Falando em Série: LAREDO (1965/1967)


Laredo foi outra das séries de TV do gênero western da década de 60, inspirada no sucesso de Bonanza e do Homem de Virginia, apresentado originalmente entre 21 de setembro de 1965 até 7 de abril de 1967, pela rede NBC. O Episódio piloto “We’ve Lost a Train”, na verdade foi um episódio do seriado “O Homem de Virgínia”.
A série foi produzida pela Universal Television e estrelada por Neville Brand , William Smith, Peter Brown e Philip Carey como Texas Rangers. No Brasil esta série foi apresentada na década de 70 pela TV Record.
Apesar de bem recebida pela crítica da época, a série teve apenas duas temporadas produzidas, com um total de 56 episódios (coloridos). Em 2009, a Timeless Media Group lançou a série completa em DVD no mercado americano.




A série contava (com bom humor e aventura) as histórias de três homens da Company B Texas Rangers e seu oficial superior. O trio principal era composto por Reese Bennett, Chad Cooper e Joe Riley. Nem todos os membros do grupo eram originalmente homens da lei. Porém, agora todos trabalhavam pelo salário de $40,00 (quarenta dólares), além de todo o equipamento para suas aventuras. Os "mocinhos" passavam mais tempo arranjando encrenca que correndo atrás de bandidos. Eram comuns as disputas por mulheres, a jogatina, as bebedices e claro, as brigas. Situações que, invariavelmente, os levavam a ser repreendidos pelo capitão da companhia. Um dos ganchos de humor era Reese, o mais velho e mais experiente do grupo que era normalmente utilizado pelos outros dois como o ‘bobo da corte’.

Reese Bennet (Neville Brand) era bem forte e também havia sido um oficial do exército da União e tinha por volta de 40 anos, quando se uniu ao grupo e a sua idade era uma fonte de diversão dos outros dois amigos.

Chad Cooper (Peter Brown)  era natural de Boston e esteve na Border Patrol durante a guerra civil e se uniu ao grupo dos Texas Rangers, para procurar uns bandidos,que tinham vendido armas para os mexicanos, o que causou a morte de muito de seus companheiros.

Joe Riley (William Smith), ao contrário de seus dois companheiros, era um desses camaradas que geralmente estava do lado errado da lei, vivia sempre envolvido em atividade ilegais e se uniu aos Rangers porque gostava de ação e também para conseguir a perdão e proteção do Xerife e dos seus dois amigos.

O Capitão Edward Parmalee (Philip Carey) quem comandava o trio, era um sujeito muito duro e disciplinado. Era ele quem enviava os Rangers para as diversas missões.
Na segunda temporada, o grupo acolheu mais um membro: Eric Hunter (Robert Wolders).

Neville Brand (E), William Smith, Phillip Carey e Peter Brown em “Laredo” (Foto NBC/Arquivo)
CURIOSIDADES:

  • O ator Claude Akins também participou como o Texas Ranger chamado Cotton Buckmeister em 5 episódios diferentes, mas nunca foi oficialmente parte do elenco.
  • Muitos artistas convidados participaram de diversos episódios da série como Burgess Meredith, Martin Milner, Doug McClure, Fernando Lamas, James Drury e Michael Ansara.
  • O episódio piloto da série "We´ve Lost a Train" (foi ao ar em 21 de abril de 1965; terceira temporada, episódio 30 da série: "O Homem de Virgínia"), segundo alguns autores era uma versão faroeste da obra de Alexandre Dumas: "Os Três Mosqueteiros". O personagem Trampas (Doug McClure) representando o papel de D´Artagnan. No episódio Trampas é enviado para o México, via Laredo, para apanhar um touro premiado para o Juiz Garth. Chegando em Laredo ele arruma uma encrenca com os três Texas Ranger, Reese, Chad e Joe. Porém, a violência é evitada quando os Texas Rangers são chamados para localizar um trem que transportava ouro. Trampas ajuda os Rangers a salvar um bebê, luta com os bandidos e recupera o ouro roubado. E assim foi dado o pontapé inicial para esta nova série.
  • Com roteiro assinado por Borden Chase, o episódio piloto teve duração de 90 minutos, enquanto que os episódios regulares duravam cerca de 60 minutos.
  • O cavalo de Reese chamado Cáctus era sempre mencionado em vários episódios. O cavalo era na realidade do próprio ator Peter Brown.
  • Três episódios foram compilados e transformados em filme, sendo lançado diretamente em VHS com o título “Three Guns for Texas”, em 1968. No ano seguinte (1969),  o episódio piloto chegou a ser lançado nos cinemas com o título de “Bactrack!”.
  • O ator Robert Wolders (que interpretava: Erik Hunter) foi casado com Merle Oberon e após a morte desta foi companheiro da bela e popular Audrey Hepburn.

Caso deseje saber "Por Onde Anda o Elenco de Laredo", clique neste link e acesse a excelente matéria redigida pela jornalista Fernanda Furquim

BÔNUS: Apesar de ser uma série bastante difícil de se encontrar, indico aos saudosistas este canal do Youtube, onde é possível assistir alguns episódios dublados e em boa qualidade.


Gostou da postagem?
Então junte-se a nós! Curta nosso blognossa página e nosso grupo
Junte-se a família "Memória Magazine", inteiramente dedicada a relembrar coisas boas e curiosas do passado. Ajudando alguns a reviverem boas lembranças e outros a conhecer a origem do que se ve hoje nos quadrinhos, nas animações e nos filmes..


Nenhum comentário

Imagens de tema por graphixel. Tecnologia do Blogger.