Falando em Série: VIAGEM AO FUNDO DO MAR (Voyage to the Bottom of the Sea) 1964

 


Neste "Falando em Série" vamos retornar águas caudalosas da década de 60, repletas de aventuras e mistérios, audaciosamente enfrentados pela tribulação do submarino Seaview, "o submarino atômico mais poderoso e avançado da terra". Pois é, hoje vamos falar da série: VIAGEM AO FUNDO DO MAR. O primeiro seriado de TV criado e produzido por Irwin Allen, como uma sequência de seu longa metragem de 1961. Foram muitas e variadas aventuras. A tripulação de "santos guerreiros" enfrentou monstros marinhos, alienígenas, fenômenos sobrenaturais, cientistas malucas e outras esquisitices que pareciam ter saído direto do Além da Imaginação. Lembrou? Não faz a menor ideia que série é essa? Não tem problema! O MEMÓRIA MAGAZINE existe pra isso. Não perca mais tempo e descubra um pouco mais dessa gostosa nostalgia. Boa leitura!

SINOPSE: Um dos primeiros submarinos nucleares do mundo, o Seaview, tem um mar de segredos para desvendar. Essa ferramenta oceanográfica é enviada pela marinha americana para pesquisar e investigar os mistérios do oceano. Mas, na maioria das vezes, acaba encontrando mais problemas do que respostas. Nele, a tripulação comandada pelo Almirante Nelson (Richard Basehart) e pelo Capitão Crane (David Hedison) embarcam em aventuras que vão desde confrontos com os comunistas até lutas contra alienígenas e monstros em águas desconhecidas.

Título: VIAGEM AO FUNDO DO MAR
Título Original: Voyage to the Bottom of the Sea
Ano: 1964
País: EUA
Criador/Produtor: Irwin Allen 
Elenco:
 - Richard Basehart
 - David Hedison
 - Bob Dowdell
 - Derrik Lewis
 - Henry Kulky
 - Terry Becker
 - Del Monroe
 - Arch Whiting
 - Paul Trinka
 - Allan Hunt
 - Richard Bull
 - Paul Carr
Empresa produtora: 20th Century Fox Television
Emissora original: ABC
Transmissão original:14 de setembro de 1964 – 31 de março de 1968
Episódios: 110 em 4 Temporadas

No Brasil,  Viagem ao Fundo do Mar estreou no dia 16 de maio de 1965 pela TV Record. Em 1968, o seriado passou a ocupar dois horários na programação de domingo da TV Tupi, às 16h30 e às 18h. Mas já em janeiro de 1969 retornou às tardes da TV Record. A TV Bandeirantes adquiriu os direitos de transmissão em maio de 1971, colocando o programa primeiramente em seu horário nobre, depois transferindo-o para a madrugada. Novamente retornou a TV TUPI, onde ficou o ar de 1973 a 1975 como programa obrigatório de quinta-feira. Depois de dois anos fora da programação brasileira reestreou em outubro de 1978, agora nas manhãs da Rede Globo, onde ficou por um ano alterando seus horários de exibição. Há pouco tempo, estava sendo reprisada nas madrugadas da Rede Brasil de Televisão e alguns canais por assinatura.


CURIOSIDADES
  • O seriado continha uma cena muito famosa: enquanto o submarino sacudia, com os atores sendo lançados de lá para cá os lápis sobre a mesa permaneciam imóveis;
  • A primeira temporada – produzida em preto e branco – é considerada a melhor pela crítica;
  • A construção do Seaview não foi nada fácil. Os técnicos em efeitos especiais não tinham a menor ideia de como era um submarino por dentro. Então, recorreram à Marinha americana, que prontamente se negou a fornecer qualquer ajuda. Os EUA estavam em plena guerra fria e não achavam de bom tom distribuir as plantas dos submarinos americanos. O jeito então foi pesquisar em bibliotecas e museus sobre submarinos usados durante a Segunda Guerra Mundial. O que acabou salvando a pátria foram as anotações conseguidas pela produção sobre a parte interna de um submarino alemão capturado durante a guerra. Só depois de tudo pronto foi que oficiais da Marinha americana deram o ar da graça e visitaram os cenários do Seaview para dar pitaco sobre o que poderia estar certo ou errado.
  • nas cenas em que o submarino era atacado, alguém da equipe técnica ficava segurando um balde e um martelo. Toda vez que ele batia o balde com o martelo, todos os atores inclinavam-se para a esquerda enquanto a câmara se inclinava para a direita.
  • Na terceira temporada, foi criado também o "subvoador" (Flying Sub), um veículo em forma de arraia que saía debaixo do SeaView, se deslocando rapidamente e com capacidade de voar, acrescentando assim mais um toque futurista.
  • Na primeira temporada (P/B), o tema de quase todos os episódios era a Guerra Fria, sendo os inimigos recorrentes os comunistas, normalmente de países fictícios mas que nos remetiam, quase sempre, aos soviéticos e os cubanos. 
  • À partir da segunda temporada, com os episódios coloridos, os alienígenas e outros seres fantásticos, tais como: lobisomens, bonecos diabólicos, brinquedos mortais e cientistas loucos passaram a frequentar as telinhas da audiência.

Gostou desta postagem???

Então junte-se a nós! Siga o nosso blog e junte-se a nós em nosso grupo no Facebook. 

Faça parte da família "Memória Magazine", inteiramente dedicada a relembrar coisas boas e curiosas do passado. Ajudando alguns a reviverem boas lembranças e outros a conhecer a origem do que se vê hoje nos quadrinhos, nas animações e nos filmes...

TALVEZ SE INTERESSE EM LER TAMBÉM: 

Nenhum comentário

Imagens de tema por graphixel. Tecnologia do Blogger.