Animação em Foco: SHREK (2001)


Neste "Animação em Foco" vamos falar sobre o carismático e irreverente SHREK, o ogro que conquistou a simpatia de crianças e adultos ao redor do mundo. O personagem estreou nas telonas em 2001 e até 2013 já havia participado de 9 animações, e em 2020 teremos novidades (SHREK 5 vem aí!). Pois bem, te convido a ficar conosco e conhecer um pouco sobre as origens e curiosidades deste atípico personagem da Dream Works.


SINOPSE (1º FILME): Em um pântano distante vive Shrek (Mike Myers), um ogro solitário que vê, sem mais nem menos, sua vida ser invadida por uma série de personagens de contos de fada, como três ratos cegos, um grande e malvado lobo e ainda três porcos que não têm um lugar onde morar. Todos eles foram expulsos de seus lares pelo maligno Lorde Farquaad (John Lithgow). Determinado a recuperar a tranquilidade de antes, Shrek resolve encontrar Farquaad e com ele faz um acordo: todos os personagens poderão retornar aos seus lares se ele e seu amigo Burro (Eddie Murphy) resgatarem uma bela princesa (Cameron Diaz), que é prisioneira de um dragão. Porém, quando Shrek e o Burro enfim conseguem resgatar a princesa logo eles descobrem que seus problemas estão apenas começando. 

FICHA TÉCNICA

País/Ano de produção:- EUA, 2001
Data de Lançamento: 18/05/2001 (USA) - 22/06/2001 (BRA)
Duração/Gênero:- 90 min., infantil/animação/comédia
Direção de Andrew Adamson e Vicky Jenson
Roteiro de Ted Elliott, Terry Rossio, Joe Stillman e Roger S.H. Schulman, baseado em livro de William Steig

Elenco (dubladores americanos):- Mike Myers (Shrek), Eddie Murphy (Burro), Cameron Diaz (Princesa Fiona), John Lithgow (Lord Farquaad)...
Elenco (dubladores brasileiros): (Shrek): Cláudio Besserman Viana, o "Bussunda" do Casseta & Planeta, (Burro): Mário Jorge Andrade, (Princesa Fiona): Fernanda Crispim, (Lord Farquaad): Cláudio Galvan...
Produtora/Distribuição: DreamWorks Pictures 



Em maio de 2001, o ainda "modesto" estúdio de animação DreamWorks SKG, fundado pelos ícones de Hollywood: Steven Spielberg, Jeffrey Katzenberg e David Geffen, lançou o que veio a se tornar um de seus filme de maior sucesso: “Shrek”. Que apesar de a animação ter sido baseada no livro homônimo de William Steig, de 1990, a história em si foi re-imaginada pelos animadores como uma versão subversiva de “A Bela e a Fera”. Vale lembrar que apesar de não ser uma obra da toda-poderosa Disney, Shrek trouxe em seu elenco vários “cameos” de personagens que ficaram famosos em produções dos estúdios Walt Disney como: Pinóquio, Cinderela, Bela Adormecida, Lobo Mau entre outros. Walt Disney não é dono desses personagens. A maioria das personagens retratadas nos longas de animação da Disney são clássicos literários de domínio público, que foram criados em séculos passados por escritores independentes que não estão sujeitos a direitos de autor.

SHREK - Editora: Farrar, Straus and Giroux/Companhia das Letras


SHREK, o livro: Seu criador, William Steig (1907 - 2003) fez dele uma espécie de herói às avessas, um herói horroroso. Mas o monstrinho tinha a quem puxar: "A mãe era feíssima, o pai era feíssimo, mas Shrek era muito mais feio que os dois juntos". E desde pequenininho já assustava os outros: "Se uma cobra bancasse a boba e o mordesse, ela entrava imediatamente em convulsão e morria". Shrek sai em andanças pelo mundo e um dia tem a sorte de encontrar sua cara-metade. Foi amor à primeira vista: "Tu já sabes que te amo", ele diz, "e sabes até por quê: é que não há neste mundo Princesa mais feia que vosmecê!". Totalmente apaixonado, "sapecou uma mordida no nariz dela. Ela tascou-lhe um beliscão na orelha. E os dois se engalfinharam num abraço de quebrar ossos". Não tinham dúvida de que haviam nascido um para o outro. E assim termina o livro, presenteando os pequenos leitores com um indiscutível final feliz.

