Animação em Foco: THUNDERCATS (1983)


Neste "Animação em Foco" vamos tratar de um dos desenhos animados mais irados dos anos 80, os "THUNDERCATS". A animação foi ao ar pela primeira vez (no Brasil) por volta de 1985. E rapidamente se tornou um sucesso que perdurou nas décadas seguintes. Thundercats passou em vários horários e em vários programas de tv, além de dois canais, mas o momento que mais lembro é quando ele passava na Globo. Que eu me lembre foi o único desenho que fez páreo com He-man, e não era concorrência, visto que tinham o mesmo público e dificilmente uma criança que gostava de um não gostava do outro. Então, te convido amigo curioso a conhecer um pouco mais sobre este grupo de valorosos guerreiros que vivem pelo código de Thundera: Honra, verdade, justiça e lealdade!
SINOPSE: Os Thundercats, habitantes do planeta Thundera evacuam o lugar pouco antes de ele ser destruído por seus inimigos, os guerreiros de Plun-Darr, uma raça de monstros sanguinários chamada: os Mutantes. Durante a fuga, perseguidos por uma horda de terríveis mutantes, logo o grupo de felinos humanoides veem todas as naves que escaparam serem destruídas: exceto uma. A nave dos Thundercats despista os mutantes e entra em velocidade de dobra. Como a viagem é longa, os sobreviventes devem hibernar em cápsulas de suspensão para não sofrerem os efeitos do tempo. Infelizmente, o controle automático foi avariado, e cabe a Jaga, o mais velho e mais sábio dos guerreiros, se sacrificar para pilotar a nave levando os demais em segurança. Após chegar a um sistema desconhecido, mas com um planeta habitável, Jaga morre e a nave acaba caindo em um planeta conhecido apenas como Terceiro Mundo. Agora eles precisam se adaptar a este novo mundo e defender o Olho Místico de Thundera, a fonte do poder dos ThunderCats, dos Mutantes e de novos e perigosos inimigos, que querem destruir os gatos trovão.

Foram 130 episódios onde muitas histórias foram contadas, de forma coerente e lógica. As aventuras seguem após o 1º episódio, logo depois de chegarem ao 3º Mundo. Os vimos construírem a Toca dos Gatos, serem apresentados a amigos e inimigos diversos, tivemos inúmeros episódios na linha do "perigo da semana", finalizando a primeira etapa com a coroação de Lion-o como legítimo rei dos Thundercats.

Na sequência vimos o surgimento de três desgarrados do êxodo de Thundera, que são resgatados e nomeados novos Thundercats (Lynx, Pumyra e Bengali, e Snarfinho, o sobrinho de Snarf que já tinha aparecido na temporada anterior). Os novatos passam a habitar a segunda base, a Torre da Justiça, e lutam contra os novos imimigos, os Lunatacks.

Na penúltima temporada descobre-se que Thundera foi destruída por magia, e que era possível restaurar o planeta, como de fato conseguiram. Emendando com a quarta e última temporada, os Thundercats têm como objetivo: derrotar e prender dos os inimigos no 3º Mundo e, a partir daí, levar todos os Thunderianos espalhados pelo universo de volta à Thundera restaurada.  No meio do caminho surgiram os artefatos mágicos de Thundera que deveriam ser reunidos para acessar o Livro da Justiça e, com seus poderes, manter a paz, justiça e longevidade do planeta restaurado. Um final que deixou em aberto a possibilidade de uma nova temporada, pois não chegamos a ver Lion-o exercendo seu reinado com todos os Thunderianos que voltaram do êxodo, quase um Moisés reencarnado, mas foi um final satisfatório.


