Falando em Série | QUINTA DIMENSÃO (The Outer Limits) - 1963

"Não há nada de errado com seu equipamento. Não tente acessar outro blog. Estamos no controle'.
"Não há nada de errado com seu aparelho de televisão. Não tente ajustar a imagem. Estamos no controle da transmissão. Se quisermos torná-lo mais alto, vamos abrir o volume. Se quisermos torná-lo mais suave, vamos ajustá-lo a um sussurro. Vamos controlar a horizontal. Vamos controlar a vertical. Podemos rolar a imagem, torná-lo vibrar. Nós podemos mudar o foco para um desfoque suave ou apontá-lo para uma clareza cristalina. Durante a hora seguinte, sente-se calmamente e vamos controlar tudo o que você vê e ouve. Repetimos: não há nada de errado com seu aparelho de televisão. Você está prestes a participar de uma grande aventura. Você está prestes a experimentar o temor e o mistério que se estende desde a mente interior para - The Outer Limits". 

Não, você não esta "Além da Imaginação", você esta em outro show. Você esta na "Quinta Dimensão"...
 
É isto mesmo, muitos confundem as duas séries, porém elas não tem nenhuma ligação. A não ser claro trazerem histórias fantásticas e é justamente ai que as duas se diferenciam. Enquanto "Além da Imaginação", trazia o fantástico, o bizarro e o sobrenatural, "Quinta Dimensão" dava maior enfase à ficção cientifica...


O nome real da série era "The Outer Limits" (Os Limites Externos), mas no Brasil foi batizada de "Quinta Dimensão". Neste caso devo admitir que ficou muito melhor e me lembro que era exibida na quinta-feira, e naturalmente, eu não podia assistir por causa do horário (sim, houve uma época em que os filhos tinham hora para dormir...).

Como no caso de "Além da Imaginação", os episódios de "Quinta Dimensão" eram auto-conclusivos, ou seja, eram únicos, sem ligação com episódios anteriores ou posteriores. Reza a lenda que os roteiros se baseavam em relatos sobrenaturais relatados por algum meio de comunicação...


A serie original teve 49 episódios, divididos em duas temporadas. Diferente das séries atuais que tem 22 episódios por temporada, a primeira temporada de "Quinta Dimensão" teve 32!! Sua exibição original durou de 1963 à 1965.



Em 1995, foi lançada uma segunda versão da série que durou até 2002!! Foram 154 episódios , divididos em 07 temporadas!!


Esta segunda versão não é igual a original. Desta vez alguns episódios eram interligados e no final das temporadas todos os episódios eram entrelaçados por um 'clip-show'...Outra diferença, era que agora a série continha mais violência e sexo, incluindo cenas de nudez feminina esporádicas...(novos tempos)


Os roteiros eram de escritores diversos entre eles Richard Matherson (Eu sou a lenda; O incrível homem  que encolheu) e Stephen King (O Iluminado; Christine; IT, a coisa)...

Nas duas versões tivemos um desfile de atores que se tornaram famosos como por exemplo William Shatner. Leonard Nimoy e outros....



Cada episódio começava com uma narração feita pela "Voz de Controle" e dizia mais ou menos assim:

“Não há nada de errado com seu televisor. Não tente ajustar a imagem. Nós estamos controlando esta transmissão. Se nós desejarmos deixar o volume mais alto, nós exporemos o volume. Se nós desejarmos deixar mais branda, nós afinaremos isto a um sussurro. Nós controlaremos o horizontal. Nós controlaremos o vertical. Nós podemos mexer a imagem, fazendo-o tremular. Nós podemos mudar o foco para escurecer ou deixar com uma claridade cristalina. Durante a próxima hora, acomode-se tranquilamente que nós controlaremos tudo aquilo que você ouve ou vê. Nós repetimos, não há nada de errado com o seu televisor. Você está a ponto de participar de uma grande aventura. Você está a ponto de experimentar o temor e mistério para as quais a sua mente alcançará...A Quinta Dimensão...”.


Ao final do episódio a 'voz de controle' retornava e dizia:

"Vamos agora retornar o controle de seu aparelho de televisão para você. Até a próxima semana, neste mesmo horário, quando a voz de controle irá levá-lo para - A Quinta Dimensão"




Conseguimos para que vocês possam baixar, apenas a série original de 1963 e legendada. Até o momento só achamos assim, porém é uma grande oportunidade de se obter este material. Não sabemos até quando estará disponível. Assim....






Caso deseje ter acesso a episódios completos, clique AQUI e fale conosco. 



Espero que tenhamos conseguido, ainda que de forma modesta, trazer a memória dos mais antigos um pouco da emoção dos velhos tempos e aos mais novos uma boa amostra do que tínhamos no passado.

Gostou de nossa postagem? 

Então junte-se a nós! Siga o nosso blog e junte-se a nós em nosso grupo no Facebook. 
Faça parte da família "Memória Magazine", inteiramente dedicada a relembrar coisas boas e curiosas do passado. Ajudando alguns a reviverem boas lembranças e outros a conhecer a origem do que se vê hoje nos quadrinhos, nas animações e nos filmes...

TALVEZ SE INTERESSE EM LER TAMBÉM: 

Não deixe de comentar, dar sua opinião e de nos seguir para não perder o que vem  por aí! Seu comentário é muito importante pra nós.






 

Nenhum comentário

Imagens de tema por graphixel. Tecnologia do Blogger.