O sucesso da animação “Shrek” alçou a DreamWorks ao topo em Hollywood, isso no campo da animação, no qual despontou como verdadeiro rival para a Walt Disney Pictures. Mas, não esqueça que a DreamWorks SKG já havia conquistado seu espaço na indústria quando obteve excelente resultados em suas produções no final da década de 1990 com “Beleza Americana” (American Beauty – 1999), “Gladiador” (Gladiator – 2000) e “Uma Mente Brilhante” (A Beautiful Mind – 2001), todos vencedores do Oscar, inclusive de melhor filme. Ou seja, ninguém duvidava da capacidade e do potencial do estúdio, a surpresa veio ao superar a Disney. Na cerimônia do Oscar no ano de 2002, “Shrek” venceu “Monstros S.A.” e ganhou o Oscar de Melhor Longa de Animação (o primeiro Oscar da história a ser entregue nesta categoria); e também foi indicado a Melhor Roteiro Adaptado. Tendo custado 60 milhões à "DreamWorks", rendeu quase meio bilhão de dólares (US$ 480 milhões) nas bilheterias. Logicamente, com tanto sucesso uma franquia se seguiu e vários spin-offs, tanto na televisão quanto no cinema, sendo que o principal deles é “O Gato de Botas” (Puss in Boots), e os personagens estamparam todos os tipos de produtos possíveis e imagináveis.

"Shrek" é muito mais que um conto de fadas as avessas. Ao colocar de pernas para o ar a rotina dos desenhos animados tradicionais, o longa conseguiu trazer a renovação mais do que necessária, do anseio dos espectadores fãs de animações nos quatro cantos do planeta. Ao quebrar os padrões estabelecidos trouxe um revigorante sopro de criatividade. "Shrek" inverteu sem cerimonias a lógica de qualquer desenho animado produzido anteriormente ao eleger como heróis o ogro e seu amigo o burro falante. Transforma a princesa doce, frágil e amigável de outros tempos numa mulher moderna, atuante, boa de briga e chegada numa confusão, sem perder a beleza. Faz com que o vilão malvado seja baixinho, franzino e cabeçudo. E o pior de tudo, envolve o herói na trama não em função de causas nobres como salvar o reino, derrotar cavaleiros inimigos ou salvar a indefesa princesa, Shrek entra na trama para livrar as terras onde vive da invasão de outros personagens das histórias para crianças (como os citados Branca de Neve, Três Porquinhos, Lobo Mau e outros famosos). 
Não bastasse o êxito enquanto diversão animada, o longa ainda trás em sua "moral" uma lição que nos ensina a abrirmos nossos olhos para as diferenças entre as pessoas e o respeito que devemos ter pelos outros, algo fundamental numa sociedade discriminatória como a nossa. "SHREK" nos faz refletir que a vida não é um mar de rosas como nos é passado em outras produções e que, muitas vezes teremos que arregaçar as mangas e trabalhar muito pesado para que possamos obter aquilo que desejamos. 


