Papo Furado: JIM DAS SELVAS (Jungle Jim) - 1934


Neste nosso "Papo Furado" vamos falar sobre um dos heróis de minha infância: JIM DAS SELVAS, o herói explorador que combatia piratas e traficantes de escravos. Um personagem que para mim (e para muitos), acabou se imortalizando na pessoa do ator Johnny Weissmuller. Contudo, nesta postagem veremos que o personagem já havia sido interpretado pelo ator Grant Withers, assim como não nasceu nas clássicas cinesséries e nem mesmo na TV. Pois é, temos várias nuances  e curiosidades que só aqui no MEMÓRIA MAGAZINE você vai encontrar.


Vamos começar citando a entrada do personagem no Brasil. Algo que ocorreu inicialmente via TV Tupi. O Canal exibia as aventuras do personagem aos sábados, em 1966. Já em 1967, o personagem passou a integrar a programação da TV Record (infelizmente não sei dizer em que dias e horários foi apresentado). Porém, já no ano seguinte (1968) JIM DAS SELVAS se mudou para a TV Excelsior onde foi exibido na íntegra, tanto os filmes como a série de tv que esteve no ar durante todo o ano de 1968, no horário das 16h, de segunda à sexta.
A TV Excelsior dividia os filmes em três partes, pois a sua duração variava de 70 a 90 minutos. Dessa forma, ficavam com cerca de 30 minutos, o que equivalia à duração de um episódio da série.
Infelizmente, o personagem nunca mais retornou a programação regular de nenhum de nossos canais de TV. Que eu me lembre (e posso estar equivocado) teve apenas alguns de seus filmes sendo exibidos nas madrugadas televisivas, do final dos anos 70 e no inicio dos 80. Em 1996, o canal a cabo Warner exibiu alguns poucos episódios.


Quando Johnny Weissmuller completou o seu último filme para a Columbia, ele passou automaticamente a fazer a série de televisão para a Screen Gems, num acordo feito entre Sam Katzman´s Clover Productions e a William Morris Agency, reafirmada em janeiro de 1955.

A série de TV foi apresentada originalmente nos Estados Unidos, pela syndication, de 26 de setembro de 1955 até 19 de março de 1956, num total de 26 episódios de aproximadamente 25 minutos cada, mantendo Johnny Weissmuller como estrela principal.
Foi por determinação do produtor Harold Greene que os filmes de Jim da Selvas passaram as mãos da subsidiária da Columbia, a Screem Gems. Harold achou o momento oportuno para levar o personagem para a TV. O detalhe é que a série televisiva era muito inferior aos filmes, pois a produção era bem mais barata e os episódios preservavam uma tendência menos fantásticas que a dos filmes.

Donald Mcdougall dirigiu a maioria dos episódios, mas os primeiros quatro foram dirigidos por Earl Bellamy. Para a série foi contratado também Norman Fredric para interpretar o amigo confidente, o hindu Kasseen. Norman mudou depois seu nome para Dean Frederic e trabalhou em outra séries como Steve Canyon, entre outros.  Martin Huston para interpretar o filho de Jim e a volta de Tamba, o chipanzé, que era interpretado por alguns chipanzés da Neal of the World Jungle Compound. O ator Paul Cavanagh também fez algumas participações como Comissário Morrison. Esta foi o primeiro aparecimento dele junto com Weissmuller, desde Tarzan and His Mate.

Como mencionado, antes da série de TV Johnny Weissmuller já havia interpretado o herói em alguns filmes no cinema.



JIM DAS SELVAS (JUNGLE JIM) - 1948
Sinopse: Nesta aventura de Jim das Selvas, Virginia Gray, interpreta a Dra. Hilary Parker, uma jovem e bela cientista que adentra a selva em busca de uma cura para o pólio. George Reeves faz o papel de Bruce, um cientista que é seu companheiro, mas na verdade está bem mais interessado em descobrir tesouros perdidos do que tratar de doenças. Jim, papel de Johnny Weissmuller (da série de filmes Tarzan) é um destemido aventureiro que, junto a seus amigos e seu cachorro, ajudará a Dra. Parker em sua busca, e a protegerá dos diversos perigos que a selva esconde, inclusive a ganância e a crueldade de Bruce...