ThunderCats foi uma série animada criada pelo inglês Tobin "Ted" Wolf e Leonard Starr em 1983 e produzida/distribuída pela Rankin / Bass Animated Entertainment (empresa do grupo Telepictures Corporation) em parceria com a Pacific Animation Corporation (um grupo de estúdios japoneses, incluindo a Topcraft, que mais tarde viria a formar o Studio Ghibli). Estima-se que o desenho tenha levado 2 anos para ser realizado e animado. O resultado foi uma animação ágil, com roteiros caprichados e com uma trilha sonora empolgante. A primeira temporada foi ao ar em 1985 (com 65 episódios), seguido do filme intitulado ThunderCats - HO! em 1986. As temporadas 2 (1987-1988), 3 (1988-1989), e 4 (1989-1990), seguiram o novo formato de 20 episódios cada.

A série, como mencionei foi originalmente distribuída pela Rankin que mais tarde se fundiu com a Lorimar Productions em 1986. Em 1989, a Lorimar-Telepictures foi comprada pela Warner Bros que adquiriu os direitos da série (e de toda a programação Lorimar-Telepictures) e a partir desse ponto, coordenou a distribuição da série.

No Brasil, inicialmente foi apresentado apenas aos domingos num horário entre 10 e 11 horas da manhã. Mas, assim que alcançou o sucesso a Rede Globo passou a exibir dois episódios por semana. Pouco depois o desenho passou a ser diário sendo exibido na Sessão Aventura e depois no Xou da Xuxa. Foi quando ganhou inclusive uma canção gravada pelo grupo infantil Trem da Alegria.
Em 1995, o desenho voltou a ser exibido pela Globo no programa TV Colosso. Nesse período também havia começado a ser exibido pela Warner Channel e pelo Cartoon Network. Em 2 de julho de 2001 ThunderCats passou a fazer parte das atrações do programa Bom Dia e Cia, na época apresentado por Jackeline Petkovic, desta vez, exibindo também o restante da série. Em 19 de janeiro de 2012 voltou a ser exibido novamente no SBT, no programa Sábado Animado.
Entre os anos de 1986 e 1995 a Rede Globo, exibiu os primeiros 100 episódios (mais ou menos até a metade da terceira temporada) dos 130 produzidos.

Na década de 90, os Thundercats fizeram parte de uma grande onda de marketing promocional com vendas de: brinquedos, jogos, lancheiras, revistas em quadrinhos, roupas e acessórios. Foram lançados pela Glasllite bonequinhos, o Thundertank, a espada Justiceira e vários outros itens ligados ao desenho.



O sucesso dos Thundercats não ficou restrito apenas aos seus episódios na TV. Em 1986 a Abril Jovem, em parceria com a Marvel, lançou aqui no Brasil uma série de histórias em quadrinhos dos Thundercats. Porém não teve o mesmo sucesso do desenho.

Clique AQUI e baixa a scan desta edição de Thundercats Especial que trazia as primeiras histórias publicadas em 66 páginas de ação. Editora Abril, maio de 1988.
Conheça os personagens!

Lion-O 
O líder dos ThunderCats portador da Espada Justiceira que tem encrustada 
o poderoso "Olho de Thundera", símbolo maior que representa: justiça, verdade, honra e lealdade.  Lema e fonte mistica de poder dos guerreiros felinos.  Nos momentos de maior perigo a espada é utilizada para chamar todos os Thundercats, também concede a seu valoroso portador a "visão além do alcance" uma espécie de poder extra sensorial que permite que Lion saiba o que se passa com qualquer um dos Thundercats. .A espada também dispara raios poderosos. Lion também possui o Escudo-Garra, que se encaixa em sua mão esquerda para ser utilizado como escudo, atira garras ligadas a fios super resistentes e ainda solta gases de diversos tipos. 

Cheetara
Uma guerreira, forte e decidida que não hesita na hora de entrar em ação. Sua habilidade de luta é impressionante mas sem dúvida seu grande poder consiste na velocidade inigualável, superior a qualquer veículo terrestre motorizado. No entanto só pode manter a velocidade acelerada por curtos espaços de tempo, podendo padecer de exaustão se exceder este limite. Além disso, Cheetara tem poderes psíquicos, sobre os quais apresenta controle limitado, porém estes lhe conferem premonições e visões.Tem como arma um cajado. A claustrofobia é seu ponto fraco.
  