CURIOSIDADES:

  • O personagem Shrek foi criado pelo escritor William Steig em 1990, sendo que apenas 5 anos depois a DreamWorks SKG e a Pacific Data Images já haviam começado a trabalhar na sua adaptação para os cinemas.
  • O ator Chris Farley foi originalmente o escolhido para dar voz ao personagem Shrek. Farley chegou inclusive a gravar alguns diálogos para o personagem mas, com sua morte, terminou sendo substituído por Mike Myers nesta função. 
  • Após Mike Myers completar sua função em Shrek, ele decidiu que seria melhor se tivesse dado ao personagem um sotaque escocês. Após ouvir uma fita demo com a nova voz, a DreamWorks decidiu por regravar as falas do personagem principal com este novo sotaque, gastando para isso mais US$ 4 milhões.
  • Inicialmente a dublagem brasileira seria feita por Mauro Ramos. Ele já havia gravado toda a dublagem para o filme quando, devido a uma ação de marketing, a UIP decidiu substituí-lo por Bussunda, integrante do grupo humorístico Casseta & Planeta.
  • O personagem Shrek tem 2,13 metros de altura.
  • Shrek foi o 1º filme de animação desde O Mundo Selvagem, de 1974, a concorrer à Palma de Ouro no Festival de Cannes.
  • Prêmios:
    • OSCAR (2002) - Melhor Filme de Animação
    • BAFTA (2002) - Melhor Roteiro Adaptado
  • "A música “Bem vindo a Duloc” (“Welcome to Duloc”, no original em inglês), cantada por bonecos de madeira na entrada do povoado de Duloc, é uma paródia da canção “It’s a Small World”, tema de uma atração de mesmo nome dos parques da Disney.
  • A música “I’m a Believer”, de Neil Diamond e que na trilha sonora do filme é interpretada pelo Smash Mouth, foi escolhida especificamente por conta do verso “I thought love was only true in fairy tales” (“Eu pensava que o amor fosse verdadeiro apenas nos contos de fada”).
  • "Shrek tem sua própria estrela na Calçada da Fama de Hollywood.
  • Os atores que dublam os personagens do filme nunca se encontraram durante a produção, uma vez que as falas foram gravadas separadamente.
  • Em 1991, quando uma primeira produção para o filme foi pensada, Steven Spielberg, um dos fundadores da DreamWorks, estava cotado para tocar o projeto. A animação seria desenhada à mão (2D) e os dubladores principais seriam Bill Murray, para Shrek, e Steve Martin, para o Burro.
  • Há quem diga que a inspiração para o vilão da história, Lord Farquaad, foi Michael Eisner, CEO da Disney à época.
  • Por suas características físicas e biográficas, o lutador Maurice Tillet é apontado como o grande inspirador de Shrek.
  • Em Dezembro de 2008, estreou na Broadway um espetáculo musical baseado no livro original e no filme Shrek.
  • Ao todo existem 23 personagens de contos de fadas ou mitos que aparecem na saga de Shrek. O Gato de Botas, os Três Porquinhos, o Lobo Mal, o Homem-biscoito, o Pinóquio, os Três Ratinhos Cegos, a Cinderela, a Branca de Neve, a Bela Adormecida, a Rapunzel, a Chapeuzinho Vermelho, o Príncipe Encantado, o Capitão Gancho, o Cavaleiro Sem Cabeça, o Rumplestiltskin, o Ciclope, as Irmãs Feias e a Rainha Má. Fora os personagens que aparecem e não são especificados.


BÔNUS: Clique AQUI e baixe o Pack Completo de animações do SHREK:

  • 2001 Shrek .mkv
  • 2003 O Fantasma de Lord Farquaad.mkv
  • 2004 Shrek 2.mkv
  • 2007 Shrek Especial de Natal.mkv
  • 2007 Shrek Terceiro.mkv
  • 2010 O Natal Shrektacular do Burro.mkv
  • 2010 O Susto de Shrek.mp4
  • 2010 Shrek para Sempre.mkv
  • 2013 Shrek the Musical (legendado).mp4
Gostou da postagem?
Então junte-se a nós! Curta nosso blog e nosso grupo no Facebook. 

Junte-se a família "Memória Magazine", inteiramente dedicada a relembrar coisas boas e curiosas do passado. Ajudando alguns a reviverem boas lembranças e outros a conhecer a origem do que se vê hoje nos quadrinhos, nas animações e nos filmes...


Nenhum comentário

Imagens de tema por graphixel. Tecnologia do Blogger.