Falando em Série | ARQUIVO CONFIDENCIAL (The Rockford Files) 1974
Neste FALANDO EM SÉRIE vamos viajar a década de 70, a Era de Ouro dos seriados policiais de TV. Entre eles, um dos que se destacou mais por sua originalidade nos enredos, do que pela "ação policial" foi: ARQUIVO CONFIDENCIAL, estrelado pelo saudoso James Garner. A série trazia histórias que fugiam dos clichês comuns que o gênero impunha na época, além de sempre ter uma surpresa no final de cada episódio. Lembrou? Não faz a menor ideia que série é essa? Não tem problema! O MEMÓRIA MAGAZINE existe pra isso. Não perca mais tempo e descubra um pouco mais dessa gostosa nostalgia. Boa leitura!
SINOPSE: Jim Rockford (James Garner) é um ex-presidiário que se tornou detetive particular que prefere correr a lutar, e pescar a trabalhar. Não que ele seja covarde ou preguiçoso, ele só prefere se prevenir. Rockford recebe a ajuda de seu amigo Dennis Becker (Joe Santos), um policial e de seu pai Rocky Rockford (Noah Beery), para solucionar os casos.
- Rocky Rockford, que na série foi interpretado por Noah Beery Jr, no episódio piloto, foi interpretado pelo ator Robert Donley.
- Elizabeth "Beth" Davenport (Gretchen Corbett), advogada de Jim, ex-esposa e, em alguns momentos, sua namorada, esteve presente nas 4 primeiras temporadas. Mas, a atriz Gretchen Corbett que a interpretava, acabou saindo do programa alegando disputas contratuais entre a Universal e a Cherokee Productions, empresa de James Garner. Em seu lugar foram introduzidos um novo conselheiro legal e um novo interesse romântico para Rockford.
- O tema musical da série foi composto por Mike Post e Pete Carpenter e, apesar de não ser tão marcante quanto outros que conhecemos, ficou em décimo lugar na parada americana por cerca de 16 semanas, tendo ganho o Grammy Award na categoria Melhor Arranjo Instrumental no ano de 1975.
- Jim Rockford (James Garner) havia cumprido pena na prisão de San Quentin, Calinfórnia, na década de 60. Foi solto após cinco anos, por terem descoberto que a condenação era injusta.
- O episódio piloto foi exibido em 27 de Março de 1974, como um longa televisivo com 90 minutos de duração.
- A série foi criada por Roy Huggins e Stephen J. Cannell. Huggins que haviam criado a série de TV "Maverick" nos anos 50 e então pretendiam que "Arquivo Confidencial" recriasse o ambiente de outrora num cenário "moderno e urbano".
- O detalhe do personagem principal ser um ex-presidiário que se tornava um Detetive Particular era algo bem original, ousado e acrescentava uma ótica diferente sobre as tramas da série.
- O seriado sofreu uma parada no final de 1979 quando James Garner, por recomendação médica, foi obrigado a tirar folga para tratar de problemas nos joelhos e nas costas (consta que o ator também tinha úlcera). O agravamento de sua condição física se deu pelo fato do próprio querer fazer pessoalmente todas as suas cenas de ação, algo que invariavelmente envolvia brigas e perseguições de carros.
- Após o cancelamento do programa, James Garner se envolveu numa disputa legal com a Universal sobre os lucros que a série teria gerado. O processo foi discutido durante mais de uma década e foi resolvido fora dos tribunais em favor de Garner. Tal conflito fez com que o personagem Rockford não pudesse ressurgir até 1994, quando se iniciou a produção de oito longas para televisão, até 1999. A ideia central era reunir todo o elenco da série original, mas Noah Berry Jr veio a falecer em 01 de Novembro de 1994, algo que fez com que o primeiro longa fosse dedicado a ele.
- Indicada em várias categorias de premiação, "Arquivo Confidencial" ganhou o Emmy em 1977 (melhor ator para James Garner), em 1978 (melhor série e melhor atriz - Rita Moreno), em 1979 e 1980 (melhor ator coadjuvante Stuart Margolin).
- Entre os nomes conhecidos que apareceram em ARQUIVO CONFIDENCIAL, Stephanie Powers, Ned Beaty, Lindsay Wagner, James Cromwell, Isaac Hayes, Bo Hopkins, Simon Oakland e Stuart Margolin.
Gostou da postagem?
Então junte-se a nós! Siga nosso blog e faça parte de nosso grupo no Facebook.
Junte-se a família "Memória Magazine", inteiramente dedicada a relembrar coisas boas e curiosas do passado. Ajudando alguns a reviverem boas lembranças e outros a conhecer a origem do que se ve hoje nos quadrinhos, nas animações e nos filmes...
Talvez também se interesse por:
- Falando em Série: MANNIX (1967)
- Falando em Série: POLICE WOMAN (1974)
- Falando em Série: POLICE STORY/OS NOVOS CENTURIÕES (1973)
- Falando em Série: ESQUADRÃO DE POLICIA (1982)
Nenhum comentário