Panthro
O Thundercat que possui a maior força física no grupo e é mestre em artes marciais, além de de especialista em mecânica e tecnologia avançada. Entre suas criações, destacam-se: o o Thunder-Tanque; a Feliner, uma nave espacial, as pranchas voadoras de Willy Kity e Willy Cat e os veículos planadores ThunderClaw e HoverCat. Tem armas como os espigões que saem de uma espécie de suspensório que usa, e seu nunchaku, capaz de emitir raios e expelir gases de várias espécies. Seu ponto fraco é o medo do morcego energia, uma criatura existente no terceiro mundo
  
Tygra
Sem dúvida é um dos mais poderosos e versáteis Thundercats. Calmo e racional, Tygra é o cientista do grupo além de ser um experiente arquiteto. Ele também é o vice-líder dos Thundercats, assumindo o comando do grupo nas situações em que Lion não pode fazê-lo. Foi Tygra quem projetou a Toca dos Gatos, incluindo todos os sistemas de computadores, redes elétricas e geradores de energia. Seus conhecimentos vão desde arquitetura e engenharia até química e ciências biológicas. Sua arma é uma boleadeira e tem a capacidade de o deixar invisível. Seu ponto fraco é a água, uma vez que não sabe nadar. 

WilyKity
Esperta e curiosa, é a irmã de Willy Kat e companheira de aventuras. Willy Kity possui as mesmas armas que seu irmão: cordas especiais e bombas de gás para qualquer eventualidade, além das pranchas voadoras. Willy Kity, apesar de mais nova, é bem mais esperta que seu irmão.
  
Willy Kat
É o esperto garoto que ao lado de sua irmã Willy Kity, dão muito trabalho aos vilões e também para os próprios Thundercats. Ele possui as mesmas armas que Willy Kity: cordas especiais e bombas de gás para qualquer eventualidade, além das pranchas voadoras. Willy Kat é um garoto muito curioso, brincalhão e meio desajeitado.  

Snarf
Extremamente simpático e divertido, o pequeno Snarf é o encarregado de cuidar de Lion e dos afazeres domésticos da Toca dos Gatos. Desde que abandonaram Thundera, Snarf agia como uma espécie de babá do jovem príncipe. Snarf possui uma personalidade alegre e um jeito meio resmungão talvez pela sua idade já avançada. Aparentemente inútil, Snarf é de grande importância para os Thundercats como se constata no episódio 25 "Snarf Aceita o Desafio", no qual salva todos os membros aprisionados por Mumm-Ra. Revelou-se no mesmo episódio 25 poder se comunicar com habilidade com qualquer animal. Apesar do jeito atrapalhado, quase sempre salva Lion e já deu uma surra danada nos mutantes no episódio 28 em que fica gigante.



CONSIDERAÇÕES FINAIS: Antes de propriamente encerrar este post, apenas por curiosidade, acho válido mencionar que após a animação original ocorreram duas (2) outras produções que "recriaram" os Thundercats. Uma em 2011 que apesar de ter tido uma única temporada, foi interessante e divertida e uma em 2019 com uma pegada exageradamente infantil, bastante abobada e insossa.
BÔNUS: Abaixo dispomos os 130 episódios que poderão ser assistidos no site: OK.RU


Caso deseje fazer o download via torrent, clique AQUI! 


Gostou da postagem?
Então junte-se a nós! Curta nosso blog, nossa página e nosso grupo.

Junte-se a família "Memória Magazine", inteiramente dedicada a relembrar coisas boas e curiosas do passado. Ajudando alguns a reviverem boas lembranças e outros a conhecer a origem do que se ve hoje nos quadrinhos, nas animações e nos filmes..


3 comentários:

Imagens de tema por graphixel. Tecnologia do Blogger.