FALANDO EM SÉRIE: "EERIE, INDIANA" - CENTRO DE ESTRANHEZA DE TODO O UNIVERSO!

  "Nunca ouviu falar nesta série!?" - há bons motivos para isto. Era exibida nas madrugadas da Globo (em horários indefinidos) e ainda não havia TV a Cabo disponível. Misturava suspense, terror, mistério e...comédia! E nossa matéria fala sobre a série e um spinoff lançado algum tempo depois. Venha conosco em nossa viagem ao passado...





Descobri esta série por puro acidente. Aguardando a exibição de um filme fiquei acordado até tarde em um sábado...e lá estava a série (já no domingo, claro!). Fora da programação e sendo exibida...no lugar do filme que eu esperava!! Desconsideração? Não! TV aberta, em uma época em que o horário de inicio não era tão importante e os madrugadores muito menos...

A série era uma criação de Jose Rivera e Karl Schaefer, mas o importante mesmo é que tinha como "consultor criativo" ninguém menos que Joe Dante! Como!? Não conhece!? Mas, conhece alguns de seus filmes: "Gremlins""Pequenos Guerreiros""Grito de Terror""Piranha" (ninguém é perfeito, mas inspirou o filme "Tubarão"). 


Introdução da série legendada: 




A série tinha uma premissa muito simples: um garoto muda contra a vontade para uma cidade do interior (desde de a década de 90, usam a mesma trama para os jovens...) chamada Eerie que ficava, obviamente, em Indiana. Marshall Teller (o garoto) vinha de Los Angeles, lugar violento e inseguro, mas que segundo ele mesmo: 'adorava'. O novo lugar tinha a população de 16.661 habitantes (notem que o numero pode ser uma 'pegadinha'...), bem diferente de onde vinha.




Ao chegar Marshall faz amizade com um garoto  local, Simon Holmes (notem o sobrenome...). Juntos eles acabam descobrindo que a pacata e chatíssima cidade não é bem o que parece...Talvez esta impressão possa ter surgido de seu encontro com...cães inteligentes que planejam dominar o mundo! Ou quando descobrem que um casal tem em seu poder estranhos...tapperwares (!!) capazes de conservar as coisas frescas...inclusive vidas humanas!! Ou quando eles encontraram um caixa eletrônico que dá dinheiro as pessoas para ficar mais popular!!! Pode ser também por causa do Pé Grande ou de um de seus vizinhos...Elvis Presley!!!




No 13º episódio entra mais um personagem para o seleto grupo de Marshall e Simon chamado "Dash X"...Era uma série muito interessante, porém a Globo a exibia de forma inconsistente. Se  a programação estivesse atrasada não era exibido, as vezes não havia explicação a programação simplesmente não era seguida, até que foi substituída sem aviso! 




Infelizmente a série completa só tem uma temporada com 19 episódios, mas teve uma boa recepção. A ponto de gerar um spinoff em 1998: "Eerie Indiana: A Outra Dimensão". Desta vez os protagonistas eram os garotos Mitchell Taylor e Stanley Hope. Como os dois garotos anteriores eles também viviam 'esbarrando' em fenômenos estranhos e fora deste mundo em sua cidade natal. 




Em uma jogada experta os criadores criaram uma situação em que os novos protagonistas podiam se encontrar e conversar com os protagonistas da série anterior, através de aparelhos de televisão espalhados por toda a cidade. Como os quatro acharam isto estranho, acabam descobrindo que alguns homens um tanto 'estranhos', estão instalando novas antenas parabólicas em toda a cidade, que são capazes de...abrir uma fenda dimensional (!!). Tais fendas possibilitam que as 'estranhezas' da série anterior 'vazem' para esta dimensão e isto poderá destruir todas as dimensões!! Isto que chamo de link entre séries!! Claro que a coisa é resolvida e os antigos não aparecem mais...


Introdução da série: 




Desta vez a série era produzida pela FOX (a anterior era NBC), e isto realmente não é uma boa notícia. A FOX é conhecida por deixar suas séries à deriva, não fazendo nem divulgação e nem coisa alguma para ajudar na audiência. Assim a série teve apenas 15 episódios e foi cancelada! 


Para terminarmos: o spinoff tinha uma narração em off nos créditos de abertura que dizia o seguinte: 

Juro solenemente que tudo o que vou contar é verdade. Um derramamento de estranheza de outra dimensão transformou minha cidade natal no centro de estranheza para todo o universo. Não acredite em mim? Apenas observe.


Talvez também se interesse em ler: 


Nenhum comentário

Imagens de tema por graphixel. Tecnologia do Blogger.