Falando em Série | CAPITÃO MARVEL (Shazam!) - 1974
SINOPSE: Billy Batson, interpretado por Michael Gray , é um jovem escolhido pelos Anciãos para lutar contra o mal e defender a justiça. Quando pronuncia a palavra mágica "SHAZAM!", ele se transforma no poderoso Capitão Marvel, interpretado por Jackson Bostwick (na primeira e segunda temporada) e John Davey (na terceira temporada). O acrônimo "SHAZAM" representa as qualidades dos heróis da antiguidade: a sabedoria de Salomão, a força de Hércules, a resistência de Atlas, o poder de Zeus, a coragem de Aquiles e a velocidade de Mercúrio.
- O 'Capitão Marvel', agora conhecido como SHAZAM, foi criado por C.C. Beck e por Bill Parker, em 1939 para a Fawcett Comics (hoje incorporada a DC Comics) e sua primeira aparição foi em fevereiro de 1940, na revista "Whiz Comics #02".
- A aparência original do personagem foi baseada no ator Fred MacMurray que era muito popular na época.
- Em 1941, o personagem teve muito sucesso na Fawcett Comics, mas a DC Comics entrou com uma ação judicial alegando que o personagem era uma cópia do Superman. Após muitos anos com esse processo, a Fawcett Comics acabou entrando em falência. Entre os anos 50 até os anos 70, a DC Comics conseguiu comprar os direitos do personagem e de todos relacionados a ele. O acordo foi oficializado em 1972. Assim, o herói ressurgiu nos quadrinhos em Shazam! #1.
- O Capitão Marvel foi o primeiro super herói em live-action adaptado para as telas de cinema pela 'Republic Pictures', “The Adventures of Capitain Marvel”, com 12 episódios e trazia Tom Tyler no papel do herói; e Frank Coghlan Jr, como Billy Batson, isso em 1941.
- A série foi produzida pela Filmation, sendo este o primeiro programa com atores do estúdio de animação.
- A série em “live-action”, tinha os orçamentos de produção baixíssimos, reduzindo ao máximo as cenas de ação. Quando não voava num efeito de cromakey muito mal feito, o Capitão Marvel aparecia apenas da cintura para cima, balançando os braços contra um fundo azul, cena gravada com o ator em cima de um caminhão de braços abertos.
- A substituição do ator Jackson Bostwick (Capitão Marvel) aconteceu quando este não apareceu para algumas gravações e os produtores acreditaram que ele estava fazendo pressão para aumentarem seu salário. O ator foi demitido e John Davey assumiu o manto do personagem. Contudo, Bostwick entrou na justiça e venceu. Na verdade, ele não compareceu as gravações porque estava sob cuidados médicos por ter se machucado durante as filmagens. A justiça lhe fi favorável e ele conseguiu receber todo o valor da segunda temporada embora não tenha atuado. Em uma entrevista, Bostwick culpa a troca de produtores entre as temporadas pela confusão.
- A versão de televisão de Shazam! é notavelmente diferente do material original dos quadrinhos. O mago Shazam não aparece na série; O adolescente Billy Batson fala diretamente aos imortais que lhe deram os poderes (todos os quais são personagens animados e não atores): Salomão, (sabedoria); Hércules, (força); Atlas, (vigor); Zeus, (poder); Aquiles, (coragem); e Mercúrio, (velocidade). Em vez de permanecer na sua cidade natal (Fawcwt City), Billy e o seu guardião "Mentor" eram nômades, viajando em todo o país em um motorhome. (Na época a mídia explicou que Batson tinha tomado uma licença do seu emprego de repórter de rádio, uma circunstância que também chegou a ser referida em diálogos da série).
- O seriado teve ao todo três temporadas, sendo que durante as duas últimas, o seriado foi apresentado dentro do programa The Shazam!/Isis Hour, compartilhando o espaço com outra série chamada Poderosa Ísis, também produzida pela Filmation. A heroína também participou da série Shazam! em três (3) episódios. De igual modo, o Capitão Marvel (interpretado por John Davey) também fez três (3) aparições crossover na série da Poderosa Isis.
- Em nenhum dos 28 episódios houve a aparição de algum supervilão, assim como nunca ocorreu nenhuma violência.
- O programa inicialmente ia ao ar na rede americana CBS nas manhãs de sábado, às 10h30.
- O ator Michael Gray, antes de interpretar Billy Batson, apenas havia feito algumas pequenas participações em seriados como A Família Sol-Lá-Si-Dó, The Brian Keith Show e A Noviça Voadora.
- Infelizmente, o ator Michael Gray (Billy Batson) apesar de ter feito sucesso na série, acabou estigmatizado pelo personagem e depois que a série terminou, teve problemas em encontrar trabalho como ator, deixando a profissão até o fim dos anos 90.
- série foi exibida pela primeira vez no Brasil na Rede Globo em 1975 sendo apresentada diariamente às 17h45 num horário chamado Hanna-Barbera 75. Em 1980, ainda na Rede Globo, ocupava o horário das 12h30 onde ficou até o ano seguinte. Depois de um longo período fora da nossa programação a série só retornou à televisão brasileira pelo SBT no início dos anos 80 pelo programa Bozo. Já em 1987, era apresentada junto com a série Ark II às 20h30 nas quartas-feiras, e aos domingos, dentro do programa Silvio Santos. No horário nobre do meio de semana permaneceu até 1988.
TALVEZ SE INTERESSE EM LER TAMBÉM:
- Falando em Série: MANNIX (1967)
- Falando em Série | OS DEFENSORES (The Defenders) 1961
- Falando em Série: CHUMBO GROSSO (Hill Street Blues) -1981
- Falando em Série: McCloud – O Homem da Lei (McCloud) – 1970
- Falando em Série: MANIMAL (1983)
- Falando em Série: FREAKYLINKS (2000)
- Falando em Série | NOVA YORK CONTRA O CRIME (NYPD Blue) - 1993