULO - isto acontecia porque as fitas eram únicas, assim em um dia a fita era exibida no Rio de Janeiro e a mesma fita era levada e exibida em São Paulo. Por isto os 'enlatados americanos' as vezes eram exibidos fora da sequência, a lata errada era levada para o outro estado...;

POLICIA RODOVIÁRIA DO E. DE S. PAULO - foi fundada em 1948, para dar emprego aos pracinhas que lutaram na Segunda Guerra Mundial; 

SIMCA CHAMBORD - a produção abordou a fabrica para tentar conseguir algumas unidades do veiculo. Como as vendas estavam em baixa a fabrica nem pensou, forneceu os carros para fazer marketing;

DIFICULDADES FINANCEIRAS - os materiais das filmagens eram todos importados. Tres dias após assinar com a Nestlé, assumiu a presidência Jânio Quadros que taxou as importações em...400%!! Ou seja, o dinheiro da Nestlé não era o suficiente; 

EXIBIÇÕES - a série foi exibida na TV Tupi; TV Excelsior; TV Cultura; TV Globo (ainda não era 'Rede' Globo); TV Record (a original); Canal Brasil e TV Brasil (onde tudo acaba sendo exibido); 



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