Falando em Série | ARQUIVO CONFIDENCIAL (The Rockford Files) 1974

 

Neste FALANDO EM SÉRIE vamos viajar a década de 70, a Era de Ouro dos seriados policiais de TV. Entre eles, um dos que se destacou mais por sua originalidade nos enredos, do que pela "ação policial" foi: ARQUIVO CONFIDENCIAL, estrelado pelo saudoso James Garner. A série trazia histórias que fugiam dos clichês comuns  que o gênero impunha na época, além de sempre ter uma surpresa no final de cada episódio. Lembrou? Não faz a menor ideia que série é essa? Não tem problema! O MEMÓRIA MAGAZINE existe pra isso. Não perca mais tempo e descubra um pouco mais dessa gostosa nostalgia. Boa leitura!

SINOPSE: Jim Rockford (James Garner) é um ex-presidiário que se tornou detetive particular que prefere correr a lutar, e pescar a trabalhar. Não que ele seja covarde ou preguiçoso, ele só prefere se prevenir. Rockford recebe a ajuda de seu amigo Dennis Becker (Joe Santos), um policial e de seu pai Rocky Rockford (Noah Beery), para solucionar os casos.


TÍTULO NO BRASIL: ARQUIVO CONFIDENCIAL
Título Original: The Rockford Files
Criadores: Roy Huggins & Stephen J. Cannell
País de origem:EUA
Emissora original: NBC
Produtores executivos: Stephen J. Cannell & Meta Rosenberg
Distribuição: MCA TV / NBC Universal Television Distribution
Elenco Principal:
 - James Garner - James "Jim" Rockford 
 - Noah Beery Jr. - Joseph “Rocky” Rockford
 - Joe Santos - Sargento Dennis Becker
 - Gretchen Corbett - Elizabeth "Beth" Davenport
 - Stuart Margolin - Evelyn "Angel" Martin
Trilha Sonora: Mike Post / Pete Carpenter
Empresas produtoras: Roy Huggins-Public Arts Productions / Cherokee Productions / Universal Television
Transmissão: 13 de setembro de 1974 - 10 de janeiro de 1980
Temporadas: 6 - Episódios: 123

Jim Rockford era um ex-presidiário que após cumprir parte de sua pena e ser libertado por ser inocente, decide criar sua própria agência de investigação particular, sediada em sua casa, um desajeitado trailer na praia de Malibu (Califórnia), onde morava com seu pai, Joseph “Rocky” Rockford. 
Jim Rockford era um detetive particular boa praça que quase nunca se dava bem em seu trabalho ou em sua vida pessoal, basta lembrar que cada vez que chegava em casa encontrava mensagens sobre contas atrasadas e cheques sem fundos em sua secretária eletrônica. Por isso mesmo, seu pai não se conformava com a profissão escolhida por ele.

Em contraste com a maioria das séries de detetives particulares, Rockford se vestia com roupas de baixo orçamento e fazia de tudo para evitar brigas. Raramente usava um revólver (até porque não tinha autorização para tanto) e procurava sempre atuar em casos que tratavam de pessoas desaparecidas, fraudes em seguros e afins. 
Quando saia em seu Pontiac Firebird, ia direto garimpar nos arquivos da policia em busca de um bom serviço de investigação, e para isso  usava disfarces improvisados e muita malandragem para ter acesso aos tais arquivos confidenciais.
Solteirão convicto, ele tinha uma ex-namorada, a bela advogada Beth Davenport, que vivia livrando Jim dos apuros em que se metia constantemente.
Jim morava num trailer preferindo viver à sua maneira, num lugar apertado e sempre dentro das condições que lhe permitiam. Ele era também descrito como um detetive pobre, um homem comum, que falava de um modo grosseiro e com um humor típico de sua idade. Tinha também um relacionamento turbulento com a polícia e mantinha a sua própria rede de conexões com a marginalidade.
Rockford era pacífico, mas não era um covarde. Um homem pragmático que possuía um inabalável senso de moralidade e uma quase obsessiva sede pela verdade em seus casos.


