Falando em Série | JEANNIE É UM GÊNIO (I dream of Jeannie) - 1965


Nesta postagem, vamos falar de "JEANNIE É UM GÊNIO".  Uma daquelas séries que marcou a infância e o imaginário de várias gerações. Haja vista que ainda hoje alguns canais ainda disponibilizam seus episódios aos telespectadores mais nostálgicos. Uma série criada e produzida pelo escritor Sidney Sheldon que com muito talento soube dosar sensualidade, inocência e humor, agradando assim os mais variados públicos. Lembrando que estamos falando de uma produção dos anos 60. Pois bem, se você tem interesse em conhecer um pouco mais sobre esta divertida sitcom que alçou a belíssima Barbara Éden a musa de gerações, continue lendo e boa diversão!



SINOPSE: O Capitão Anthony Nelson (Larry Hagman), piloto da Força Aérea Americana e astronauta da NASA, cai acidentalmente numa ilha, onde encontra uma misteriosa garrafa. Ao abri-la, descobre que esta era a morada de uma bela moça chamada Jeannie (Barbara Eden) que fica muito feliz por ter saído de lá. Para retribuir, ela promete a Nelson que irá serví-lo e realizar todos os seus desejos. Jeannie é uma gênio das histórias das Mil e Uma Noites, com incríveis poderes e que o chama de "amo". Ela o acompanha até sua casa nos Estados Unidos, onde passa a tumultuar a vida do capitão e do Dr. Bellows (Hayden Rorke), médico e psiquiatra que acompanha Nelson e tenta descobrir a causa das coisas estranhas que passam a acontecer quando ele está por perto, mas sempre é convencido de que o louco é ele e não o piloto.
  O melhor amigo de Nelson, o atrapalhado e metido a Don Juan Roger Healey (Bill Daily), acaba por descobrir o segredo da garrafa ao tentar namorar Jeannie quando a conhece na forma de uma moça comum. Embora tente sempre aproveitar os poderes do gênio e até conquistar suas atenções amorosas, Healey se mantém fiel a Nelson durante a série e guarda o segredo do amigo, e até tenta ajudá-lo a sair das enrascadas em que Jeannie o envolve, o que quase nunca consegue.
  Quando Nelson não se vê envolvido nas confusões de Jeannie, sofre com todo o tipo de invasão de parentes, amigos e até animais de estimação de Jeannie (um cão invisível que odeia uniformes), todos com poderes mágicos. O depois Major Nelson acaba se rendendo aos encantos de Jeannie e se casa com ela, fato geralmente apontado como o que levou ao fim da série

Jeannie é um Gênio era apontada como uma espécie de "plágio" da série A Feiticeira. A qual havia estreado (EUA) em setembro de 1964, pela ABC e havia sido um sucesso instantâneo de público e de crítica. Diante disso, a a NBC, uma  rede de TV concorrente, viu aí um mercado a explorar e decidiu produzir uma sitcom semelhante. Sol Saks, produtor e roteirista de A Feiticeira, foi convidado pela NBC para participar do projeto, mas recusou por uma questão de ética. Então, a NBC procurou pelo novelista Sidney Sheldon e o persuadiu a criar uma série também com muita mágica e que fosse estrelada por uma bela mulher. E assim Sheldon começou a desenvolver a série que ficaria conhecida por I Dream of Jeannie (no Brasil, Jeannie é um Gênio). A série acabou sendo produzida pelo próprio criador e distribuída pela Sony Pictures (Scream Gems, na época).

A série foi originalmente transmitida nos EUA entre 18 de setembro de 1965 e 26 de maio de 1970. Ao todo, foram realizadas cinco temporadas que totalizam 139 episódios.

No Brasil foi um sucesso de audiência, tanto que foi transmitida por diversas emissoras de TV. A primeira a exibir foi a TV Paulista, no ano de 1966; mas entre as outras estão Rede Excelsior, Record, Globo, Bandeirantes, Tupi, Warner Channel, Rede CNT, Rede TV!, TV Assembleia, Rede 21, TV Brasil, TV Litoral, TV Nova, Rede Brasil e SBT.



Elenco: Barbara Eden (Jeannie), Larry Hagman (Major Nelson), Bill Daily (Major Healey), Hayden Rorke (Dr. Alfred Bellows), Emmaline Henry (Amanda Bellows), Barton MacLaine (General M. Peterson), Vinton Hayworth (General Winfield Shaeffer)

Dublagem Brasileira: AIC/SP. Com Líria Marçal (Jeannie), Emerson Camargo (Major A. Nelson – 1ª Temp.), Flávio Galvão (Major A. Nelson – 2ª a 5ª Temp.), Dráusio de Oliveira (Major R. Healey), Osmano Cardoso (Dr. A. Bellows – 1ª Temp.),  Xandó Batista (Dr. A. Bellows – Fim da 1ª à 5ª Temp.), Helena Samara (Amanda Bellows), Elvira Samara (Amanda Bellows – alguns episódios), João Ângelo (General Schaeffer), Roberto Mendes (General Peterson – 1ª Temp.),  Magno Marino (General Peterson – 2ª e 3ª temp.), José Miziara (General Peterson – 4ª temp.)