Além deste, houveram outros 15 (quinze) filmes.


Agora vamos voltar um pouco mais no tempo e conhecer o personagem: Jim das Selvas!

Jim das Selvas foi criado como personagem de histórias em tiras de quadrinhos num jornal norte-americano publicado no dia 7 de janeiro de 1934, desenvolvido pelo escritor Don Moore e pelo artista Alex Raymond (criador de “Flash Gordon”) contando as histórias de um aventureiro nas selvas asiáticas. Jim é considerado uma versão mais "civilizada" e "madura" de Tarzan. A tira dividia espaço com Flash Gordon nos jornais de domingo.

O verdadeiro nome de "Jungle Jim" é James Bradley. Ele recebeu o apelido de “Jim das Selvas” por ser um dos melhores caçadores das florestas de Sumatra, Borneo, Malásia e Bengala. Sua base de operações é o sudeste asiático, onde costuma caçar feras para depois vendê-las a circos. É auxiliado pelo fiel e musculoso nativo Kolu, um amigo semelhante ao que Lothar era para o Mandrake. 

O herói americano teve um passado onde foi vaqueiro no Arizona, trabalhando ao lado de um parceiro, Red. Em suas primeiras aventuras nos quadrinhos, o próprio Jim explica que "No colégio, me dediquei ao estudo do reino animal e tirei um diploma como domador de feras... Depois, resolvi vir para cá [Ásia] para por em prática tudo o que aprendi teoricamente." 

Os temas que as tiras de quadrinhos apresentavam eram histórias que giravam ao redor de piratas, traficantes de escravos e outros antagonistas comuns na selva. Com a aproximação da Segunda Guerra na América nos anos quarenta, Jim das Selvas, assim como outros comics americanos, começaram a apresentar aventuras relacionadas a segunda grande guerra. 

Depois de Raymond, Jim das Selvas foi desenhado por John Mayo e Paul Norris (criador de Aquaman). A tira foi encerrada em 1954.

A Ace Comics republicou as tiras em forma de revistas (comic books). A Dell Comics publicou 20 edições da revista Jungle Jim de 1953-1959, os oito últimos números foram roteirizados por Gaylord Du Bois. A King Features Syndicate publicou uma única questão de Jungle Jim em 1967, esta revista trazia o número 5 e foi uma reedição da quinta edição da série da Dell, com uma nova capa por Wally Wood. A Charlton Comics, em seguida, publicou sete edições seguindo a numeração da Dell (# 22-28) entre 1969-70 com histórias roteirizados por Wood, Pat Boyette, Bhob Stewart, Joe Gill e ilustradas por Wood, Boyette, Steve Ditko, Roger Brand e Tom Palmer.

Em janeiro de 2015, Dynamite Entertainment anunciou uma nova série de Jungle Jim como parte da série "King", em comemoração ao centenário do syndicate. Esta versão do Jungle Jim foi roteirizada por Paul Tobin e ilustrada por Sandy Jarrell.

Em maio de 2016, os heróis da King Features são reunidos novamente em Kings Quest, escrito por Ben Acker e Heath Corson e ilustrado por Dan McDaid.


Em 2 de novembro de 1935 Jim das Selvas começou a ser apresentado semanalmente, num espetáculo de 15 minutos, pela rádio, com Matt Crowley como: "Jim Bradley" (Jim das Selvas, cujo nome é James Bradley), Gerald Mohr (que substituiu Matt Crowley por um breve tempo em 1938), Juano Hernandez como Kolu e Frank Hale como Shanghai Lil. O programa era narrado por Glenn Riggs e Roger Krupp, produzido por Jay Clark e roteiro de Gene Stafford. O programa foi encerrado em 1 de agosto de 1954.


Em 18 de janeiro de 1937 a Universal Pictures lança o primeiro episódio da cinessérie do personagem, em uma aventura dividida em 12 capítulos. Dirigida por Ford Beebe e Clifford Smith, em 12 capítulos, estrelada por Grant Withers, Betty Jane Rhodes e Evelyn Brent. 