CURIOSIDADES
  • Rocky Rockford, que na série foi interpretado por Noah Beery Jr, no episódio piloto, foi interpretado pelo ator Robert Donley.
  • Elizabeth "Beth" Davenport (Gretchen Corbett), advogada de Jim, ex-esposa e, em alguns momentos, sua namorada, esteve presente nas 4 primeiras temporadas. Mas, a atriz Gretchen Corbett que a interpretava, acabou saindo do programa alegando disputas contratuais entre a Universal e a Cherokee Productions, empresa de James Garner. Em seu lugar foram introduzidos um novo conselheiro legal e um novo interesse romântico para Rockford.
  • O tema musical da série foi composto por Mike Post e Pete Carpenter e, apesar de não ser tão marcante quanto outros que conhecemos, ficou em décimo lugar na parada americana por cerca de 16 semanas, tendo ganho o Grammy Award na categoria Melhor Arranjo Instrumental no ano de 1975.
  • Jim Rockford (James Garner)  havia cumprido pena na prisão de San Quentin, Calinfórnia, na década de 60. Foi solto após cinco anos, por terem descoberto que a condenação era injusta. 
  • O episódio piloto foi exibido em 27 de Março de 1974, como um longa televisivo com 90 minutos de duração.
  • A série foi criada por Roy Huggins e Stephen J. Cannell. Huggins que haviam criado a série de TV "Maverick" nos anos 50 e então pretendiam que "Arquivo Confidencial" recriasse o ambiente de outrora num cenário "moderno e urbano".
  • O detalhe do personagem principal ser um ex-presidiário que se tornava um Detetive Particular era algo bem original, ousado e acrescentava uma ótica diferente sobre as tramas da série.
  • O seriado sofreu uma parada no final de 1979 quando James Garner, por recomendação médica, foi obrigado a tirar folga para tratar de problemas nos joelhos e nas costas (consta que o ator também tinha úlcera). O agravamento de sua condição física se deu pelo fato do próprio querer fazer pessoalmente todas as suas cenas de ação, algo que invariavelmente envolvia brigas e perseguições de carros. 
  • Após o cancelamento do programa, James Garner se envolveu numa disputa legal com a Universal sobre os lucros que a série teria gerado. O processo foi discutido durante mais de uma década e foi resolvido fora dos tribunais em favor de Garner. Tal conflito fez com que o personagem Rockford não pudesse ressurgir até 1994, quando se iniciou a produção de oito longas para televisão, até 1999. A ideia central era reunir todo o elenco da série original, mas Noah Berry Jr veio a falecer em 01 de Novembro de 1994, algo que fez com que o primeiro longa fosse dedicado a ele.
  • Indicada em várias categorias de premiação, "Arquivo Confidencial" ganhou o Emmy em 1977 (melhor ator para James Garner), em 1978 (melhor série e melhor atriz - Rita Moreno), em 1979 e 1980 (melhor ator coadjuvante Stuart Margolin).
  • Entre os nomes conhecidos que apareceram em ARQUIVO CONFIDENCIAL, Stephanie Powers, Ned Beaty, Lindsay Wagner, James Cromwell, Isaac Hayes, Bo Hopkins, Simon Oakland e Stuart Margolin.



Gostou da postagem?
Então junte-se a nós! Siga nosso blog e faça parte de nosso grupo no Facebook. 
Junte-se a família "Memória Magazine", inteiramente dedicada a relembrar coisas boas e curiosas do passado. Ajudando alguns a reviverem boas lembranças e outros a conhecer a origem do que se ve hoje nos quadrinhos, nas animações e nos filmes... 

Talvez também se interesse por: 


Nenhum comentário

Imagens de tema por graphixel. Tecnologia do Blogger.