CURIOSIDADES:
  • Supostamente, a inspiração de Sidney Sheldon teria vindo do filme Um gênio Entrou lá em Casa (The Brass Bottle, 1964), de Harry Keller que tinha Barbara Eden no elenco ao lado de Tony Randall.
  • A garrafa de Jeannie é uma adaptação de uma garrafa de licor lançada em edição limitada pela Jim Beam Company em 1964. Entre as décadas de 1960 e 1990, a empresa colocou no mercado diversos modelos comemorativos de garrafas de uísque para celebrar o aniversário da tradicional do estado americano do Kentucky. O frasco era um modelo especial lançado no natal. Foi desenhado por Roy Kramer e levado a Sidney Sheldon pelo diretor Gene Nelson. Foram usadas cerca de 12 garrafas ao longo dos anos. Inicialmente ela foi pintada de verde. Posteriormente em rosa e púrpura. Hoje em dia, casas de leilão estimam que uma garrafa original (ou seja, produzida para a série) consiga atingir até 20 mil dólares.
  • A primeira temporada foi produzida em preto e branco quando a maioria das séries já estava sendo filmada em cores.. Isso ocorreu porque a NBC não estava convencida de que a série faria sucesso. Episódios gravados em cores iriam gastar 400 dólares a mais. Relatos posteriores disseram que Sheldon chegou a se oferecer para pagar o valor extra de seu próprio bolso, mas o estúdio teria recusado. Assim, a temporada foi filmada em preto e branco. Porém, é comum encontrarmos a primeira temporada colorizada.
  • Em 1973, a Hanna-Barbera lançou a animação "Jeannie". Uma espécie de Spin Off da série que teve apenas uma temporada com 16 episódios produzidos. Diferente da versão loira interpretada por Barbara Eden em Jeannie é um Gênio, a personagem em 2D é ruiva e para usar seus poderes cruzava os braços e agitava seu rabo de cavalo ao invés de piscar os olhos.Nas aventuras do desenho Jeannie está sempre ao lado de seu "amo" e par romântico, Corey Anders, um estudante do ensino médio e surfista, e seu melhor amigo Henry Glopp. O Desenho também introduziu Babu, um medroso e imaturo gênio em treinamento sob a supervisão de Jeannie



  • Jeannie é um gênio, como já mencionado foi exibida originalmente pela NBC e concorria com A Feiticeira, exibida pelo canal ABC. Mas ambas as séries eram produzidas pela mesma produtora, a Screen Gems, também responsável por sucessos como A Noviça Voadora, The Monkees e Papai Sabe Tudo. A Screen Gems também era a distribuidora dos desenhos da Hanna-Barbera.
  • Nas duas primeiras temporadas do show, Jeannie era uma humana comum que havia sido presa em uma garrafa porque não quis se casar com um gênio do mal, Djinn. Nenhum dos parentes de Jeannie era gênio. Mas a partir da terceira temporada isso foi mudado e, além dela sempre ter sido gênia, seus parentes também foram retratados, a partir de então, como seres mágicos.
  • As filmagens externas eram feitas no Ranch Blondie Street, o mesmo local onde eram feitas as filmagens de outras séries como: Father Knows Best, The Donna Reed Show e A Feiticeira. As internas eram feitas no Sunset Gower Studios, em Hollywood. 
  • O Tema de abertura da primeira temporada era orquestrado, uma espécie de composição de jazz de Richard Wess, mas não agradou Sheldon que já a partir da segunda temporada contratou o talentoso Hugo Montenegro que compôs a música célebre que se tornou a marca registrada da série.
  • Durante a primeira temporada do show, a atriz Barbara Eden ficou grávida mas continuou a gravar normalmente, sendo mostrada apenas em closes ou com roupas muito largas.
  • Pela interpretação da protagonista, Barbara ganhou por duas vezes o Globo de Ouro (em 1967 e 1970).
  • Larry Hagman (major Tony Nelson) serviu À Força Aérea dos EUA durante a Guerra da Coreia, travada entre 25 de junho de 1950 e 27 de julho de 1953.
  • Hagman era alcoólatra e tinha problemas com drogas.O ator revelou em entrevista que fez algumas cenas bêbado, e que era viciado em LSD, além de fazer uso de maconha. O ator causou diversos problemas durante as gravações e a produção chegou a cogitar substituí-lo.
  • Depois do término do seriado, Larry ainda protagonizou outra série de sucesso: Dallas, como o vilão J.R. Ewing.

BÔNUS: Clique nos links abaixo e faça o download das 5 temporadas completas (dubladas)

1ª TEMPORADA
2ª TEMPORADA
3ª TEMPORADA
4ª TEMPORADA

5ª TEMPORADA  

Gostou da postagem?
Então junte-se a nós! Siga nosso blog e faça parte de nosso grupo no Facebook. 

Junte-se a família "Memória Magazine", inteiramente dedicada a relembrar coisas boas e curiosas do passado. Ajudando alguns a reviverem boas lembranças e outros a conhecer a origem do que se vê hoje nos quadrinhos, nas animações e nos filmes...

Leias Também: 




Um comentário:

Imagens de tema por graphixel. Tecnologia do Blogger.