CURIOSIDADES:


  • Os três últimos filmes cinematográficos:"Cannibal Attack" (1954) -  "Jungle Moon Men" (1955) - "Devil Goddess" (1955), trazem Johnny Weissmuller no mesmo personagem, só que agora rebatizado como "Jungle Johnny". O nome foi mudado, pois os direitos do personagem haviam sido transcorridos e vendidos para uma série de televisão( onde o personagem era interpretado por Grant Withers), contudo Weissmuller teve que cumprir o contrato da Columbia e realizar estes três filmes. Lembrando que logo após estas produções, Weissmuller foi direto para a TV interpretar o já famoso personagem.
  • O filme, "Jim das Selvas" de 1937,  foi influenciado fortemente pelo romance "White Goddess Ayesha in Africa" de H.Rider Haggard, onde a personagem Lion Goddess (Betty Jane Rhodes) era uma sobrevivente de naufrágio . A influência de Tarzan sobre o filme também foi  muito grande. 
  • O filme"Captive Girl" (1950) apresentou a personagem: "Sheena", interpretada por Anita Lhoest que foi chamada de Wild Girl of Lake Bokonji (Menina Selvagem do Lago Bokonji). 
  • Ao contrário da maioria dos filmes de Jim das Selvas, a série de televisão usou bastante atores negros para retratar os africanos, embora Jim visitasse também outros continentes, principalmente a selva asiática. 
  • Para viajar Jim tinha um avião chamado "The Sitting Duck" (O pato sentando).
  • Algumas das cenas da série foram filmadas no estúdios da MGM que mantinha sua própria selva e rio. 
  • Ocasionalmente, na série de tv eram usadas cenas de antigos filmes como no episódio intitulado “Lagoon of Death” para as cenas de "The Lost Tribe and Fury of the Congo" para ajudar a preencher os 25 minutos.
  • O documentário/drama "I Married Adventures" proveu um ou dois episódios como em “Wild Man of the Jungle”.
  • Grant Withers acabou sendo ofuscado pelo segundo Jim das Selvas do Cinema, interpretado por Johnny Weissmuller que com a fama que havia adquirido interpretando Tarzan, se enquadrou perfeitamente a este novo personagem e acabou protagonizando-o de 1938 a 1954 num total de 16 filmes.
  • Grant Withers era casado com Loretta Young e gostava de ficar bebendo com seus amigos John Wayne e John Ford. Trabalhou em muitos filmes de western. Sua carreira acabou em 1959 quando ele cometeu suicídio com uma garrafa de pílulas para dormir, deixando uma nota de desculpa a todos os seus amigos de Hollywood.
  • Para a série foi contratado também Norman Fredric para interpretar o amigo confidente, o hindu Kasseen. Norman mudou depois seu nome para Dean Frederic e trabalhou em outra séries como Steve Canyon, entre outros.
  •  Tamba, o chipanzé foi interpretado por alguns chipanzés da Neal of the World Jungle Compound. 
  • O ator Paul Cavanagh fez algumas participações como Comissário Morrison.
  • No Brasil, todos os filmes, assim como a série de tv foram dublados integralmente pela AIC. (Inexplicavelmente essa dublagem desapareceu quase completamente, restando pouquíssimos filmes com a dublagem original, uma vez que a Columbia Pictures e a Screen Gems conservaram o áudio de muitas outras produções contemporâneas como, por exemplo, Os 3 Patetas. Contudo, não há uma explicação oficial do que teria ocorrido com o áudio de Jim das Selvas.)
  • Devido a alguns filmes terem sido dublados por volta de 1966/67, quando foram exibidos pela primeira vez pela TV Tupi, o ator e dublador José Parisi dublou o personagem, porém já em meados de 1968 quando a TV Excelsior exibiu filmes inéditos e a série de tv, a voz de Jim das Selvas coube a Carlos Alberto Vaccari.

Gostou da postagem?
Então junte-se a nós! Curta nosso blog, nossa página e nosso grupo.

Junte-se a família "Memória Magazine", inteiramente dedicada a relembrar coisas boas e curiosas do passado. Ajudando alguns a reviverem boas lembranças e outros a conhecer a origem do que se ve hoje nos quadrinhos, nas animações e nos filmes..

Nenhum comentário

Imagens de tema por graphixel. Tecnologia do Blogger.